Descubra o caminho para criar sua micro ou pequena empresa

29/11/2022 | Empreendedorismo

Muitos brasileiros sonham em abrir o próprio negócio e os números não param de crescer. As micro e pequenas empresas representam a maior parte dos empreendimentos no país e, em 2019, respondiam por 99% dos 6,4 milhões de estabelecimentos ativos. Responsáveis por 54% dos empregos no Brasil, elas geram 27% do Produto Interno Bruto da nação.

E se você também quer se tornar um empreendedor, é preciso mais que vontade! É necessário conhecer bem o mercado e as suas possibilidades de atuação. Profissionalizar o seu negócio e ter uma empresa formal são passos importantes para o crescimento da empresa.

Para estar preparado e se destacar neste cenário tão competitivo, é fundamental ir em busca de conhecimento e atualização. Uma boa forma de começar é procurar cursos gratuitos e on-line. O Sebrae disponibiliza diversos conteúdos para ajudar os empresários, como o curso Empreendedor de Sucesso, que irá te ensinar mais sobre conceitos e histórias do empreendedorismo, além de trabalhar o seu autodesenvolvimento.

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Antes de iniciar sua jornada empreendedora, vamos entender o conceito e as diferenças das micro e pequenas empresas?

Definições de micro e pequena empresa

Normalmente, estes são os formatos escolhidos por empresários que estão começando no mundo corporativo e, em ambos os casos, requerem um menor investimento inicial. Mas alguns detalhes as diferenciam. Veja abaixo:

  • Microempresa: nesta modalidade, o faturamento anual não pode ultrapassar R$ 360 mil e o número de funcionários tem que ser de até 9 pessoas, para comércio e serviço e até 19 pessoas, no setor empresarial;
  • Pequena empresa: nesse modelo de negócio, o empresário pode faturar até R$ 4,8 milhões por ano e empregar de 10 a 99 pessoas, no comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas, na indústria.

Enquadradas segundo a Lei Geral 123/2006, as micro e pequenas empresas, podem ser optantes do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições ou, segundo sua abreviação, o Simples Nacional. Essa é uma unificação e redução da carga de impostos que prevê a simplificação dos processos de cálculo e recolhimento. Na prática, isso significa menos burocracia e gastos, incentivos para ajudar a impulsionar sua empresa!

Entretanto, algumas atividades impedem a adoção do Simples como, por exemplo, factoring, transporte de passageiros intermunicipal e interestadual, produção de cigarros, refrigerantes e águas saborizadas, importação ou fabricação de automóveis, geração de energia, entre outras.

O que transforma um negócio em uma empresa de médio porte é uma renda anual maior que R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões. Quando o valor arrecadado ultrapassa R$ 300 milhões, o empreendimento já é considerado como uma grande empresa.

Os tipos societários possíveis nas micro e pequenas empresas podem variar. Existem opções sem sócios como Empresário Individual (EI) e Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

Mas também é possível optar pela adoção de sociedade LTDA – Limitada. Aqui os sócios respondem pelas dívidas da empresa até o limite de suas cotas no capital social. Importante ressaltar que as micro e pequenas empresas não podem adotar o tipo societário de Sociedade Anônima – SA.

Agora que você já sabe os critérios de classificação de cada tipo de empresa, é hora de colocar seu plano em ação. Vamos conhecer cada etapa desse processo?

Como começar o meu negócio?

Dos 18,5 milhões de pequenos negócios no Brasil, 11,5 milhões são MEI (Microempreendedor Individual). Essa é uma modalidade interessante para quem quer tirar um sonho do papel, mas não dispõe de recursos para fazer um grande investimento.

A receita anual bruta desse enquadramento é de até R$ 81 mil e existem algumas restrições. Como prestador de serviços, o MEI não pode ser sócio de outra empresa e só é permitida a contratação de um funcionário.

Mas independente do tipo de empresa escolhido para iniciar o seu negócio, algumas etapas podem facilitar o processo de abertura do seu negócio:

  • Estudar o mercado: mesmo que sua ideia pareça promissora, analise o seu setor e suas deficiências. Procure saber se o seu serviço ou produto soluciona uma demanda e também se é fácil de implementá-lo.
  • Elaborar um plano de negócio: com a proposta definida é hora de planejar sua realização. Estabeleça, por escrito, os objetivos a serem alcançados pela sua empresa, identificando possíveis erros.
  • Criar um plano de ação: sistematize uma lista com um passo a passo a ser executado. O que, como, por que, em que prazo fazer, são alguns exemplos dessa etapa.
  • Planejar e realizar a gestão financeira do seu negócio: avaliar custos e controlar gastos são fundamentais para assegurar o desenvolvimento do empreendimento.

Não se esqueça: o que separa um empreendedor do sucesso é a ação. E com planejamento é possível calcular os riscos e se preparar para realizar seus sonhos.

E para tirar sua ideia do papel, é importante desenvolver seu perfil empreendedor. Algumas habilidades podem ser trabalhadas para que você se transforme em um empresário bem-sucedido.

Empreendedorismo

Muita gente percorre todas as etapas para abertura e consolidação de um negócio, mas se esquece de se atualizar e se capacitar.

É claro que, na prática, a vivência do dia a dia empresarial tem muito a ensinar, mas se desenvolver constantemente é um diferencial em um mercado tão competitivo. Você sabia que é possível desenvolver as características empreendedoras?

Vamos conhecer algumas delas abaixo:

  • Criatividade: se esse é um ponto que você acha que deve melhorar, é possível optar por cursos que estimulem o lado lúdico como pintura, teatro, entre outros;
  • Inovação: existem cursos disponíveis em que o foco é aprimorar essa competência. Também é possível participar de oficinas que proponham soluções para problemas específicos;
  • Capacidade de superação: vencer os desafios do dia a dia empresarial é uma habilidade muito valiosa. E é possível conquistar esta característica com dinâmicas que proponham metodologias ativas e colaborativas;
  • Rede de contatos: é possível aumentar seu networking participando de eventos e feiras. Outra maneira muito eficaz é investir em redes sociais.
  • Busca de conhecimento e informação: procure sempre se qualificar por meio de cursos, palestras, congressos, oficinas, livros, etc. O Sebrae oferece diversos conteúdos gratuitos e mentorias que podem te ajudar a estar sempre atualizado.
  • Persistência: buscar ferramentas e jogos que estimulem a disciplina, organização e estratégia são maneiras de trabalhar a persistência.

Além dessas competências, um empreendedor de sucesso costuma ter uma boa habilidade comunicativa e capacidade de persuasão, resiliência para aprender com as dificuldades e tirar lições positivas de cada uma delas, além de muito comprometimento e trabalho em equipe.

Engana-se quem pensa que um empreendedor age de forma individual e solitária. Para uma empresa prosperar é preciso trabalhar bem com as pessoas, não só prestadores de serviço e colaboradores, mas também fornecedores e clientes, desenvolvendo respeito e empatia constantemente.

Por fim, lembre-se que o empreendedorismo é uma atitude e um estilo de vida. Nem sempre esse modo de ver e agir está relacionado à abertura de um negócio.

Ter uma atitude empreendedora é saber solucionar problemas, buscar inovação e criatividade para o contexto e agir em prol do desenvolvimento pessoal e social. O desenvolvimento dessas capacidades é benéfico em todos os setores e esferas da vida de uma pessoa.

Outra característica fundamental de um empreendedor de sucesso, é saber gerenciar seu negócio de forma estratégica.

As competências de um gestor também podem ser trabalhadas e algumas dicas podem te ajudar neste processo:

  • Definição de objetivos e metas claras: nesse ponto sempre entra em questão um bom planejamento antes de qualquer tomada de decisão;
  • Sistemas de gestão: tente encontrar um único sistema para controlar todas as demandas da empresa, gastos, folha de pagamento e dados;
  • Análise SWOT: uma ferramenta muito utilizada que ajuda a prever ameaças, encontrar oportunidades, além de compreender pontos fortes e fracos da empresa;
  • Fluxo de caixa: mantenha as informações referentes a entradas e saídas financeiras sempre em dia.

Apresentamos algumas dicas iniciais para empreender com segurança e planejamento. Mas é possível ampliar seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer o seu negócio decolar.

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