A forma de se comunicar com os clientes mudou e deixou de ser unilateral. Hoje, o consumidor espera que a marca também lhe dê espaço para falar. Neste novo contexto, as vantagens do marketing digital se tonam cada vez mais evidentes, fazendo com que a ferramenta seja uma grande aliada para o sucesso da sua marca.
Em 2022, a publicidade digital movimentou R$ 14,7 bilhões somente no primeiro semestre do ano, segundo um estudo da Digital AdSpend Brasil. As redes sociais detêm a maior parte deste investimento, reafirmando seu potencial e importância.
Você sabe como utilizar as ferramentas do marketing digital da maneira adequada para impulsionar seus resultados?
No curso gratuito do Sebrae: Marketing Digital para sua empresa: primeiros passos, você aprende a utilizar o marketing on-line a seu favor, conhecendo conceitos importantes como estratégia de conteúdo, inbound, outbound, copywriting, e redes sociais.
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Além disso, você aprende a definir seus potenciais clientes, interagir com o público e determinar como será encontrado no ambiente on-line.
Uma das ferramentas mais eficazes e com menor custo para as empresas é o marketing de conteúdo. Vamos conhecer mais sobre ela?
Marketing de conteúdo
É uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo de valor (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais e mais). Este tipo de marketing não promove diretamente uma marca ou um serviço, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para os seus problemas.
Entretanto, muitos empreendedores acreditam que estar nas redes sociais já basta como estratégia de marketing digital. Mas o uso dos canais on-line vai além de mídias sociais e abrange sites, blogs e e-mails, por exemplo.
Mais do que estar no mundo digital, é preciso compreender que a proposta da marca deve ser mais que comunicar, mas ouvir e ser encontrado por potenciais clientes. Com consumidores cada vez mais atentos, a empresa precisa “oferecer” soluções capazes de resolver uma dor ou problema.
É aí que o marketing digital se diferencia do que é conhecido como “panfletagem digital”, ou aquela maneira de divulgar a empresa focada unicamente em captar consumidores, sem efetivamente criar um vínculo.
Quando a marca foca apenas na venda (preço, promoções ou na própria lucratividade), acaba oferecendo conteúdos pouco relevantes, estritamente comerciais e repetitivos.
Em um mundo saturado de propaganda e informação, é preciso mostrar comprometimento com as necessidades de seus clientes, entregando conteúdos úteis e desenvolvendo relacionamentos.
Para isso acontecer, é necessário trabalhar com postagens variadas, abordando diferentes assuntos e interesses. A interação é outro ponto de extrema importância e que torna a divulgação de produtos e serviços na Internet mais interessante.
Não existe espaço para empresas que falam exclusivamente sobre suas ofertas, produtos ou serviços, sem ouvir e entregar valor para o consumidor.
Tendo isso em mente, vamos compreender como colocar em prática?
Elaborando sua estratégia de conteúdo
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo se baseia em planejamento. As publicações precisam ser construídas focando em objetivos claros e buscando assertividade e resultado.
Vamos conhecer as etapas do processo de estruturação do marketing de conteúdo em três passos?
Passo 1:
Defina o seu objetivo com o marketing de conteúdo: você sabe qual é o foco central, real e viável para a sua empresa? Essa escolha passa por uma análise do negócio e dos canais digitais que serão utilizados.
Conheça alguns dos objetivos do marketing de conteúdo:
- Se a meta é que sua marca seja lembrada e notada pelo público-alvo, é preciso criar uma percepção positiva. Assim, os conteúdos deverão ter como foco a construção de uma consciência de marca;
- Mas se o seu objetivo é aumentar as interações com o seu negócio, você deverá criar posts que estimulem o relacionamento;
- Agora se sua intenção for educar o público-alvo sobre o mercado, produto ou serviço oferecido, é preciso elaborar conteúdos didáticos;
- For fim, se você deseja prospectar novos clientes digitais, ou seja, gerar leads, é preciso uma estratégia comercial clara.
Passo 2:
Na segunda fase, é necessário definir as personas e o público-alvo. Para quem você vai criar o conteúdo? Pensar nas pessoas que você busca atingir é uma das estratégias mais importantes no marketing digital.
Ao conhecer o perfil dos clientes, a empresa pode direcionar as ações, linguagem e conteúdos. Conceber uma persona é um caminho para representar seu cliente ideal, com suas características e necessidades.
Passo 3:
É hora de planejar e construir as publicações!
O marketing de conteúdo pode ser aplicado em qualquer negócio e em diversos formatos como redes sociais, blogs, e-books, podcasts e muito mais.
Não se esqueça: o foco deve estar sempre na qualidade do conteúdo. Em outras palavras, sua atenção deve estar voltada para oferecer uma solução ou informação útil para a sua persona.
Após a definição do conteúdo e formato, chega o momento de pensar quando ele será postado. Uma dica importante é fazer um planejamento mensal das suas publicações, especificando em quais canais elas serão divulgadas, qual a periodicidade e, a partir daí, produzir um calendário editorial.
Outro ponto importante é entender quais canais fazem sentido para sua marca e persona. Lembre-se que nem todas as redes vão atingir o seu público-alvo.
Existem outros termos e ferramentas da Comunicação Digital, além do marketing de conteúdo, que você precisa saber para desenvolver sua estratégia. Vamos conferir?
Conceitos importantes
Inbound Marketing
Conhecido também como marketing de atração, o Inbound Marketing é composto por estratégias focadas em atrair, converter e encantar clientes. Ele se utiliza de conteúdos, técnicas de SEO e redes sociais para chamar a atenção dos consumidores.
Mas quando usar o Inbound? Ele deve ser utilizado quando o objetivo é conquistar clientes de forma orgânica, além de aumentar a visibilidade e a notoriedade da sua marca.
O Inbound atua em cinco etapas principais: atração, conversão, relacionamento, venda e encantamento. Vamos conhecer cada uma delas?
- Atração: Fazer com que pessoas que ainda não conhecem a sua empresa se tornem visitantes regulares por meio dos seus conteúdos;
- Conversão: Converter visitantes em leads, ou seja, criar oportunidades reais de transformá-los em clientes;
- Relacionamento: Conquistar a confiança dos visitantes, estabelecendo diálogos e participação nos canais;
- Venda: Avaliar quem está no estágio certo de fechar a venda;
- Encantamento: Nutrir o relacionamento com o cliente, mesmo após a compra. Depois do negócio fechado, é hora de começar uma nova jornada, transformando seu consumidor em promotor da marca.
Essas são etapas que devem ser aplicadas ao funil de vendas. Mas sabe o que isso significa?
O funil corresponde a um caminho representado pelos diferentes momentos da jornada de compra de um cliente e, cada fase, exerce uma função no processo de decisão. Saiba como utilizar essa importante ferramenta acessando o portal do Sebrae!
Outbound Marketing
Diferente do Inbound, o Outbound é uma estratégia de marketing de prospecção ativa de clientes. Dessa forma, a abordagem acontece de forma direta após a identificação do perfil de potenciais consumidores. Ele também é conhecido como marketing tradicional, ainda que tenha se adaptado aos meios digitais.
Propagandas diretas por meio de e-mails em massa ou pop-ups, são alguns exemplos. Nesse caso, as marcas não optam pela jornada de descoberta, mas se comunicam com o cliente de forma objetiva e direta.
Conheça algumas maneiras de aplicá-lo:
- Banners em sites;
- Anúncios antes ou durante a exibição de vídeos;
- Anúncios em redes sociais;
- Links patrocinados por meio do Google Ads.
Copywriting
No marketing digital, a escrita tem um propósito claro: convencer e atrair o público-alvo.
O processo de produzir um conteúdo, para conduzir a uma ação ou uma tomada de decisão, é o que chamamos de copywriting.
O texto (copy) é o que vai conduzir e promover as ações do potencial cliente ao longo do funil de vendas, por isso, precisa ser relevante e solucionar suas dores.
Confira alguns fundamentos da produção de conteúdo:
- Inspirar o leitor;
- Criar relacionamento com a marca;
- Motivar os seguidores a realizarem uma ação em relação ao seu produto ou serviço.
Agora que você já conhece os principais conceitos e ferramentas do marketing digital fica mais fácil aplicar cada estratégia e atrair ainda mais clientes para o seu negócio.
Lembre-se que se capacitar é essencial para se manter atualizado e competitivo em relação ao mercado e empresas concorrentes.
Apresentamos algumas dicas iniciais para você compreender como utilizar as principais ferramentas de marketing digital para fazer o seu negócio decolar. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.
Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.
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