Aprenda a formar e liderar equipes

06/12/2022 | Liderança e Pessoas

Empreender é saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. Para isso, o empresário precisa fazer com que todos os seus liderados trabalhem focados no mesmo objetivo e entendam a importância e o impacto que suas ações têm no desenvolvimento da empresa.

Existem diversos cursos de liderança e gerência de pessoas que podem ajudar o empreendedor nesta formação rumo ao sucesso. O Sebrae disponibiliza, de forma gratuita e on-line, conteúdos sobre esses temas. Com os cursos: A liderança na gestão de equipes e Gestão de pessoas, você aprende a organizar, resolver conflitos e gerenciar com eficácia os processos de recrutamento e seleção.

Acesse o curso: A liderança na gestão de equipes

A importância de buscar conhecimento sobre o tema

É fato que saber liderar e realizar uma boa gestão de pessoas são competências essenciais para qualquer empresário que quer fazer o seu empreendimento crescer.

Um líder, além de comunicar com clareza, é uma referência para seus colaboradores. Ele sabe para quem delegar determinadas funções, porque confia em seu time.

Mas essas qualidades não são um dom. Elas podem ser desenvolvidas com capacitação e aprimoramento constantes. O mesmo acontece com a gestão de pessoas que pode ser melhorada, por meio de técnicas e uso de ferramentas adequadas.

Vamos entender melhor o que é liderança?

Um líder não é aquele que comanda de modo imperativo uma equipe, mas alguém que organiza, aponta o caminho, motiva e inspira.

As principais competências envolvidas no ato de liderar são muito mais agregadoras do que se imagina. Escutar, compreender e acolher o time, potencializando suas individualidades, são maneiras de criar um ambiente de trabalho saudável e que gera resultados.

Estimulando relações respeitosas e produtivas, fica mais fácil alcançar as metas estabelecidas na estratégia do negócio.

Confira algumas dicas valiosas para se tornar um bom líder!

Não tente se impor pelo poder

Um chefe autoritário desmotiva seu time e acaba minando o potencial de inovação dos colaboradores.

Aprimore seus conhecimentos

O mundo está mudando muito rápido e o comportamento das pessoas também. Você precisa aprimorar suas técnicas para se tornar um gestor que inspira sua equipe. Faça cursos, leia, vá a palestras, dentre outros! O importante é se aperfeiçoar!

Conheça sua equipe

Para fazer uma boa direção, é preciso conhecer os profissionais que estão com você. Entenda as particularidades e necessidades das pessoas do seu time. Dessa forma, você irá criar uma relação verdadeira e saberá como motivá-los e extrair o melhor de cada um.

Seja flexível

Um bom líder conhece todas as regras e trabalha para que elas sejam cumpridas, mas também sabe que é preciso ter momentos de adaptação e flexibilização, para atuar em prol de um ambiente harmônico e que propicie inovação.

Admita os próprios erros

Um bom gestor nunca foge das responsabilidades e deve ter humildade em reconhecer eventuais equívocos.

Mantenha uma escuta ativa

Ouça a sua equipe! Boas ideias podem surgir e gerar oportunidades de crescimento! Isso deixará seus colaboradores mais motivados!

Liderar é sobre pessoas e não sobre processos

Foque em seus funcionários! Além de conhecer particularidades e escutar sua equipe, é muito importante que um líder nunca perca o contato com seus colaboradores diretos.

O gestor deve guiar pelo exemplo!

Pontualidade é uma característica importante em sua corporação? Então seja o mais pontual possível! Você deve ser o exemplo para seus liderados.

Equilíbrio é fundamental para uma gestão eficiente!

Procure manter sempre o equilíbrio e a inteligência emocional. Exageros nunca são bem-vindos no ambiente corporativo.

Crie metas objetivas e claras

Um bom diretor sabe definir objetivos viáveis para a empresa e também os comunica de forma assertiva. Para que a equipe “compre” as metas do negócio, é preciso envolvê-la em todo o processo, desde a criação até o reconhecimento dos resultados.

Além das dicas apresentadas acima, você deve ficar atento a grandes talentos em sua equipe. Ao reconhecê-los, invista no desenvolvimento desses profissionais.

Uma boa liderança busca engajar a equipe constantemente. Mas para que ela alcance bons resultados é preciso focar também na gestão de pessoas.

Compreendendo a gestão de pessoas

A gestão de pessoas é o conjunto de atividades realizadas para desenvolver os colaboradores em uma empresa e são diversas as habilidades necessárias para colocá-la em prática.

Você já parou para pensar na importância que os indivíduos têm para uma corporação? O capital humano é um dos pilares que confere diferencial e eleva a competitividade de qualquer empreendimento. Para se ter ideia da relevância desse ativo, basta pensar no esforço envolvido na substituição de funcionários de alta performance.

Nunca se valorizou tanto as equipes quanto hoje. A mudança também é conceitual, já que os funcionários são cada vez mais vistos como parceiros e colaboradores.

Sendo assim, contar com uma gestão de pessoas eficaz é um investimento fundamental.

Uma boa gestão começa na contratação, com o alinhamento entre desejos e expectativas do candidato e da empresa. Mas é preciso também cuidar do dia a dia, trazendo para o time clareza sobre os objetivos da organização e promovendo um ambiente saudável e produtivo.

É necessário ainda contar com um plano para atrair, desenvolver, liderar, remunerar, manter e até mesmo demitir os parceiros.

Reconhecer que algumas estratégias como remuneração correta, bom ambiente de trabalho, atualizações e capacitações frequentes são importantes para reter talentos, também faz diferença.

Após esta reflexão inicial, vamos pensar na composição de pessoas para a sua empresa?

Como compor uma equipe ideal?

Para desenvolver um time de sucesso, o primeiro passo é buscar o aprimoramento do gestor. O segundo é compreender os objetivos do negócio. Assim, é possível alinhar as expectativas da equipe com as do líder.

Feito isso, é preciso ter atenção a alguns pontos:

  • Quais e quantos são os profissionais necessários para alcançar esses objetivos?
  • Quais são as atribuições e responsabilidades de cada colaborador?
  • Quais são os incentivos que farão com que os colaboradores alcancem esses objetivos?
  • É preciso capacitar essas pessoas ou elas virão prontas do mercado?

Antes de recrutar, é importante saber quais são os profissionais necessários para alcançar as metas e o perfil desejado.

O organograma é uma ferramenta que representa visualmente a estrutura organizacional, a hierarquia e as relações entre os diversos setores e profissionais e pode te ajudar a compreender se alguma área ou colaborador está sobrecarregado, por exemplo. Com ele, é possível organizar o fluxo de trabalho e dividir as funções.

Lembre-se que, na hora de selecionar novos funcionários, a seleção pode ser realizada de duas maneiras: via recrutamento interno ou externo.

No recrutamento interno, busca-se no atual quadro de colaboradores alguém para a nova função. Já no externo, a procura acontece no próprio mercado de trabalho, divulgando a vaga por meio de sites, portais de carreira, redes sociais profissionais, dentre outros.

Ambas as formas possuem vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas cuidadosamente pelo recrutador.

Não se esqueça de que, antes de entrar na fase de recrutamento, é preciso analisar as tendências do mercado de trabalho, fazendo com que sua empresa tenha uma imagem atrativa.

Como obter bons resultados em uma entrevista para selecionar um novo colaborador?

A entrevista com o candidato à vaga é muito importante dentro de um processo de recrutamento e seleção. Afinal, com ela é possível conhecer melhor e mais de perto cada profissional que se inscreveu. Essa é uma conversa em que a pessoa terá a chance de mostrar ao entrevistador os pontos relevantes de seu currículo.

Para ter sucesso ao realizar uma entrevista é preciso planejar cuidadosamente as perguntas que serão feitas.

Além disso, é necessário buscar a maior quantidade de informações possível sobre os candidatos. Com elas, você conseguirá avaliar se existe alinhamento entre o perfil do profissional e o seu negócio.

A aderência aos valores da empresa é um tópico importante a ser abordado durante a conversa. Procure investigar também um pouco sobre as características comportamentais do entrevistado.

Depois do recrutamento, lembre-se que é fundamental acompanhar a evolução dos seus colaboradores e isso pode ser feito por meio de uma avaliação de desempenho.

Com o diagnóstico em mãos, você consegue analisar performances em um determinado período e, assim, fornecer um feedback completo e detalhado para cada um dos seus parceiros. O feedback é uma excelente maneira de promover o aprendizado e aprimorar os resultados. Além disso, demostra consideração e respeito e ajuda a minimizar ansiedades do time.

Apresentamos algumas dicas para você aprender mais sobre liderança e gestão de pessoas. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer a sua empresa decolar.

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