Você sabe quais são as redes sociais mais adequadas para construir a presença digital da sua empresa e se comunicar de forma eficaz com o público?
Atualmente, com o desenvolvimento dessas plataformas, a Internet se tornou um terreno fértil para a divulgação de produtos e serviços. Calcula-se que o Brasil tenha mais de 171 milhões de usuários ativos nas redes, um número que aumenta a cada ano, segundo levantamento da RD Station.
De acordo com o mesmo levantamento, o número de usuários atuais corresponde ao dobro dos que estavam ativos em 2014. Deste total de usuários, 45,3% são do gênero masculino e 54,7% feminino.
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Conhecer os aplicativos mais usados e baixados no país, é uma boa forma de avaliar o mais adequado para se relacionar com o seu público-alvo.
O Brasil é um dos países com o maior tempo diário gasto em redes sociais quando se fala de Instagram, Facebook, TikTok e YouTube, por exemplo, apresentando uma média de 3 horas e 49 minutos por usuário.
Investir em um perfil comercial nas redes pode ser uma ótima opção para a sua empresa, já que 61,5% das pessoas com acesso à Internet buscam informações sobre marcas e produtos nesses aplicativos, segundo a pesquisa realizada pela RD Station.
Mas antes, vamos conhecer quais são as redes sociais mais usadas pelos brasileiros?
Top 10 redes sociais do Brasil
1° WhatsApp:
Segundo uma pesquisa do Relatório de Visão Geral Global Digital 2022 da We Are Social e Hootsuite, o aplicativo de conversas é o que possui mais adesão em todo o país. São 165 milhões de brasileiros conectados.
Com o aprimoramento da plataforma, já é possível postar stories, procurar informações, adquirir produtos e serviços e realizar transferências monetárias.
Acessado por mais de dois bilhões de pessoas, em cerca de 180 países, o aplicativo também oferece interação com clientes, listas dinâmicas de produtos e melhores resultados no atendimento com o WhatsApp Business.
2° YouTube
Com cerca de 2,56 bilhões de usuários ativos no mundo, a plataforma de vídeos é vice-campeã de acessos no Brasil.
São diversos temas, assuntos e conteúdos disponibilizados. Por esse caráter plural, o YouTube atrai um público diverso e só no país são 138 milhões de pessoas conectadas.
Criada em 2005, a plataforma tinha o objetivo de solucionar o problema de envio de arquivos de vídeo por e-mail.
A história mudou, e hoje, milhares de pessoas atuam como influenciadores digitais especificamente nessa rede. Alguns dos chamados youtubers fizeram carreira e se consolidaram nessa “profissão” relativamente recente.
3° Instagram
Com a proposta de ser uma rede social de imagens, o Instagram reúne, só no Brasil, cerca de 122 milhões de usuários.
Atualmente, são diversos os formatos de conteúdos disponíveis como o feed, stories, vídeos, reels e a possibilidade das lives, com transmissões ao vivo.
Além disso, existe a opção de selecionar para quem seus conteúdos de stories serão mostrados com a funcionalidade “amigos próximos”.
A rede se tornou bastante útil para empresas divulgarem seus produtos e serviços. Por meio do aplicativo e sua integração com o Facebook, é possível criar uma loja virtual e vender pelo próprio perfil da empresa.
4° Facebook
Com muitas funcionalidades, a quarta rede social com mais usuários no Brasil, o Facebook liderou por muitos anos os primeiros lugares no mundo todo antes de surgirem outros aplicativos no mercado.
Com 116 milhões de pessoas somente no Brasil, por meio da plataforma é possível compartilhar fotos, vídeos, localização, páginas e muito mais.
As empresas podem ainda patrocinar postagens, criar páginas, lojas virtuais, agendar posts e analisar relatórios das métricas.
5° TikTok
Com 73,5 milhões de pessoas utilizando o aplicativo no país, o TikTok surgiu em 2014 com a proposta de unir música e dublagens de vídeos.
A proposta divertida e animada de produzir conteúdo, é uma ótima opção para divulgar serviços e produtos para o público jovem.
Durante a pandemia, o aplicativo atingiu seu ápice e passou a ser uma das redes sociais mais baixadas do mundo.
6° Facebook Messenger
Apesar de fazer parte do Facebook, o aplicativo pode ser baixado separadamente e funciona com um aplicativo de mensagens assim como o primeiro colocado, o WhatsApp.
Por meio dele é possível enviar imagens, vídeos e ainda configurar bots e respostas inteligentes. Mais uma ótima opção para se relacionar e se comunicar com os seus clientes.
O alcance da rede chega a aproximadamente 65,5 milhões de pessoas, sendo também uma alternativa para divulgação por meio de anúncios.
7° LinkedIn
Com 56 milhões de brasileiros, a rede social é excelente para estabelecer contatos profissionais, mostrar autoridade, divulgar serviços e produtos, participar de comunidades, trocar experiências e realizar recrutamentos.
Lançada oficialmente em maio de 2003, a plataforma conta com um modelo de negócios diversificado e receita proveniente de assinaturas, vendas de publicidade e soluções em recrutamento.
A maior rede profissional do mundo, conta com mais de 850 milhões de usuários em cerca de 200 países e territórios.
8° Pinterest
Com o formato semelhante a uma ferramenta de pesquisas, a plataforma conta com um público de 46 milhões de pessoas e concentra, em sua maioria, usuários do sexo feminino. É bastante usada para busca de referências de fotos e gifs, além de uploads de imagens para divulgação.
É ainda uma excelente maneira de guardar e coletar informações de diversos setores como moda, arquitetura, casamento, design e dicas de organização.
É possível, inclusive, criar pins patrocinados e atingir seu público-alvo.
9° Twitter
Um dos canais mais disputados por políticos em todo o mundo, a plataforma conta com cerca de 465 milhões de usuários no planeta, 19 milhões destes, só no Brasil.
Com uma proposta de microblog, as mensagens curtas encantaram a audiência. Seu auge veio em 2020, possivelmente quando debates calorosos sobre temas como política, pandemia, jogos, reality shows e muito mais, vieram à tona.
Com grande relevância jornalística, o Twitter cresce a cada dia, e pode ser uma ótima opção de fonte de leads para o seu negócio.
10° Snapchat
Criada em julho de 2011, a plataforma faz sucesso entre os jovens. Com uma proposta de envio e postagens de mensagens multimídias disponíveis por um curto período, a rede acumula 7,6 milhões de usuários só no Brasil.
Recomendada para engajar usuários para eventos, ela pode ser muito interessante para a sua empresa.
Com o Snapchat empresas é possível criar conteúdos e filtros com imagens baseados em geolocalização, por exemplo.
Atualmente a rede social é acompanhada por cerca de 589 milhões de pessoas no mundo, sendo 7,6 milhões no Brasil.
Agora que conhecemos mais um pouco sobre cada uma das redes sociais disponíveis, vamos entender como elaborar o planejamento digital da sua empresa?
Qual a melhor rede social para a sua empresa?
Algumas perguntas devem ser realizadas na hora de selecionar a plataforma ideal para o seu negócio como:
- Meu público-alvo tem o mesmo perfil daqueles que utilizam essa rede social?
- O perfil da minha empresa se encaixa nessa plataforma?
- Posso divulgar meus produtos nessa rede?
- Essa plataforma comporta a estratégia de atuação da minha empresa?
Falar com o público certo é essencial para ter sucesso com sua estratégia de marketing digital. Conhecer cada rede social e pesquisar se sua persona se encaixa no perfil, é uma boa oportunidade para acertar na hora de escolher.
Outra dica importante é conhecer o seu concorrente. Verifique em quais redes ele está e em qual delas existe uma atuação melhor. Para avaliar a concorrência, também é possível utilizar ferramentas de pesquisa. Com elas você chega mais rápido em determinados assuntos e otimiza seu tempo. Na hora de pesquisar utilize palavras-chave, interesses e habilidades, por exemplo.
Não deixe também de participar de comunidades e grupos. Essa é uma dica preciosa para identificar melhor seus potenciais clientes.
Não se esqueça de que tão importante quanto produzir boas imagens e vídeos, se comunicar de forma sempre clara e concisa é essencial em tempos tão dinâmicos!
Apresentamos algumas dicas iniciais para você conhecer e atuar em cada uma das dez redes sociais mais acessadas no Brasil. Mas é possível ampliar seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.
Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.
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