Práticas eficientes para uma boa gestão de pessoas

01/12/2022 | Liderança e Pessoas

Ser um bom gestor é muito mais do que manter os funcionários engajados. Um grande líder é aquele que sabe motivar sua equipe e consegue ter as melhores práticas de governança empresarial, levando seu empreendimento ao sucesso.

O gerenciamento de pessoas pode ser descrito como o processo pelo qual uma organização faz com que seus funcionários atinjam os melhores resultados, ao mesmo tempo, em que aproveita suas habilidades e talentos.

Embora cada cultura corporativa seja baseada em uma filosofia diferente e impulsionada por um conjunto único de metas, crenças e valores, existem algumas verdades universais sobre a gestão eficaz, que qualquer líder pode empregar em seu dia a dia.

No Sebrae, você descobre ferramentas e estratégias que permitem gerenciar com eficiência os processos de recrutamento e seleção, além de desenvolver e reter profissionais talentosos em sua equipe de trabalho. Ficou interessado? Conheça mais acessando o curso gratuito sobre Gestão de pessoas e encontre outros conteúdos exclusivos em nosso portal.

Acesse o curso: Gestão de Pessoas

Para desenvolver ou aprimorar suas habilidades na coordenação de profissionais, listamos abaixo algumas práticas recomendadas. Um gestor bem preparado é capaz de transformar até mesmo a organização mais complexa, em um sistema simplificado, com funcionários inspirados e processos que garantem um desempenho sustentável e de longo prazo.

Confira!

Melhores práticas para a gestão corporativa

Algumas técnicas para a gestão de pessoas, que provaram ser bem-sucedidas ao longo do tempo, são específicas para determinados tipos de organização ou departamento. No entanto, os métodos mais eficazes para gerenciar equipes funcionam nas mais diferentes categorias de empresas e setores. Há certas atitudes que todos os bons líderes têm, independente do tipo de profissionais que estejam coordenando.

Em suma, as práticas de gestão eficientes ajudam os gerentes a motivar os funcionários, produzir resultados e atingir os objetivos da empresa.

Ao manter a visão do negócio em mente, bons líderes podem direcionar a equipe para trabalhar centrada em um propósito comum.

Confira a seguir 10 exemplos das melhores práticas de gestão de pessoas:

  1. Comunique-se bem

Certifique-se de se comunicar de uma forma que descreva claramente suas expectativas para seus funcionários. Não deve caber a eles “ler a sua mente” em um projeto. Permita que façam perguntas e responda com paciência e objetividade.

  1. Envolva os funcionários

Um colaborador alienado ou entediado não se importará em realizar seu trabalho, muito menos em executá-lo com sua capacidade máxima. O primeiro passo para se tornar um grande líder é identificar como envolver os funcionários na visão da empresa. Trabalhadores engajados não são apenas mais entusiasmados e produtivos, mas também se tornam menos passivos na forma como realizam sua função. Eles assumem mais responsabilidade por seu desempenho e ainda podem ajudar a atrair novos talentos para a organização.

  1. Esforço de recompensa

O reconhecimento do esforço do funcionário e a recompensa pelas conquistas fazem com que ele se sinta muito mais valorizado na empresa. Embora possa parecer uma prática óbvia, muitos programas de treinamento em gerenciamento de negócios ignoram o impacto positivo que a valorização pode ter em um empreendimento.

Alguns gestores podem até pensar que ser muito próximo e amigável com os funcionários prejudica sua autoridade. No entanto, o reconhecimento pelo trabalho motiva as pessoas a produzirem mais e serem leais à empresa.

Uma boa prática para recompensar o esforço é dar crédito publicamente. Todos devem estar cientes que suas contribuições para a organização serão reconhecidas se mostrarem o mesmo nível de excelência.

  1. Seja transparente

Quando o líder é aberto e honesto sobre seus sentimentos em relação aos esforços de negócios, os funcionários também se sentem à vontade para falar de forma sincera e compartilhar suas ideias. A transparência proporciona melhores níveis de confiança e até respeito entre um gestor e os membros de sua equipe.

  1. Mantenha-se comprometido

A desconfiança dentro de uma equipe drena recursos e tempo, com os membros do time se concentrando mais em evitar conflitos, do que expor suas opiniões.

Quando a desconfiança prevalece, ela transforma o local de trabalho em um estado de ambiguidade permanente, o que significa que metas e estratégias claras raramente emergem das discussões em grupo.

Ao manter-se comprometido com a iniciativa da organização, um gestor pode promover um ambiente em que a discordância é bem-vinda, não temida, pois diferentes perspectivas podem ajudar a moldar uma meta clara e robusta.

  1. Consistência prática

Talvez uma das práticas recomendadas mais importantes seja manter a consistência na forma como você trata os funcionários. A gestão eficaz depende de líderes que tratam todos os membros da equipe com uma abordagem justa, consistente e equitativa, na qual nenhum favoritismo se aplica.

  1. Busque clareza

Um problema que muitas organizações enfrentam é a falta de alinhamento entre os gestores. Buscar este alinhamento nas práticas gerenciais é fundamental e só pode ser alcançado quando a clareza está em primeiro plano. Procure responder às seis perguntas a seguir para delinear claramente a visão da empresa:

  • Por que existimos?
  • Como nos comportamos?
  • O que nós fazemos?
  • Como teremos sucesso?
  • O que é mais importante?
  • Quem deve fazer o quê?

Quando os líderes podem desenvolver e compartilhar um senso claro da visão, valores, objetivos estratégicos e transferência de responsabilidades, os colaboradores são capazes de compreender o seu propósito e a direção que precisam seguir para ter sucesso.

  1. Crie coesão cultural

A cultura da empresa é uma das maiores forças motrizes de um empreendimento e mostra quanto ele está preparado para o futuro. Abrange os valores compartilhados que, com o nível certo de engajamento, podem levar ao desenvolvimento de resultados produtivos e eficientes.

Uma prática recomendada é garantir que todas as novas contratações estejam alinhadas com esses valores e visão, uma vez que os profissionais com valores compartilhados têm muito mais probabilidade de trabalhar bem juntos. A diversidade de raça, gênero, status socioeconômico, entre outros, é benéfica, pois aumenta o senso de coletivo.

  1. Incentive o trabalho em equipe

Cultivar o espírito de união é extremamente positivo para qualquer organização e uma das melhores maneiras de impulsionar este sentimento, é introduzir oportunidades frequentes para partilhar projetos que integram diversos departamentos. É muito provável que os funcionários aprendam e apreciem a importância da colaboração, quando recebem regularmente uma linha de visão entre o trabalho que executam e como ele impulsiona a organização.

  1. Gerencie pelo exemplo

O comportamento de um gestor deve sempre refletir como ele espera que sua equipe se comporte. Uma das melhores práticas é demonstrar e modelar os valores e as expectativas do que você deseja de seu pessoal. Se você for pontual, seus funcionários também serão. Se você for consistente, eles também vão se preocupar com isso. Como líder, é fundamental modelar o comportamento ideal, para que seus funcionários tenham algo para seguir e se inspirar.

Já entendemos como podemos melhorar a gestão de pessoas dentro de uma empresa. Mas além dessa administração do capital humano do seu negócio, é preciso saber escolher bem as novas pessoas que integrarão o seu time. Vamos conferir algumas dicas sobre recrutamento de pessoal?

Recrutamento e seleção no processo de gestão de pessoas

Os processos de recrutamento e seleção fazem parte da gestão do RH. Para reter os melhores talentos e formar uma equipe forte e consistente, o gestor de RH precisa trabalhar corretamente esta área e contar com um banco de talentos para eventuais contratações.

As técnicas de recrutamento e seleção precisam ser aplicadas justamente para evitar o aumento da rotatividade e encontrar as peças certas para o time. Hoje existem sistemas que usam inteligência artificial para aumentar o sucesso das contratações e, consequentemente, estão interligados ao início do processo de gestão de pessoas.

Uma importante etapa na fase de contratação é garantir que o profissional compartilhe de valores semelhantes ao da empresa. Dessa forma, a interação com os gestores e equipe e a produtividade serão muito mais fluidas.

Apresentamos algumas dicas sobre os tipos de liderança que podem ser exercidos na gestão de equipes. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer a sua empresa decolar.

Leia também:

Você está offline

Olá, em que posso ajudar?