Alimentação: tendências para novos negócios

26/04/2017 | Empreendedorismo

O surgimento de novos padrões de consumo de alimentos transformou e impulsiona cada vez mais o mercado de alimentação.  Os produtos naturais, com identidade e origem são a nova tendência do mercado, pois resgatam as tradições regionais e as boas práticas sustentáveis, além de promover mais qualidade de vida aos consumidores.

Com o crescimento do mercado e o aumento da procura por alimentação fora do lar, alguns nichos despontaram como ótimas alternativas de negócio como os alimentos fitness e gourmet.

A correria do dia a dia também favoreceu a procura por alimentos prontos e fracionados, dado à praticidade e economia que proporcionam. Os alimentos customizados e vendidos em food trucks também são a grande aposta do mercado.

O Brasil já ocupa a quinta colocação no ranking de vendas de alimentos e bebidas saudáveis. De acordo com um estudo da agência de pesquisas Euromonitor Internacional, entre 2009 e 2014, o mercado de alimentos saudáveis cresceu 98%. Em 2015 o mercado mundial do setor movimentou mais de US$ 27 bilhões e nos próximos anos deverá crescer cerca de 20%.

Para se manter competitivo e vender mais é preciso oferecer produtos com qualidade e segurança alimentar. Reduzir a incidência de contaminação nos alimentos, investir em ingredientes naturais e embalagens recicláveis amplia as oportunidades e perspectivas do negócio.

A prática da alimentação deixou de ser apenas necessidade e transformou-se em uma experiência para o cliente. Isso influenciou a produção e apresentação dos alimentos, já que os consumidores buscam outras sensações além do paladar.

Destacar-se no concorrido mercado de alimentação fora do lar não é uma tarefa fácil. Por isso é preciso conhecer as necessidades dos consumidores como a qualidade dos alimentos, agilidade na entrega, preço competitivo e criatividade.

Uma forma de aumentar a agilidade dos serviços é otimizar os processos dentro da cozinha, adotando tecnologias capazes de aumentar a produção. Os empreendedores também devem ficar atentos às mudanças de hábitos alimentares e à nova geração de consumidores, ávida por novidades.

Com tantas opções interessantes no mercado, é preciso planejar todas as variáveis do negócio e o posicionamento que a empresa vai ter no mercado.

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Conheça as 5 tendências do mercado de alimentação

1 – Sensorialidade e Prazer: alimentos premium, étnicos, gourmet.

2 – Saudabilidade e Bem-estar: produtos light/diet, energéticos, fortificados

3 – Conveniência e Praticidade: pratos prontos, congelados, produtos para micro-ondas

4 – Confiabilidade e Qualidade: garantia de origem, selos de qualidade

5 – Sustentabilidade e Ética: embalagens recicláveis, selos ambientais

Dicas de Sucesso

  • Adote boas práticas de fabricação e armazenamento de produtos
  • Utilize equipamentos adequados de higiene pessoal na manipulação dos alimentos como roupas protetoras, luvas, toucas, entre outros acessórios
  • Aproveite a iluminação natural e reduza o uso de lâmpadas durante o dia
  • Planeje suas compras e controle o estoque para evitar perdas e desperdícios
  • Em vez de variar demais o cardápio do dia, crie alternativas para os dias da semana
  • Não jogue óleo de cozinha usado na pia ou no lixo, ele pode ser reciclado ou vendido
  • Promova ações voluntárias que contribuam para o desenvolvimento das comunidades

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