Vendas online:
como vender pela Internet

Empresas de todos os segmentos do mercado procuram uma forma de ter sucesso nas vendas on-line. Não é para menos. Vender mais é um desafio de toda empresa, especialmente no ambiente virtual, onde a concorrência é cada vez maior.

Estamos imersos na era digital, onde passamos a maior parte do tempo conectados. É na Internet que pesquisamos e buscamos informações sobre tudo o que precisamos antes de efetuar uma compra. Temos inúmeros canais de conexão com as marcas – sites, redes sociais, e-commerces, marketplaces – e diversas opções de produtos e serviços a nosso alcance. Portanto, as empresas que não estão on-line, já estão perdendo para a concorrência.

Somado a isso, a pandemia do novo coronavírus mudou radicalmente nossa rotina e criou novos hábitos de consumo. Quem ainda não tinha feito uma compra on-line, certamente precisou fazer. E quem já tinha esse hábito, passou a comprar ainda mais. Segundo o relatório Setores do E-commerce no Brasil, 86% dos brasileiros com Internet compraram on-line durante a pandemia.

O e-commerce no Brasil cresceu como nunca, chegando a alcançar o melhor desempenho desde 2007. Conforme a Ebit I Nielsen, as vendas no e-commerce cresceram 41% em 2020, sendo os sites de buscas e redes sociais o principal caminho para se iniciar as compras de produtos. Para 2021, a expectativa é de manter o ritmo de expansão, com crescimento de 26%.

E não para por aí. Uma análise feita por mais de 50 especialistas publicada no “The Economist”, com as 20 tendências de comportamento para um mundo pós-pandemia, apontou que o e-commerce continuará crescendo e fechará 50% das lojas físicas. As que sobreviverem, terão que redesenhar sua experiência de compra.

Os motivos são mais que suficientes para entender que as vendas on-line são um caminho sem volta. Mas, assim como no ambiente físico, vender pela Internet requer planejamento, estratégia e estudo de mercado. Você está preparado para as vendas on-line? Não? Então, vamos lá!

As vantagens de vender pela internet

Vendas online é o processo comercial que usa a Internet para atrair, informar, oferecer e principalmente trocar produtos e serviços por dinheiro e sem contato físico entre comprador e vendedor.

Vender no ambiente digital tem inúmeras vantagens e benefícios. O primeiro deles é o fato de ser acessível a todo tipo de negócio, seja micro, pequena ou grande empresa. O ambiente digital oferece diversas possibilidades para abrir um negócio on-line sem que para isso demande enormes investimentos, como muitas vezes seria necessário para manter uma loja física.

Se você não tiver condição de investir inicialmente em um e-commerce próprio ou num site mais estruturado, você pode optar por vender pelas redes sociais ou em plataformas de marketplace onde os custos são menores.

Outra grande vantagem é o maior alcance de clientes. Na Internet é possível atingir um número muito maior de pessoas do que em uma loja física. Você pode vender para pessoas de outras cidades, estados e até países.

De toda forma, o ideal é que você defina o seu nicho de atuação, segmentando o seu público e direcionando as suas estratégias e campanhas de acordo com os interesses e necessidades dele. Dessa forma, você não desperdiça seus esforços de marketing e aumenta as chances de sucesso nas vendas.

Outro benefício de vender on-line é a facilidade de mensurar dados.  Na Internet, você consegue obter dados sobre comportamento do usuário, histórico de compras e várias outras informações importantes. Com isso, você pode criar ações de marketing e campanhas cada vez mais eficazes, gerando ofertas mais atrativas aos clientes.

Por fim, vale lembrar que na Internet o seu negócio funciona 24 horas por dia, aos finais de semana e feriados. Além disso, os clientes podem comprar sem precisar sair de casa, apenas com um clique no computador ou celular, o que gera muito mais comodidade.

Estratégias de vendas

Faça um Plano de Negócios

Muitas pessoas têm ideias brilhantes de negócios ou já possuem um negócio físico e, quando decidem expandir para o ambiente virtual, pensam que basta criar perfis nas redes sociais ou abrir uma loja online que vai “chover” pedidos.

Mas não é tão simples assim. O primeiro passo para abrir o seu próprio negócio on-line é, sem dúvida, planejá-lo muito bem e, para isso, é fundamental criar um Plano de Negócios. Mas por que esse documento é importante?

A partir dele que você irá conseguir fazer uma análise detalhada do mercado e entender quem é o seu público-alvo, quais os seus concorrentes, quais os investimentos necessários, quais serão os parceiros e fornecedores, como será a sua estratégia de marketing, a operação de logística e assim por diante. Além disso, você irá traçar seus objetivos a curto, médio e longo prazo e a partir deles, monitorar os resultados.

É importante ter em mente que para criar um negócio digital, como qualquer outro negócio, é preciso se preparar, criar bases sólidas antes de lançar o empreendimento. Além disso, definir metas e objetivos é essencial, já que, quem não sabe aonde quer chegar, não chega a lugar nenhum.

É recomendável que o plano seja revisto periodicamente, pois os ciclo de vendas on-line são muito dinâmicos e, no início, muito instáveis também. O Plano de Negócios não é um documento imutável, por isso é necessário reavaliar com frequência o que foi alcançado com relação aos objetivos propostos e às ações planejadas.

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Defina a sua persona

Se você vai vender on-line, é fundamental saber para quem. E, mais do que entender quem é o seu público-alvo, é preciso definir quem é a sua persona.

De forma simples, o público-alvo se refere a uma parcela maior e mais abrangente de pessoas; já a persona diz respeito a um personagem fictício que reproduz o perfil do cliente ideal do seu negócio. As personas trazem dados como gênero, idade, classe social, estilo de vida, hábitos e cultura, comportamentos, dores e necessidades.

Vamos dar um exemplo. Imagine uma loja de artigos esportivos.

Público-alvo: Homens e mulheres, de 25 a 50 anos, 2º grau completo, com renda familiar mensal média de R$5 mil.

Persona: Fernanda tem 35 anos, é casada, mãe de dois filhos, mora em Belo Horizonte e tem renda mensal de R$5 mil. É advogada, trabalha em um escritório e tem uma rotina muito puxada, por isso, não sobra muito tempo durante a semana. Aos finais de semana, gosta de praticar atividades físicas ao ar livre. É usuária assídua das redes sociais e gosta de ler notícias em blogs e assistir vídeos no Youtube para se manter atualizada. Prefere comprar pela Internet, do que ter que sair de casa para ir até uma loja física.

Perceba que o nível de detalhamento de informações sobre a persona é muito maior do que do público-alvo. Quando falamos do ambiente digital, quanto maior o número de informações, mais subsídios você terá para criar campanhas de marketing eficientes, traçar ações de comunicação focadas e conquistar clientes que tenham mais afinidade com os seus produtos.

Lembre-se que um negócio pode ter mais de uma persona. Você pode descobrir quem é a sua persona conversando informalmente com os seus clientes, fazendo pesquisas de mercado, entrevistando pessoas ou grupos de pessoas por telefone, formulários on-line ou redes sociais.

Como vender online

Se você já traçou o seu Plano de Negócios e definiu a sua persona, é hora de escolher o melhor canal para as suas vendas pela Internet. Basicamente, você pode investir em um e-commerce ou loja virtual, ou começar a vender em marketplaces, ou mesmo pelas redes sociais.

Tanto e-commerces quanto marketplaces são ambientes virtuais de vendas de produtos. A principal diferença entre eles é que o e-commerce é uma loja virtual própria, onde você expõe e vende apenas os produtos da sua marca. Já os marketplaces são ambientes que reúnem diversas empresas ao mesmo tempo, como se fosse um shopping center virtual e, por esse motivo, atraem um número muito maior de visitantes e exigem um investimento muito mais baixo.

Mas, além dessas, existem outras diferenças que devem ser analisadas no momento de escolher qual modelo é mais vantajoso para a sua empresa. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

E-commerce ou Loja Virtual

Como já dito, e-commerces são lojas virtuais próprias onde você pode vender diretamente para os seus clientes, sem nenhum intermediário na transação. Ou seja, toda a negociação é feita entre o vendedor e o comprador, e você não precisa pagar comissões a terceiros, como acontece nos marketplaces.

Para implementar um e-commerce na sua empresa, é preciso entender que você ficará responsável por alguns pontos, como: escolha da plataforma, criação do design e da identidade visual do site, operação logística, relação com parceiros e fornecedores, estratégia de marketing para divulgação da loja, etc.

Além de todos esses processos de criação, montagem e operação, que são completamente diferentes de uma loja física, existem ainda legislações que precisam ser cumpridas e observadas para quem entra nesse mercado. As exigências são as mesmas para micro, pequenas e grandes empresas, por isso, fique atento aos seus direitos e deveres e evite dores de cabeça, como multas e apreensões de produtos.

  • Investimento: começar uma loja virtual demanda investimentos maiores. Você terá que comprar um domínio, pagar por uma loja virtual ou contratar um programador para desenvolver a sua loja.
  • Escolha da plataforma: existem hoje no mercado diversas empresas que oferecem plataformas com estruturas prontas que podem ser personalizadas, incluindo diferentes recursos, integrações e ferramentas. Você deve escolher aquela que melhor atende as suas necessidades, de acordo com os seus objetivos e o orçamento disponível. Normalmente, é cobrado um valor mensal pelo uso da plataforma. A escolha da plataforma ideal é fundamental para o sucesso do seu negócio on-line.
  • Marketing digital: não basta criar uma loja, é preciso fazer com que as pessoas cheguem até ela. Para isso, você precisará investir em anúncios, divulgação nas redes sociais, investir em SEO (search engine optimization) para melhorar o posicionamento nas buscas orgânicas do Google e outras ações de marketing digital. Especialmente se o seu negócio for pouco conhecido, você precisará traçar estratégias de marketing eficientes para gerar acessos a sua loja e atrair leads.
  • Logística: um dos fatores fundamentais para o sucesso do e-commerce é sem dúvida a logística. Para o consumidor, o prazo de entrega dos produtos e o valor do frete são fatores decisivos no momento de efetuar uma compra. Por isso, é essencial ter uma gestão de estoque eficiente, evitar atrasos nas entregas e buscar a melhor opção de transporte, seja via Correios ou transportadoras.

Algumas lojas virtuais já oferecem integrações com plataformas que reúnem diferentes opções de transportadoras, permitindo ao pequeno empresário ter acesso a condições mais competitivas e otimizar a gestão da sua logística.

 

  • Fornecedores: a escolha correta dos fornecedores é outro ponto decisivo para o bom funcionamento de um e-commerce. Um bom fornecedor é aquele que cumpre os prazos, entrega produtos de qualidade e com melhores custos. Ter um bom fornecedor é um dos pontos chave para o sucesso da sua operação. Por isso, faça uma pesquisa minuciosa, peça indicações e, na medida do possível, dê preferência a fornecedores locais, o que irá garantir menor tempo nas entregas.
  • Meios de pagamento: busque identificar quais as necessidades do seu cliente e as formas de pagamento que ele prefere. Débito, crédito, boleto bancário? Quais as operadoras de cartão de crédito você deve oferecer? Verifique se a plataforma de e-commerce possui um gateway de pagamento próprio ou se está integrada com o gateway que seja de sua preferência.

Pode parecer trabalhoso abrir uma loja virtual, mas ao mesmo tempo as vantagens são enormes. Ao optar por uma loja virtual própria, você consegue criar as estratégias de venda que preferir e não tem concorrência direta dentro do seu e-commerce, como acontece nos marketplaces.

Mas o principal benefício é, sem dúvida, a possibilidade de acompanhar as métricas. Diferentemente de uma loja física, em que você não consegue obter informações sobre os clientes que entram e saem da loja, no e-commerce você tem em suas mãos inúmeros dados que te permitem entender qual é o seu tipo de público, de que forma conheceram e encontraram a sua loja virtual, quais as suas preferências e necessidades, que tipo de produtos ou serviços procuram mais.

Com isso, você consegue traçar estratégias de marketing com campanhas muito mais precisas e que permitem potencializar as suas vendas. E lembre-se: e-commerces têm uma lógica de funcionamento completamente diferente de uma loja física. Se você já tem uma loja física, o ideal é ter uma equipe de vendas exclusiva para cuidar do seu e-commerce, para não comprometer o desempenho do seu negócio presencial.

Marketplaces

Uma opção mais econômica e acessível para quem deseja iniciar as vendas pela Internet são os marketplaces. Os marketplaces são plataformas que reúnem diversas lojas e atraem, consequentemente, um público muito maior. Para o consumidor, os marketplaces funcionam como um shopping center virtual, onde é possível encontrar uma infinidade de marcas e produtos, comparar preços e fornecedores.

Os maiores e mais conhecidos marketplaces do mercado são a Amazon, Americanas, Magalu, Mercado Livre, Submarino e a Hotmart (para produtos digitais). Mas nem sempre optar por um grande marketplace é a melhor opção para o seu negócio. Para os donos de micro e pequenas empresas, por exemplo, muitas vezes pode ser mais vantajoso investir em um marketplace de nicho, que atrai consumidores mais segmentados e com interesses mais específicos.

Existem marketplaces de nicho de diversos segmentos como moda, calçados, artigos esportivos, produtos artesanais, livros, casa e decoração, por exemplo. Para o lojista, é preciso avaliar em qual deles o seu produto se encaixa melhor e qual tem um público compatível com o negócio. Uma das grandes vantagens dos marketplaces de nicho é que na maioria das vezes o consumidor já sabe o que deseja comprar e por isso as chances de concretizar a compra é muito maior.

De toda forma, tanto os grandes marketplaces, quanto os nichados, são muito vantajosos para quem deseja vender on-line, sem burocracia e com investimentos menores. Confira os principais pontos que você deve observar caso queira ingressar em um marketplace.

  • Estrutura e investimento: ao contrário das lojas virtuais, nas quais o empreendedor precisa arcar com todos os custos de criação e manutenção da loja, os marketplaces já oferecem uma estrutura pronta, bastando cadastrar os produtos. Por isso, são uma ótima opção para quem deseja vender on-line e não tem capital suficiente para estruturar uma loja virtual própria.
  • Alcance: como já dito, os marketplaces funcionam como um shopping center virtual, pois atraem milhares de consumidores. Então, seus produtos terão muito mais visibilidade e irão alcançar um público muito maior.
  • Marketing: por já terem uma audiência consolidada, nos marketplaces você não precisa fazer enormes investimentos em marketing, como no caso das lojas virtuais. Os próprios marketplaces são responsáveis por toda a parte de captação de clientes e os lojistas podem aproveitar desse tráfego para vender com mais facilidade. É claro que você pode fazer anúncios, mas o investimento com marketing, de forma geral, é muito menor.
  • Concorrência: estar em uma plataforma com milhares de outras empresas faz com que a concorrência seja bem maior. Os marketplaces abrigam todo tipo de empresas, o que faz com que o consumidor tenha um leque de opções em suas mãos. É preciso criar estratégias para se diferenciar da concorrência, ou seus produtos correm o risco de passar despercebidos.
  • Dependência: diferentemente da loja virtual, em que você tem o domínio sobre todo o processo e estratégia de venda, nos marketplaces você depende totalmente da plataforma. É preciso seguir as regras e políticas, além de pagar as comissões estipuladas pelo site para vender, o que diminui sua margem de lucro.
  • Falta de personalidade da marca: em uma loja virtual, você pode criar e deixar clara a personalidade da sua marca e do seu negócio. Já nos marketplaces, o que prevalece é a identidade da plataforma. Assim, é mais difícil fidelizar e fazer com que os clientes criem uma ligação com a sua empresa.

Agora que você já conhece os principais pontos positivos e negativos de uma loja virtual e de um marketplace, é hora de avaliar o que faz mais sentido para o seu negócio respondendo às seguintes perguntas:

  1. Em que momento o seu negócio está?
  2. Você já tem um público consolidado? Sua marca é conhecida?
  3. Quais as suas condições e possibilidades de investimento?

Não existe “melhor” nem “pior”, cada opção tem suas vantagens e desvantagens e você deve entender em qual momento usar cada uma delas.

Venda mais pelas Redes Sociais

Não tem como falar sobre vendas pela Internet, sem lembrar do enorme potencial das redes sociais. Sem dúvida, quem deseja vender on-line precisa incluir as redes sociais em sua estratégia, afinal elas são ótimas ferramentas de divulgação e relacionamento com o público.

Para quem tem uma pequena empresa, muitas vezes as redes sociais são o primeiro canal escolhido para começar a vender pela Internet. Isso porque elas são gratuitas, intuitivas e têm ferramentas acessíveis e fáceis de usar. Além disso, por reunirem milhões de usuários, têm o poder de alcançar um público muito amplo.

Para se ter uma ideia, o Instagram, por exemplo, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, e o Brasil é o segundo país em número de usuários nesta rede social, segundo pesquisa da Opinion Box. A popularidade do Instagram é tão grande que 84% das pessoas entram na rede pelo menos uma vez por dia, e metade dos usuários acessam várias vezes por dia. Além disso, 82% dos usuários seguem marcas no Instagram e 47% gostam de usar a rede para acompanhar e curtir fotos de empresas e marcas, segundo a mesma pesquisa.

Os números são inacreditáveis, não é?

Mas, antes de pensar em estratégias para vender no Instagram ou em qualquer outra rede social, é preciso lembrar que as redes sociais foram criadas para serem redes de relacionamento entre pessoas. Por isso, é importante ter em mente que o objetivo não pode ser apenas vender produtos ou serviços, mas oferecer um bom conteúdo que gere conexão, interação e seja relevante para o público. Logo, as vendas serão consequência de um bom relacionamento.

Além disso, vale lembrar também que, mais importante do que estar em todas as redes sociais, é preciso estar naquelas em que a sua persona e público-alvo também está presente e que faça sentido para o seu negócio. Por isso a importância de saber quem é a persona do seu negócio e quais os seus hábitos na Internet. Uma dica é observar quais os canais mais usados pelos seus concorrentes e outras empresas do seu segmento.

Planejamento estratégico em Redes Sociais

Escolhidas as redes sociais, o primeiro passo é um criar um planejamento. É ele que irá orientar e direcionar as suas ações e publicações nas redes sociais. Sem planejar, são enormes as chances de desperdiçar esforços e não obter os resultados que deseja.

Veja algumas dicas de como criar um planejamento:

Defina a periodicidade das publicações:

Pense em algumas postagens diárias e outras semanais. Monte uma grade de publicações recorrentes, com dia e hora marcados, para acostumar o seu público com os conteúdos que irá compartilhar.

Defina os conteúdos e formatos das publicações:

Você pode trabalhar com textos, imagens e vídeos. Escolha com quais formatos irá trabalhar e quais conteúdos serão divulgados. Lembre-se que, em cada rede social, o cliente tem um perfil e consome informações de formas diferentes.

Faça o monitoramento das publicações:

Separe uma hora do dia para acessar as redes sociais e verificar comentários, interações e retornos de clientes, novos seguidores e acessos. Assim você consegue acompanhar o desempenho das publicações e retornar em tempo hábil as dúvidas, críticas e sugestões do seu público.

Defina e analise os relatórios:

As redes sociais possuem ferramentas que te oferecem diversos dados e insights sobre os seus seguidores e o desempenho das suas publicações. Fique atento a esses dados para entender quais formatos de conteúdo dão mais retorno à sua empresa, assim como aqueles que precisam ser mudados ou aperfeiçoados. Para ter acesso a esses dados, lembre-se que é preciso criar uma conta comercial.

Não se esqueça que as redes sociais oferecem inúmeras possibilidades de formatos de conteúdo. No Instagram, por exemplo, temos o feed de notícias, os stories, o IGTV e o Reels (vídeos curtos e divertidos), por exemplo. A cada dia surgem novas funcionalidades e é preciso estar atento para aproveitar todo o potencial que elas oferecem.

Para consolidar a sua marca nas redes sociais, interaja com os seus clientes, responda aos comentários, abuse da criatividade para criar publicações que gerem engajamento. Nos stories aproveite os stickers de perguntas, enquetes e testes, mostre os bastidores do negócio e busque se aproximar do seu cliente.

Lives de Vendas

Uma tendência que chegou para ficar com a pandemia foram as Lives de vendas, também conhecidas como live commerce. As lives são transmissões ao vivo realizadas nas redes sociais para vender produtos ou serviços. Elas podem ser feitas no Instagram, Facebook ou Youtube, por exemplo, e são uma excelente estratégia para gerar aproximação e interação com o cliente, captar novos seguidores e humanizar a marca.

Uma pesquisa da Opinion Box revelou que, na pandemia, 72% dos usuários passaram a usar mais o Instagram, e 59% passaram o tempo assistindo lives. Além disso, 52% dos usuários afirmaram que usam o Instagram para descobrir produtos ou serviços para comprar.

O importante durante uma Live é criar um conteúdo atrativo que mantenha o seu público interessado em assistir do início ao fim. Pense em promoções, sorteios, anuncie novidades, interaja com os participantes respondendo suas dúvidas. Busque ser mais descontraído, afinal as lives são um bate-papo ao vivo, o que permite que você seja mais informal. Se você ainda não tiver facilidade e boa desenvoltura diante da câmera, busque parcerias com quem já faz isso ou com influenciadores digitais do seu segmento.

Com um bom celular, um tripé e um ring light você já tem a estrutura mínima necessária para transmitir uma live. Fique atento para criar um cenário adequado, organizado e com boa iluminação, que transmita credibilidade.

Loja Virtual no Instagram e Facebook

Atualmente, redes sociais como Facebook e Instagram já oferecem a funcionalidade de cadastrar produtos e criar uma loja virtual dentro da plataforma. Assim você consegue, na própria rede social, criar uma vitrine para os seus produtos, com fotos, descrições e preços. Você pode personalizar o layout e estilo da loja, e escolher onde as pessoas irão finalizar a compra: no seu site, em seu e-commerce ou por mensagem direta.

Isso porque, ao contrário de um site exclusivo de vendas on-line, o Facebook e o Instagram ainda não oferecem a opção de pagamento dentro da plataforma. De toda forma, são excelentes canais para expor os seus produtos e alcançar um público de milhões de pessoas que navegam pelas redes sociais todos os dias.

Para criar uma loja virtual no Instagram é preciso ter uma conta comercial e uma página de negócio no Facebook. Em seguida, basta vincular o perfil do Instagram ao seu catálogo de produtos do marketplace ou do Gerenciador de Negócios do Facebook. Com a loja criada, você poderá fazer publicações para o feed do Instagram e marcar na foto os produtos disponíveis para venda.

É importante lembrar que, assim como numa loja física, nas lojas virtuais o atendimento também é fator chave para o sucesso. Por isso, fique atento para checar a caixa de mensagens e responder aos clientes com o máximo de agilidade possível. Mantenha o perfil comercial da empresa sempre atualizado, com informações de contato, link para o seu site, número do WhatsApp e outras informações para que o seu cliente consiga chegar até você.

Ferramentas para auxiliar nas vendas online

WhatsApp Business

O meio digital oferece diversas ferramentas para ajudar a alcançar mais consumidores, melhorar o atendimento e consequentemente as vendas. Um deles é sem dúvida o WhatsApp Business, um aplicativo gratuito de troca de mensagens desenvolvido para as pequenas empresas se comunicarem de forma direta e personalizada com os seus clientes.

Se você ainda não usa, está perdendo tempo e deixando de aproveitar todo o potencial dessa ferramenta. Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 76% dos respondentes afirmaram que se comunicam com marcas e empresas através do WhatsApp e 52% compram produtos e serviços pelo aplicativo.

Dentre as funcionalidades, é possível inserir informações sobre a empresa, é possível inserir informações sobre a empresa, criar um catálogo de produtos e serviços, e ter acesso a ferramentas como etiquetas para organizar os contatos e as conversas. Outro benefício são as “respostas rápidas”, que oferecem a possibilidade de criar mensagens padrões, enviadas com frequência aos clientes, como por exemplo mensagem de saudação e apresentação da empresa ou de agradecimento por uma compra, agilizando o atendimento.

O WhatsApp Business é um aplicativo indispensável para quem deseja prospectar novos clientes, aumentar as vendas por meio de divulgações e promoções e melhorar o atendimento. Mas vale lembrar que, por ser uma ferramenta para uso comercial, é preciso ter bom senso e profissionalismo. Cuidado para não ser invasivo, enviar mensagens em horários indevidos ou numa linguagem muito informal. É preciso passar credibilidade e confiança ao cliente.

Google Meu Negócio

Imagine que uma pessoa esteja buscando informações no Google sobre onde comprar artigos esportivos na sua cidade. Certamente, se você é dono de um negócio nesse ramo, vai querer ser encontrado.

É por isso que você não pode estar de fora do Google Meu Negócio. Essa ferramenta gratuita, oferecida pelo Google, facilita que a sua empresa seja encontrada quando o usuário faz alguma pesquisa no site de busca, obtendo uma ficha de informações como endereço, telefone, horário de funcionamento, e-mail, site ou perfil nas redes sociais.

Além disso, a ferramenta tem outros benefícios como por exemplo a possibilidade de os clientes avaliarem e recomendarem o seu negócio, o que faz toda a diferença já que, hoje em dia, todos buscam indicações e referências sobre as empresas antes de fecharem um negócio.
Por meio do Google Meu Negócio, você pode ainda compreender melhor o alcance do seu negócio, já que a ferramenta te oferece dados e insights sobre como os clientes pesquisaram a sua empresa e de onde eles são, ou quantas pessoas ligaram diretamente para você usando o número de telefone exibido nos resultados de busca.
Os motivos são mais que suficientes para que você comece a usar hoje mesmo essa ferramenta, afinal, o seu negócio não pode desperdiçar a chance de ser encontrado no maior site de buscas do mundo, não é?

Chatbots

Não podemos falar sobre vendas on-line sem lembrar o enorme potencial dos chatbots e como eles têm transformado o atendimento virtual. Chatbots são programas de computador que fazem o que é programado, simulando uma conversa humana em um chat. Em outras palavras, um chatbot é um “robô conversacional”, que fica à disposição dos consumidores 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Por meio dos chatbots é possível automatizar conversas, agilizar o atendimento, diminuindo o tempo de espera do cliente por uma resposta e melhorar a experiência de compra do usuário. Os robôs de inteligência artificial permitem um treinamento de um amplo repertório de respostas, tirando dúvidas sobre produtos, indicando itens e oferecendo descontos. Dessa forma, conseguem resolver grande parte das solicitações, direcionando o cliente para o atendimento humano somente em casos mais complexos.

É claro que, com um atendimento personalizado e cômodo, muitas pessoas se sentem motivadas a fechar uma compra, o que acaba gerando um aumento das vendas. É por isso que milhares de empresas, desde pequenas, até médias e grandes, já entenderam a importância de incluir os chatbots em suas estratégias de vendas on-line.

Vale lembrar que os chatbots podem ser incluídos em sites, lojas virtuais e até em redes sociais, como o Facebook, que já oferece a possibilidade de automatizar conversas no chat da plataforma.

Vamos às vendas?

Se você chegou até aqui, certamente entendeu que o ambiente digital oferece inúmeras possibilidades para quem deseja vender on-line e que é preciso se planejar para criar as estratégias corretas para que o seu negócio tenha sucesso no ambiente digital.

O consumidor de hoje é multicanal, está sempre conectado e deseja ser atendido e comprar por meio de diversos canais (loja física, loja virtual, marketplaces, redes sociais, chats, e-mail, telefone, WhatsApp, entre outros). É preciso entender que o comportamento do consumidor mudou e que não deve haver mais diferença entre loja física e virtual.

Quem ainda não ingressou no ambiente on-line está desperdiçando uma enorme oportunidade de romper barreiras, alcançar clientes de qualquer parte do mundo e potencializar as vendas do negócio.

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