4 dicas sobre uso de inteligência artificial no seu negócio

17/04/2018 | Inovação e Tecnologia

O uso de Inteligência Artificial já é realidade no Brasil. Ela já pode ser vista em grandes empresas como Bradesco e Fleury e também na indústria. E como os micro e pequenos empresários podem usar esse recurso tecnológico para se destacar no mercado? Isso é o que apresento a vocês, neste artigo. Confira as dicas para realizar mudanças relacionadas às transformações digitais.

Para entender o uso da Inteligência Artificial nos negócios é preciso, antes, entender o que ela é. No contexto científico, ela é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem as capacidades humanas. Entre elas estão a habilidade de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. Ou seja, a capacidade de ser inteligente. O ponto crucial da inteligência artificial é desenvolver máquinas capazes de guardar, cruzar e analisar em tempo recorde, uma quantidade de informações, infinitamente maior do que nós humanos.

1.      Invista em seu banco de dados

A inteligência de seu negócio, está na interação com seus clientes. E para tomar decisões efetivas quanto ao aproveitamento da inteligência artificiar na sua empresa, é preciso ter informações. Independentemente do produto ou serviço que você oferece ao mercado, é preciso captar informações de seus clientes. A base da inteligência artificial são os dados. Com eles é possível gerar inteligência para seu negócio. Como fazer isso? Tenha um CRM. Ele é o coração das estratégias de marketing, vendas e relacionamento com uma empresa.

Com um sistema desses, é possível identificar tendências de comportamento de clientes, produtos e serviços mais demandados etc. Paralelamente, à estratégia da implantação do sistema de CRM, sua empresa poderá integrá-la com várias plataformas de tecnologia e de inteligência artificial para agregar valor ao processo decisório de seu negócio bem como para inovar em seus produtos e serviços, a partir das análises preditivas.

2. Invista em canais de contato.

Quanto mais canais de contato a sua empresa tiver, mais poderá interagir e captar informações de interação de seus clientes com a sua marca. Isso viabiliza o uso do Big Data para mapear e compreender plenamente seus consumidores. E também otimiza seus processos de negócios. Alguns canais de contato já são velhos conhecidos dos empresários: site, redes sociais, blog, whatsapp.

3. Invista em comunicação e experiência

Por trás de cada dispositivo de comunicação e interação, certamente há um cliente real, com sentimentos e percepções. E eles esperam, muito mais que um produto e serviço das marcas. Eles desejam experiências coerentes e inteligentes, em cada ponto de contato com as marcas.

Você ainda tem dúvidas disso? Então reflita comigo. O que os clientes esperam quando uma entrega sofre atraso, por exemplo? Eles esperam receber uma nova estimativa de entrega. E também alguma compensação pelo atraso, por exemplo um crédito ou remessa gratuita no próximo pedido. Tudo isso, sem ter de conversar com um agente de atendimento pelo telefone. É claro.

A inteligência artificial permite criar um universo completo de aplicativos de negócios. E com eles é possível fornecer experiências ao cliente, de forma mais inteligente. Seja  nas interações de vendas, no atendimento e ou no marketing. Um dos exemplos de experiência via inteligência artificial é o chat bot do Facebook. É possível programar a ferramenta para oferecer uma boa experiência de diálogo com a marca. E qual o custo disso? Nada. Várias empresas já utilizam essa facilidade para ganhar escala no atendimento. É o caso do Banco Original, que é totalmente digital e tem atendimento exclusivo pela internet.

Um ChatBot, ou robô de conversação, é uma tecnologia capaz de simular diálogos com seres humanos por meio de uma série de comando pré-definidos. A ferramenta oferece uma diversidade de vantagens, tais como:

  • Atendimento ágil.
  • Interface de familiaridade dos usuários de redes sociais.
  • Acelera a compra de produtos.
  • Excluir a necessidade da intervenção humana.
  • Ganha-se tempo e escala no atendimento.

4 – Utilize plataformas digitais

As plataformas digitais podem ser utilizadas para uma série de atividades diferentes. Por exemplo, par:

  • realizar gestão,
  • gerar receitas,
  • reduzir custos,
  • promover a inovação e colaboração.

Além disso, as plataformas digitais são um meio de ganhar velocidade para colocar seus produtos e serviços no mercado.

Hoje em dia há muitas soluções prontas com custos muito acessíveis. Existem plataformas até gratuitas para você agregar valor ao seu negócio. Existem várias deles que podem agregar valor e gerar mais inteligência para o seu negócio. Alguns exemplos são as plataformas educacionais, as de geração de conteúdo, o próprio CRM e as plataformas de e-commerce.

Digamos que a sua empresa, seja do segmento educacional. E você já chegou a um patamar em que deseja explorar um novo modelo de ensino. Se decidir começar este projeto do zero, talvez você tenha que investir muitos dígitos. O que pode colocar o projeto em risco e até inviabilizá-lo. Mas se você identificar alguma empresa de tecnologia, que já oferece toda infraestrutura pronta para você. Isso não facilita a busca pela inovação e inteligência que você almeja para sua empresa?

Inteligência artificial e futuro

Estas dicas sobre como aproveitar a Inteligência Artificial são apenas uma introdução ao que é possível. Há muito o que aproveitar da IA que pode beneficiar os negócios e a gestão deles. Isto tem foco em especial quanto à melhoria nos produtos e serviços.

Muita coisa tem acontecido no desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas inteligentes que veem contribuir com a inclusão da Inteligência Artificial no dia a dia das pessoas.

Pode parecer ficção científica, mas trata-se de soluções inovadoras para facilitar a vida de todos. Olhe ao redor e avalie o quanto de Inteligência Artificial você consegue perceber ao seu redor. Tenho certeza que você ficará surpreso com o que vai encontrar. E também com as percepções que terá das possibilidades que a Inteligência Artificiar cria para termos serviços e produtos mais inteligentes no mercado, transformando por completo a forma com que vivemos.

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