A diferença entre marketing e propaganda

06/03/2017 | Vendas

É muito comum o empreendedor de micro e pequeno porte confundir marketing e propaganda. No entanto, fazer marketing não é apenas fazer propaganda. Marketing tem um conceito mais abrangente. Ele significa desenvolver estratégias. E estas têm o objetivo de atrair clientes, atender suas necessidades e criar política de preços compatível com o mercado. Isso tem como resultado o aumento das vendas. Em resumo, há diferença entre marketing e propaganda.

Já a propaganda é um dos últimos passos a serem desenvolvidos. Ela diz respeito à divulgação da ideia, da empresa, do negócio e até do produto que se pretende destacar. Neste texto, vou mostrar as diferenças entre marketing e propaganda para diferenciá-los.

O que é marketing

O marketing está ligado a conhecer o público alvo, oferecer produtos e serviços adequados, estabelecer políticas de preços e formas de distribuição. O marketing também define o atendimento de qualidade e a comunicação com os clientes. Isso pode ser feito por meio de divulgação da empresa e promoções. A execução do marketing demanda criação de estratégias de divulgação. Desta forma, envolve algumas etapas como propaganda / promoção de vendas / publicidade.

O que é propaganda

Neste contexto, podemos dizer que as propagandas são ações de divulgação, contratadas e pagas pelo empreendedor. Elas são executadas a partir das mídias disponíveis no mercado e adequadas a sua capacidade de investir. Assim, entendida a diferença entre marketing e propaganda, cabe refletir sobre as funções da propaganda que valorizam as estratégias de marketing.

Funções da propaganda

  • Estabelecer o conceito da empresa.
  • Manter ou aumentar a frequência da loja ou estabelecimento.
  • Criar e buscar novos mercados e mantê-los.
  • Aproveitar as ocorrências sazonais.
  • Ativar a rotação dos estoques.
  • Buscar aceitação de novos produtos.
  • Manter e/ou aumentar as vendas.
  • Ensinar novos usos e aumentar o consumo per capita.
  • Descobrir consumidores.
  • Reter os clientes.
  • Estimular compra por impulso.
  • Informar onde o produto / serviço é vendido.

Tipos de propaganda

Institucional

É o tipo de propaganda na qual o objetivo é falar sobre a empresa. A propaganda institucional tem como foco:

  • As características e diferenciais da empresa.
  • A política de preços.
  • A tradição.
  • Qualidade de atendimento.
  • Localização.
  • Filosofia de trabalho.
  • Valores que preserva.

Promocional

Na propaganda promocional, o foco é voltado para os produtos e serviços que a empresa oferece. Ela fala sobre as promoções, lançamentos, liquidações, concursos, sorteios etc.

Tipos de mídia

Para executar os diferentes tipos de propaganda, a empresa dispõe de meios diferentes de veiculação. Nesta caso, as mídias. Elas podem ser de tipos diferentes, de acordo com seus objetivos e forma de transmissão da informação. Podemos destacar dois tipos básicos de mídia.

Mídias tradicionais

Usam de ações de divulgação como panfletagens, veículos de som, anúncios em jornais, rádios, TV, outdoor, flyers, catálogos e outras formas. Essas ações têm custos diferentes e devem ser orçados previamente. Para isso, observe a capacidade de investimento da empresa e o comportamento do seu público-alvo.

Mídias virtuais

São ações onde a empresa faz uso da tecnologia disponível, com foco principal na Internet, usando Site, Fanpage, Instagram, Blogs, Whatsapp, Twiter e outras formas virtuais. Os custos dessas ações podem ser mais baixos, mas devem ser pesquisados no mercado.

Mídias, alcance e custos

Cada mídia tem um custo de acordo com suas características específicas e seu alcance. Para pensar o uso delas no planejamento de marketing e nas ações de propaganda de sua empresa, é preciso ter noção das possibilidades que trazem. Confira algumas características específicas.

Mídias de Massa

Têm alcance genérico, atendendo a todos os públicos. Por exemplo: rádio, jornais, TV, You Tube, outdoor, panfletagem, carro som, cartazes etc.

Mídias segmentadas

Têm alcance de um público alvo determinado e específico. Por exemplo: e-mail, fanpage, Instagram, Twitter, whatsapp, mala direta, jornais e revistas segmentadas.

Confira uma tabela de referência para análise dos tipos de mídia e suas características.

Mídia Alcance Custo Observações
Eletrônica Alto Alto Rádio e TV
Impressa Depende do veículo Jornal: Baixo/Nédio

Mala Direta: Médio

Outdoor: Alto

Panfleto: Baixo

Jornal, Mala Direta, Panfleto, Outdoor
Virtual Médio / Alto dependendo do veículo Fanpage:  Médio/Alto

Instagran: Médio/Alto

Whatsapp: Médio/Alto

Site: Médio/Alto

e-mail: Baixo/Médio

 

Publicidade x Promoção

Você deve estar se perguntando o que é possível fazer a partir destas e de tantas outras mídias que existem no mercado. A resposta é publicidade e promoção. Por isso, vamos entender a diferença entre elas.

Publicidade

Pode ser definida como ações não pagas pelo empreendedor. Neste caso, a empresa recebe uma divulgação na mídia, por meio de reportagens, entrevistas ou artigos. Ela também pode ocorrer por meio de ações de seus consumidores. A publicidade espontânea é gerada em função de uma boa imagem da empresa no mercado.

Promoções

As promoções de vendas são ações definidas pelo empreendedor, voltadas para oferta de produtos ou serviços através de lançamentos, descontos e liquidações ou outras ações criativas e inovadoras que ofereçam vantagens aos consumidores.

As promoções devem gerar uma credibilidade nos consumidores, sendo verdadeiras, esporádicas e atraentes. Promoção todos os dias pode gerar desconfiança. Busque obter boas parcerias com seus fornecedores de forma a conseguir bonificações e preços atrativos.

Cuidados no planejamento

Agora que você já entendeu melhor a propaganda e as mídias, é hora de levar sua atenção para os cuidados necessários na hora de criar propagandas e promoções.

  • Defina objetivamente o seu Público Alvo.
  • Estabeleça prazos de duração.
  • Avalie o movimento gerado.
  • Avalie as vendas realizadas.
  • Meça os resultados alcançados – Custo X Benefício.
  • Anote erros e acertos.
  • Corrija as ações em promoções e propaganda futuras.

Seguindo essas orientações você estará trilhando um caminho onde poderá assegurar uma maior presença dos consumidores em sua empresa. Com isso, será possível incrementar suas vendas.

Lembro que para crescer as vendas, não basta trazer os consumidores e clientes. É fundamental gerar a satisfação por meio do atendimento das necessidades e desejos do público-alvo. Também é importante ter excelente relacionamento com esses consumidores não só no momento da venda, mas no pós-venda.

Relacione-se com seus clientes e venda mais!

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