Gestão de redes sociais para empresas

07/11/2022 | Marketing Digital

As redes sociais são um dos melhores e mais importantes canais de vendas dos últimos anos. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 79,9% da população tem acesso à Internet no Brasil. E isso quer dizer que, hoje em dia, estar presente digitalmente se tornou indispensável para garantir mais oportunidades de negócios. O gerenciamento eficaz das mídias sociais ajuda a posicionar a marca, aproximar do consumidor final e aumentar a receita de uma empresa.

Ainda que fisicamente separados, nos conectamos diariamente seja por e-mails, WhatsApp, Instagram, LinkedIn ou Facebook. O mesmo acontece ao comprar e vender produtos ou serviços pela Internet. O processo de digitalização das empresas se consolidou após a pandemia e as transações on-line já são parte do nosso cotidiano.

Segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro, o comércio digital apresentou um faturamento recorde em 2021, com crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior. O valor chegou a mais de R$ 161 bilhões, com um número de 353 milhões de entregas.

Desta forma, estar bem-posicionado no digital já deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser questão de sobrevivência no mercado.

Com o curso on-line e gratuito do Sebrae: Sua empresa nas redes sociais, você vai aprender a identificar oportunidades, conversar com seu público-alvo, produzir conteúdos que engajam e a divulgar o seu negócio nas mídias digitais.

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As redes sociais são boas para o meu negócio?

Atualmente, elas são fundamentais para o posicionamento das marcas. Por proporcionarem um canal direto com o consumidor, as redes sociais não são apenas um modo de divulgar a sua empresa. Elas funcionam também como um contato próximo e, muitas vezes, instantâneo com o público.

Para usar os canais digitais a seu favor, é preciso conhecer suas características e saber como usar as ferramentas estratégicas para alavancar mais vendas para o seu empreendimento.

Planejar a atuação da sua marca na Internet é um importante passo para o sucesso do seu negócio. Veja a seguir alguns pontos essenciais para tornar a sua conexão com os consumidores, verdadeira e duradoura!

Gerenciamento estratégico das redes sociais da sua empresa

A presença on-line de uma marca precisa ser estruturada e focada em seus objetivos e propósito.

Já são mais de 3,2 bilhões de pessoas no mundo que acessam a Internet, segundo a União Internacional de Telecomunicações, órgão vinculado a ONU. No Brasil, temos cerca de 102 milhões de internautas, de acordo com os dados do IBGE, números que tornam o país o quinto mais conectado do mundo.

Com tantas pessoas on-line, apostar nas redes sociais abre muitas portas e oportunidades. Mas atenção! A exposição da sua marca no meio digital deve ser constante e coerente, caso contrário, poderá representar até uma ameaça para o seu empreendimento.

Para evitar tal risco, é preciso ficar atento às seguintes questões:

  • Vou conseguir alimentar meu perfil com conteúdo relevante para meus consumidores e futuros clientes?
  • Sei qual imagem quero passar e como minha marca será lembrada?
  • Vou ter tempo para acompanhar postagens dos clientes e seus feedbacks?
  • Tenho clareza sobre qual é o benefício que a minha empresa oferece?
  • Meu público-alvo usa essa rede social?

Após esta análise inicial é hora de se preparar para planejar a presença da sua marca nas mídias digitais!

Definindo sua atuação nas redes

Antes de definir a sua estratégia nas redes sociais, vamos falar sobre marketing na era digital?

Para o teórico norte-americano Philip Kotler, vivemos a era do Marketing 4.0. Isso quer dizer que o marketing com o qual estávamos acostumados continuará a existir, mas o digital seguirá ganhando cada vez mais força e se tornando o principal responsável pelos resultados das empresas.

Um empreendimento com atuação on-line efetiva oferece agilidade, custos reduzidos e personalização. Se você chegou à conclusão de que as redes sociais são uma boa ferramenta para criar interação entre o seu negócio e o público-alvo, é hora de definir como sua atuação vai acontecer.

Como um ponto de encontro entre você e seu consumidor, essas mídias podem ser um termômetro da popularidade e sucesso da sua marca. Mas um erro comum é acreditar que apenas a quantidade elevada de seguidores é sinônimo de boa comunicação e vendas.

Sem uma estratégia de marketing, você pode estabelecer uma conversa com as pessoas erradas e se distanciar do seu público.

Para definir qual a melhor forma de atuação, confira as dicas a seguir:

  • Conheça o seu público,
  • Estabeleça seu tom de voz,
  • Defina seus objetivos,
  • Escolha os melhores canais e formatos adequatos para os conteúdos,
  • Faça um planejamento de temas, periodicidade e insumos necessários,
  • Seja constante,
  • Analise sempre seus resultados e vá adequando, se necessário, para otimizar sua performance.

Após definir seu formato de atuação, é preciso estabelecer quais são os meios mais estratégicos. Existem diferentes redes sociais disponíveis e, cada uma delas, possui um modelo específico de conexão com os clientes.

Vamos entender quais são as redes sociais e como elas funcionam?

As redes sociais de relacionamento são aquelas que demandam mais interação com o público. Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Snapchat são alguns exemplos.

Para alcançar um bom resultado nessas mídias, é importante ficar atento ao material publicado. Boas fotos são sempre necessárias, mas é fundamental se certificar sobre os direitos autorais desse material.

O Pinterest e o YouTube são boas redes para demonstrar produtos, pontos fortes do seu negócio, dar visibilidade a informações institucionais, funcionando como uma espécie de vitrine virtual.

Por fim, nas redes de reputação, as pessoas avaliam e compartilham percepções e experiência sobre diversos negócios. Essas opiniões podem ser tanto positivas quanto negativas e requerem preparo para dar feedbacks. O Reclame Aqui e o Tripadvisor são algumas delas.

Outras opções são as redes de localização geográfica, com indicações de locais próximos onde você está, como o Foursquare, Waze e Google Places.

Uma sugestão é testar várias possibilidades de redes e descobrir em qual delas o seu público-alvo interage melhor com o negócio.

Vale questionar alguns pontos antes de apostar em uma mídia específica:

  • Meu público-alvo tem o mesmo perfil daqueles que utilizam essa rede social?
  • Posso divulgar meus produtos nessa plataforma?
  • Essa rede comporta a estratégia de atuação da minha empresa?

Só após responder a essas perguntas é que o canal deve ser definido.

Publicando conteúdos nas redes sociais

Quer começar a postar e ainda não sabe como? Sempre parta do planejamento das postagens! Uma dica é colocar no papel todas as palavras e frases relacionadas ao seu negócio. As opiniões e sugestões das pessoas de dentro e fora da empresa também são válidas para ajudar no levantamento destes assuntos.

Feito isso, é hora de organizar as ideias, separando-as por temas. Isso ajuda na hora de escrever os textos e selecionar as imagens e vídeos.

Chegou a hora de publicar!

Algumas dicas importantes podem ajudar a definir a linguagem e os conteúdos! Vamos lá?

  • Priorize as informações importantes no início do texto;
  • Use uma linguagem condizente com o perfil do seu público-alvo;
  • Construa textos claros e concisos;
  • Realize uma boa edição no material antes de publicar;
  • Se for adequado, use o humor e a criatividade para trazer leveza;
  • Utilize hashtags. Algumas redes publicam os assuntos mais comentados do momento e isso pode ajudar no seu alcance;
  • Separe um horário e dia fixos para as postagens.

Não se esqueça que as redes sociais são um espaço de exposição de ideias e opiniões, portanto é essencial ter paciência e educação na hora de interagir com os seus clientes.

Responder uma crítica exige muita calma, bons modos e serenidade. Mesmo se a reclamação não proceder, vale ter frieza para elaborar um texto assertivo e claro. E lembre-se: nunca apague um comentário negativo! Isso pode passar uma má impressão do seu negócio.

O sucesso do seu empreendimento nas redes sociais depende não só de planejamento e presença ativa, mas de monitoramento de resultados.

Apresentamos algumas dicas iniciais para entender como funciona a dinâmica de postagens e utilização das redes sociais. Mas é possível ampliar seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer o seu negócio decolar.

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