Como se tornar um franqueador

24/09/2019 | Franquias

Chegou a hora de expandir o seu negócio? Ser um franqueador é uma das alternativas mais promissoras. Tornar-se o proprietário de uma rede de empresas pelo país é uma das maiores gratificações que um empreendedor pode ter.

O modelo de franquias permite que a sua marca alcance praças que provavelmente não conseguiria sem uma rede. Mas será que toda empresa é franqueável?

Neste artigo, daremos uma série de dicas práticas para quem deseja se tornar um franqueador ainda este ano. Vamos lá!

https://youtu.be/6FB1JtCJ9xY

Afinal, como ser um franqueador?

Certamente, virar um franqueador envolve etapas que não podem ser desconsideradas. Veremos cada uma delas a seguir.

Formate a franquia

Para ser um franqueador, você precisa submeter a sua empresa a uma formatação prévia. Por isso, é necessário identificar as operações-chave, como controle do estoque e cadeias de fornecimento, além de alinhar os demais métodos de produção.

A estrutura da franquia será replicada pelos franqueados. Portanto, essa etapa deve ser bem detalhada, abrangendo:

  • fazer um planejamento estratégico de, pelo menos, cinco anos;
  • registrar a marca da empresa nos órgãos competentes, como o INPI;
  • mapear processos e padronizá-los;
  • estruturar treinamentos para novos franqueados;
  • montar uma estrutura de acompanhamento ao franqueado;
  • produzir contratos e outros instrumentos condizentes com a relação jurídica, dando mais segurança a franqueador e franqueado.

Esse processo de “formatação” também consiste em um investimento com retorno de médio a longo prazo.

É de suma importância que o franqueador documente tudo que for importante. Você precisa estar disposto a transferir o conhecimento para os franqueados, de forma a garantir que eles repliquem a sua trajetória de sucesso e, assim, consigam ter lucros.

Conheça a Lei do Franchising

Estudar a Lei do Franchising é obrigatório para qualquer empresário que deseja se tornar um franqueador. No Brasil, o instrumento que rege as relações de franquias é o 8.955/94.

Assim, você passará a conhecer os seus direitos e as suas obrigações, podendo agir para evitar problemas.

Planeje o processo de transição

O franqueador precisa elaborar um projeto de negócios, com o objetivo de definir o que deve constar no novo empreendimento, mesmo que a empresa já exista. Dessa forma, é necessário planejar e organizar toda a nova estrutura que comporá o negócio.

Estabeleça processos e níveis de excelência

Os processos devem ser padronizados e organizados de forma que o know-how seja transferido sem falhas.

Para facilitar o aprendizado, o franqueador pode elaborar manuais que contemplem todas as fases do processo, mesmo as rotinas básicas.

Faça contratos

Os contratos de franquia são essenciais para garantir a segurança jurídica do negócio.

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é o documento principal que registra informações importantes sobre a empresa e os processos.

Ela deve sempre vir acompanhada do contrato de franquia. Falaremos mais sobre ambas adiante.

Desenvolva os processos de formação e suporte

Mantenha a sua rede preparada. Para isso, frequente eventos e busque desenvolvimento. Só assim você terá bagagem e conhecimento suficientes para investir no seu negócio com mais sabedoria.

São esses elementos que o seu franqueado precisará no futuro e, provavelmente, você não teve quando abriu a sua empresa.

Você também pode criar canais de suporte para o franqueado, com o objetivo de facilitar e tirar dúvidas, por exemplo.

Crie uma unidade modelo

A unidade modelo ou piloto é uma extensão da franqueadora. Ela serve como facilitadora de processos operacionais, testes e ajustes que serão necessários até chegar ao sucesso.

Uma de suas vantagens é medir na prática o desempenho da unidade e, assim, saber quais são os custos e investimentos necessários para a sua manutenção.

Elabore o plano de marketing da franquia

Assim que todas as etapas estiverem cumpridas e o modelo de negócios estiver pronto — ou quase — para funcionar, é hora de pensar nas vendas. Por isso, você precisa definir quais estratégias de marketing serão adotadas, de forma a conduzir os clientes a consumirem os seus produtos e serviços.

Além disso, não se esqueça que agora você contará com a verba de propaganda da franquia, que será distribuída entre todos os franqueados e aumentará o poder de alcance de suas estratégias. Portanto, use-a com sabedoria.

Documentos de uma franquia

Como vimos, os documentos essenciais de uma franquia são:

  • a Circundar de Oferta de Franquia (COF);
  • o Contrato de franquia (CF).

Saiba mais sobre eles.

Circular de Oferta de Franquia (COF)

A COF é o documento que apresenta todas as informações sobre a rede. Por isso, nela consta tanto a parte conceitual do negócio quanto a parte financeira. É entregue em uma fase mais adiantada das negociações, pois ela descreve o seu negócio em detalhes. Dessa maneira, o franqueador entrega ao franqueado a documentação com, pelo menos, 10 dias de antecedência à assinatura do contrato de franquia, para que ele tenha tempo para leitura criteriosa e tomada de decisão.

Isso é importante para que ele analise cada pormenor com calma e tenha tempo suficiente para se resolver.

Assim também, após a leitura da COF, o empresário já está capacitado para resolver se quer ser mesmo um franqueado da rede. Assim sendo, com essa decisão tomada, chega a hora da assinatura do contrato de franquia.

A Lei 8.955/94 apresenta a lista de informações que precisam constar do documento. Aliás, podem ser incluídos outros dados, caso necessário. Portanto, o importante é que tudo esteja descrito detalhadamente.

Contrato de franquia

O contrato de franquia é um documento empresarial de adesão. Por isso, ele representa a relação jurídica na qual o franqueador (pessoa que tem a titularidade, tecnologia e o know-how do negócio) cede ao franqueado (pessoa que paga os devidos royalties) o direito de explorar a marca.

Assim sendo, em vez de inaugurar filiais, ele simplesmente permite que outras pessoas utilizem a sua marca, seguindo padrões e processos já estabelecidos.

Por isso, esse documento é muito importante e deve ser bem elaborado, de preferência por um consultor especialista em franchising. Geralmente, ele tem a validade de 60 meses, mas pode ser renovado.

Além disso, após a documentação elaborada, sugerimos a sua filiação a Associação Brasileira de Franchising, que é a entidade que representa o segmento de franquias e oferece uma séria de atividades e pesquisas para seus associados.

Eventualmente, você precisa ter em mente que transformar uma empresa em franquia exige atenção e cuidado. Por isso, averiguar o cenário econômico e a situação da empresa são pontos fundamentais para não ter complicações no caminho.

Por isso, ter clareza do processo ajuda a acabar com dúvidas e tomar a melhor decisão para a sua empresa.

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