Práticas eficientes para uma boa gestão de pessoas

01/12/2022 | Liderança e Pessoas

Ser um bom gestor é muito mais do que manter os funcionários engajados. Um grande líder é aquele que sabe motivar sua equipe e consegue ter as melhores práticas de governança empresarial, levando seu empreendimento ao sucesso.

O gerenciamento de pessoas pode ser descrito como o processo pelo qual uma organização faz com que seus funcionários atinjam os melhores resultados, ao mesmo tempo, em que aproveita suas habilidades e talentos.

Embora cada cultura corporativa seja baseada em uma filosofia diferente e impulsionada por um conjunto único de metas, crenças e valores, existem algumas verdades universais sobre a gestão eficaz, que qualquer líder pode empregar em seu dia a dia.

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Para desenvolver ou aprimorar suas habilidades na coordenação de profissionais, listamos abaixo algumas práticas recomendadas. Um gestor bem preparado é capaz de transformar até mesmo a organização mais complexa, em um sistema simplificado, com funcionários inspirados e processos que garantem um desempenho sustentável e de longo prazo.

Confira!

Melhores práticas para a gestão corporativa

Algumas técnicas para a gestão de pessoas, que provaram ser bem-sucedidas ao longo do tempo, são específicas para determinados tipos de organização ou departamento. No entanto, os métodos mais eficazes para gerenciar equipes funcionam nas mais diferentes categorias de empresas e setores. Há certas atitudes que todos os bons líderes têm, independente do tipo de profissionais que estejam coordenando.

Em suma, as práticas de gestão eficientes ajudam os gerentes a motivar os funcionários, produzir resultados e atingir os objetivos da empresa.

Ao manter a visão do negócio em mente, bons líderes podem direcionar a equipe para trabalhar centrada em um propósito comum.

Confira a seguir 10 exemplos das melhores práticas de gestão de pessoas:

  1. Comunique-se bem

Certifique-se de se comunicar de uma forma que descreva claramente suas expectativas para seus funcionários. Não deve caber a eles “ler a sua mente” em um projeto. Permita que façam perguntas e responda com paciência e objetividade.

  1. Envolva os funcionários

Um colaborador alienado ou entediado não se importará em realizar seu trabalho, muito menos em executá-lo com sua capacidade máxima. O primeiro passo para se tornar um grande líder é identificar como envolver os funcionários na visão da empresa. Trabalhadores engajados não são apenas mais entusiasmados e produtivos, mas também se tornam menos passivos na forma como realizam sua função. Eles assumem mais responsabilidade por seu desempenho e ainda podem ajudar a atrair novos talentos para a organização.

  1. Esforço de recompensa

O reconhecimento do esforço do funcionário e a recompensa pelas conquistas fazem com que ele se sinta muito mais valorizado na empresa. Embora possa parecer uma prática óbvia, muitos programas de treinamento em gerenciamento de negócios ignoram o impacto positivo que a valorização pode ter em um empreendimento.

Alguns gestores podem até pensar que ser muito próximo e amigável com os funcionários prejudica sua autoridade. No entanto, o reconhecimento pelo trabalho motiva as pessoas a produzirem mais e serem leais à empresa.

Uma boa prática para recompensar o esforço é dar crédito publicamente. Todos devem estar cientes que suas contribuições para a organização serão reconhecidas se mostrarem o mesmo nível de excelência.

  1. Seja transparente

Quando o líder é aberto e honesto sobre seus sentimentos em relação aos esforços de negócios, os funcionários também se sentem à vontade para falar de forma sincera e compartilhar suas ideias. A transparência proporciona melhores níveis de confiança e até respeito entre um gestor e os membros de sua equipe.

  1. Mantenha-se comprometido

A desconfiança dentro de uma equipe drena recursos e tempo, com os membros do time se concentrando mais em evitar conflitos, do que expor suas opiniões.

Quando a desconfiança prevalece, ela transforma o local de trabalho em um estado de ambiguidade permanente, o que significa que metas e estratégias claras raramente emergem das discussões em grupo.

Ao manter-se comprometido com a iniciativa da organização, um gestor pode promover um ambiente em que a discordância é bem-vinda, não temida, pois diferentes perspectivas podem ajudar a moldar uma meta clara e robusta.

  1. Consistência prática

Talvez uma das práticas recomendadas mais importantes seja manter a consistência na forma como você trata os funcionários. A gestão eficaz depende de líderes que tratam todos os membros da equipe com uma abordagem justa, consistente e equitativa, na qual nenhum favoritismo se aplica.

  1. Busque clareza

Um problema que muitas organizações enfrentam é a falta de alinhamento entre os gestores. Buscar este alinhamento nas práticas gerenciais é fundamental e só pode ser alcançado quando a clareza está em primeiro plano. Procure responder às seis perguntas a seguir para delinear claramente a visão da empresa:

  • Por que existimos?
  • Como nos comportamos?
  • O que nós fazemos?
  • Como teremos sucesso?
  • O que é mais importante?
  • Quem deve fazer o quê?

Quando os líderes podem desenvolver e compartilhar um senso claro da visão, valores, objetivos estratégicos e transferência de responsabilidades, os colaboradores são capazes de compreender o seu propósito e a direção que precisam seguir para ter sucesso.

  1. Crie coesão cultural

A cultura da empresa é uma das maiores forças motrizes de um empreendimento e mostra quanto ele está preparado para o futuro. Abrange os valores compartilhados que, com o nível certo de engajamento, podem levar ao desenvolvimento de resultados produtivos e eficientes.

Uma prática recomendada é garantir que todas as novas contratações estejam alinhadas com esses valores e visão, uma vez que os profissionais com valores compartilhados têm muito mais probabilidade de trabalhar bem juntos. A diversidade de raça, gênero, status socioeconômico, entre outros, é benéfica, pois aumenta o senso de coletivo.

  1. Incentive o trabalho em equipe

Cultivar o espírito de união é extremamente positivo para qualquer organização e uma das melhores maneiras de impulsionar este sentimento, é introduzir oportunidades frequentes para partilhar projetos que integram diversos departamentos. É muito provável que os funcionários aprendam e apreciem a importância da colaboração, quando recebem regularmente uma linha de visão entre o trabalho que executam e como ele impulsiona a organização.

  1. Gerencie pelo exemplo

O comportamento de um gestor deve sempre refletir como ele espera que sua equipe se comporte. Uma das melhores práticas é demonstrar e modelar os valores e as expectativas do que você deseja de seu pessoal. Se você for pontual, seus funcionários também serão. Se você for consistente, eles também vão se preocupar com isso. Como líder, é fundamental modelar o comportamento ideal, para que seus funcionários tenham algo para seguir e se inspirar.

Já entendemos como podemos melhorar a gestão de pessoas dentro de uma empresa. Mas além dessa administração do capital humano do seu negócio, é preciso saber escolher bem as novas pessoas que integrarão o seu time. Vamos conferir algumas dicas sobre recrutamento de pessoal?

Recrutamento e seleção no processo de gestão de pessoas

Os processos de recrutamento e seleção fazem parte da gestão do RH. Para reter os melhores talentos e formar uma equipe forte e consistente, o gestor de RH precisa trabalhar corretamente esta área e contar com um banco de talentos para eventuais contratações.

As técnicas de recrutamento e seleção precisam ser aplicadas justamente para evitar o aumento da rotatividade e encontrar as peças certas para o time. Hoje existem sistemas que usam inteligência artificial para aumentar o sucesso das contratações e, consequentemente, estão interligados ao início do processo de gestão de pessoas.

Uma importante etapa na fase de contratação é garantir que o profissional compartilhe de valores semelhantes ao da empresa. Dessa forma, a interação com os gestores e equipe e a produtividade serão muito mais fluidas.

Apresentamos algumas dicas sobre os tipos de liderança que podem ser exercidos na gestão de equipes. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

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