Como elaborar um planejamento para vender on-line

29/11/2022 | Vendas

Durante a pandemia, para muitas empresas, a venda on-line deixou de ser uma opção de canal de distribuição e tornou-se a única possibilidade. Muitos negócios tiveram que se adaptar à transformação digital de forma rápida e, às vezes, sem estratégia, para sobreviverem.

No cenário pós-Covid, a importância do e-commerce continuou crescendo. Hoje, para alavancar os resultados, o mercado demanda das marcas, cada vez mais planejamento da presença on-line.

Atualmente, a influência da Internet nos empreendimentos é muito grande e quem está fora, está perdendo em diferencial competitivo

Com o curso gratuito do Sebrae: Marketing Digital: planejar para vender pela Internet, sua empresa vai dar um passo importante para se destacar. Nele, você vai conhecer os canais de comunicação e vendas pela Internet, além de aprender a criar estratégias que contemplam os pilares de produto, preço, praça, promoção e pessoas.

Acesse o curso: Marketing Digital – planejar para vender pela Internet

Porque sua empresa precisa ter uma presença estratégica na Internet

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2021, 155,7 milhões de pessoas utilizaram a Internet no país, dado que representa 84,7% da população. E, de acordo com o Governo Federal, 90% dos lares brasileiros já tem acesso digital. Dentre os usuários, a maioria acessa a Internet via dispositivo móvel e 98,8% dos respondentes, utilizam a rede via celular.

Esse número elevado de pessoas conectadas é uma das justificativas do crescente surgimento de lojas virtuais e transações via e-commerce.

A tendência é que esse cenário se intensifique. Em 2018, o faturamento do e-commerce no Brasil foi de R$ 53,4 bilhões de reais, chegando a 61,2 bilhões, em 2019, com um aumento de 15%. Em 2022, o comércio eletrônico registrou um faturamento total de R$ 182,7 bilhões, segundo a Ebit Nielsen, valor que representa um recorde no setor.

Os dados da pesquisam mostraram também que 89% dos brasileiros procuraram ao menos um produto on-line ou serviço para comprar. Destes, 70% efetuaram a compra.

Sendo assim, uma boa estratégia de marketing deve obrigatoriamente envolver a presença da sua empresa em plataformas digitais.

E então? Seu negócio está preparado para este cenário?

Os 5 P’s do marketing digital

Para implementar uma boa estratégia de divulgação é importante começar pelos conceitos mais básicos, porém importantes, do marketing digital.

Os 5P’s se referem a produto, preço, praça, promoção e pessoas e servem para dar uma direção ao seu negócio, ajudando a atrair e fidelizar clientes.

Vamos começar falando sobre produto? Não importa o ramo de atuação. É preciso oferecer algo aos clientes, seja um produto ou um serviço, para que uma empresa exista. E é pensando sobre o produto que você e seu time conseguem entender e definir para quem vão vender. Para ser bem-sucedido, é preciso ter clareza sobre o que você comercializa e, para isso, ter a resposta para algumas perguntas é fundamental: o que você vende? Quais os desejos ou necessidades que seu produto ou serviço atende?

Depois, é hora de refletir sobre o preço. Para sobreviver no mercado, é preciso cobrar um preço justo pelo que se vende e, nesta fase, você vai justamente pensar sobre o valor que cobrará. Para isso, é importante ter em mente algumas perguntas: quanto vale o que você vende para o consumidor? Quais são os seus gastos de produção e distribuição? Você vai ter a necessidade de criar promoções? Quanto seus concorrentes cobram?

Quando falamos em praça, nos referimos ao canal de vendas ou como o seu cliente vai chegar até o seu produto ou serviço. Para isso, você e sua equipe precisarão responder algumas perguntas: onde o seu público procura por eles? Quais os melhores pontos de venda, no caso de lojas físicas? Em ambientes digitais, qual o melhor canal (lojas virtuais, e-commece próprio ou redes sociais)? Qual a área de abrangência da entrega e volume do estoque?

Já o P, de promoção, tem o sentido de divulgar e promover as vendas, sendo diferente de fazer liquidações. Promoção neste caso diz respeito às estratégias de marketing. Então, para começar a pensar sobre isso, é preciso responder às seguintes questões: como será a divulgação dos seus produtos? Como os clientes conhecerão a sua empresa? Como vai acontecer a integração das estratégias de marketing?

Por fim, mas não menos importante, chegamos ao P de pessoas. Para colocar em prática os 4P’s anteriores é preciso conhecer o comportamento de quem você precisa atingir com a sua estratégia. Imaginar o seu cliente ideal é uma das maneiras de te ajudar nisso.

Agora que você conhece as etapas para dar os primeiros passos na formulação da sua estratégia de marketing digital, é hora de começar a implementar o que aprendeu.

Vamos colocar a mão na massa?

Marketing digital, na prática

Para iniciar o seu planejamento digital, é importante organizar de forma clara as informações levantadas ao pensar sobre os 5P’s.

O Sebrae disponibiliza, por meio de conteúdos no portal, planilhas e infográficos sobre o assunto. Você pode aproveitar o material para começar a implementar de forma estratégica o posicionamento digital da sua empresa.

Mas antes, não se esqueça de conhecer a legislação vigente para o comércio eletrônico. Acesse o decreto e se previna na hora de estruturar sua loja ou comércio virtual.

O passo a passo de uma venda digital geralmente passa pelos seguintes pontos:

  • Escolha do cliente.
  • Pedido de compra.
  • Recebimento do pedido.
  • Transação financeira.
  • Validação do pedido.
  • Validação recebida pelo cliente.
  • Estoque/compra.
  • Expedição.
  • Transporte.
  • Recebimento do pedido.
  • Pós-venda.

Agora que já sabemos mais sobre como atuar no comércio on-line, vamos aprender sobre os canais digitais?

Você conhece as vantagens e desvantagens dos canais na Internet?

Na hora de estruturar o seu negócio é comum surgirem algumas dúvidas: devo abrir uma loja virtual ou vender por meio das redes sociais? Preciso abrir um e-commerce ou seria melhor atuar em marketplace? O investimento inicial de um e-commerce é alto?

Uma boa maneira de responder essas questões é compreendendo os pontos positivos e negativos de cada um dos canais de vendas digitais.

No e-commerce você tem acesso simplificado às informações de monitoramento das vendas, o investimento tende a ser baixo em comparação aos pontos físicos, a marca pode ser trabalhada de forma mais intensa e o planejamento pode ser focado nos objetivos do negócio.

Porém, as lojas virtuais de pequenos negócios podem demorar para ganhar credibilidade no mercado, e é necessário gerenciar pedidos e tempo de entrega. É fundamental também escolher a melhor plataforma, considerando as possibilidades de personalização e gerenciamento das informações e, por fim, é preciso adquirir o certificado SSL para segurança e realização de um bom SEO.

Outra opção no comércio digital são os marketplaces. Eles são plataformas que conectam vendedores e consumidores, funcionando como uma espécie de shopping virtual. Por meio deles, o empreendedor pode oferecer o seu produto dentro de um site já conhecido com maior abrangência de atuação.

A vantagem é que os marketplaces podem contribuir para ampliar a visibilidade e as vendas do negócio. A distribuição tende também a ser facilitada por processos de logísticas já implementados e a divulgação dos seus produtos é feita para públicos bastante diversos.

O ponto negativo, além das taxas pela venda dos produtos, é o fato deste canal dar pouca atenção às empresas, por contarem com inúmeros parceiros.

As redes sociais também são uma excelente alternativa, tanto para divulgação, quanto para a construção da sua loja on-line. Você sabia que é possível ter um e-commerce dentro do Facebook? Na plataforma, é possível divulgar seus produtos também no Instagram, já que as empresas fazem parte do mesmo grupo.

Nesse canal você também encontra prós e contras. Se o seu público-alvo acessa essa rede social, a divulgação de seu produto será facilitada, o serviço é gratuito e a interface simples. Além disso, é possível direcionar e patrocinar postagens, tornando a interação mais humana e criando proximidade com seu potencial cliente.

Mas também existem desafios. Os recursos de customização são limitados, existe a presença ampla da concorrência e há ainda a dificuldade de demonstrar informações sobre o empreendimento e variedade de produtos.

Se você chegou até aqui, já sabe sobre as principais formas de se vender pela Internet.

Vamos explorar agora as características que um empreendimento precisa ter para fazer sucesso nas vendas on-line?

Dicas para atuar no mercado digital

O mundo eletrônico envolve alguns pontos que podem garantir o sucesso de um negócio.

Conhecer cada um deles é fundamental para divulgar e vender com segurança:

  • Opte por sites que ofereçam selos de segurança;
  • Fique por dentro de todos os aspectos legais para implementação do seu negócio;
  • Monitore constantemente suas vendas e transações;
  • Conheça e se atualize sempre sobre o seu público;
  • Planeje ações com antecedência e estratégia;
  • Tome cuidado com o uso de imagens de boa qualidade e fontes legais.

Crie estratégias e se capacite para entregar sempre o melhor. Um erro recorrente é focar em atrair novos clientes e se esquecer daqueles que costumam comprar com frequência.

A etapa do pós-venda e da fidelização é tão importante quanto o processo de conquistar.

Apresentamos algumas dicas iniciais para você implementar de forma planejada, estratégias de marketing digital e aumentar suas vendas. Mas é possível ampliar seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer o seu negócio decolar.

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