Aprenda a vender pela internet

06/12/2022 | Marketing Digital

A Internet já se consolidou como um importante canal de vendas para os mais diferentes tipos de negócios, sobretudo após a pandemia. Mas para comercializar os seus produtos on-line e alcançar o sucesso, você precisa de planejamento e também conhecer as ferramentas de marketing digital.

Apesar de não ser sinônimo de marketing digital, as redes sociais são um de seus instrumentos mais conhecidos. Segundo o último levantamento da pesquisa Digital 2022 da Hootsuite e We are social, o mundo conta hoje com 4,62 bilhões de pessoas conectadas às mídias sociais.

Com o curso gratuito e on-line do Sebrae: Marketing digital: planejar para vender pela Internet, você aprende sobre a influência da rede social nos negócios, a realizar seu planejamento para vender on-line, além de conhecer os 5 P’s do marketing aplicados a esse novo contexto.

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Vamos aprofundar um pouco mais sobre esse tema?

A influência do marketing digital para as empresas

Sabemos que, atualmente, é mais difícil comercializar um produto ou serviço sem divulgá-los em plataformas digitais. Isso quer dizer que a marca que não aplica uma estratégia de marketing bem estruturada na Internet, pode estar perdendo consumidores e um canal de divulgação muito relevante.

Pare para pensar: como você pesquisa hoje o que quer comprar e como realiza essas compras? Provavelmente você lembrou primeiro das redes sociais e dos sites de busca.

Até julho de 2022, o Brasil ocupava o 3° lugar no ranking mundial de usuários do Instagram, com um total de aproximadamente 122 milhões de pessoas.

E essa plataforma é uma das mais utilizadas pelas marcas ao escolher uma estratégia de divulgação. Ela fica atrás somente do WhatsApp e do YouTube com 165 e 138 milhões de usuários, respectivamente. Além disso, o Brasil é o segundo país que mais realiza pesquisas no Google, perdendo somente para a Índia.

Assim, não é de se estranhar que no segundo trimestre de 2022, de acordo com levantamento realizado pelo Neotrust, o e-commerce brasileiro tenha apresentado um crescimento de 4,3% no número de pedidos, entre os meses de abril e junho, tendo um faturamento de 38,4 bilhões de reais.

A Internet já alcançou também 90% das residências do país. Esses são números impressionantes, certo?

Ainda resta alguma dúvida de que é preciso investir em uma estratégia de marketing digital estruturada para se destacar no mercado?

Então, vamos aprender como aplicar o marketing digital em seu negócio!

O marketing digital é um conjunto de ações elaboradas para o universo on-line e seus canais, com o objetivo de promover marcas, serviços e produtos. E são diversas as opções de ferramentas que podem ser utilizadas para ajudar a atingir a meta e se comunicar de forma eficaz com o seu público-alvo.

Com base em sua área de atuação e nas características da atividade da sua empresa, você vai fazer escolhas e estruturar ideias para chegar aonde deseja.

Mas antes de começar a vender pela Internet, é necessário definir alguns pontos como: produtos, preços, canais onde serão feitas as vendas, a área de abrangência para o envio, tempo de produção, divulgação e processo de entrega.

Também conhecidas com 5P’s do marketing, essas definições acima são divididas entre: produto, preço, praça, promoção e processos. Ao pensar sobre cada uma delas, você terá mais clareza para planejar sua estratégia de marketing digital.

A venda on-line também segue um passo a passo e é preciso estar atento a cada fase desse processo. Ele vai desde a escolha feita pelo cliente, passando pelo pedido de compra, recebimento da solicitação, transação financeira, validação, envio de confirmação para o consumidor, gerência de estoque, expedição e transporte, até finalmente, o produto chegar em seu destino.

Mas se você pensa que acabou por aí, saiba que ainda falta uma etapa bastante importante e fundamental para fidelizar o cliente: o pós-venda.

O empreendedor deve se preparar de forma estratégica para cada um dos momentos da jornada de compras on-line e também para esta fase posterior, prevendo possíveis desafios, mudanças e problemas no caminho.

Vamos pensar agora nos ambientes de comercialização?

Vendendo pela Internet

Se você optar por abrir uma loja virtual própria, encontrará alguns pontos positivos como, por exemplo, o controle e acesso às informações para monitoramento das vendas, investimento baixo, possibilidade de trabalhar sua marca de forma bem efetiva e condições de elaborar um planejamento totalmente focado em seus objetivos.

Por outro lado, existem alguns pontos de atenção que você deve colocar na balança ao decidir entre um e-commerce próprio ou uma plataforma com reconhecimento no mercado. A credibilidade de novas lojas virtuais, principalmente de pequenos negócios, é limitada se comparada aos grandes portais ou marketplaces.

Lembrando ainda que sua loja pode ser hospedada em vendedores virtuais como Mercado Livre, Magazine Luiza, Submarino, entre outros, ou até mesmo nas redes sociais, como no Facebook com o F-commerce. Esta última plataforma permite, a partir da integração de duas redes do mesmo grupo, que as suas vendas também aconteçam pelo Instagram.

Um importante fator que merece muita atenção se você optar por desenvolver sua loja, é a segurança das transações e informações de clientes. O SSL “Secure Sockets Layer” (camada de soquete seguro), é um certificado digital que autentica a identidade de um site e possibilita uma conexão criptografada. Ele é essencial para proteger as transações on-line e manter a privacidade e a segurança das informações dos seus consumidores.

Outra ferramenta também muito relevante para quem quer ter uma loja digital própria de sucesso, é o SEO “Search Engine Optimization” (Otimização de mecanismos de buscas). O SEO é um conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que visa melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos sites de busca.

Agora vamos compreender quais elementos garantem o funcionamento eficaz do seu comércio eletrônico?

Como ter sucesso nas vendas

Para vender de forma segura e estruturada na Internet você precisa se preocupar com alguns pontos:

  • Tenha páginas virtuais seguras e com boa navegabilidade;
  • Cuidado com o uso de imagens: se preocupe com a qualidade e cheque as fontes;
  • Mantenha atenção aos aspectos legais;
  • Planeje adequadamente as suas ações e promoções;
  • Conheça seu público;
  • Gerencie e monitore adequadamente todas as informações.

Um dos pontos que citamos acima e que vale aprofundar, diz respeito ao público. Definir a sua persona é importante para te ajudar a criar uma comunicação interessante e voltada para as pessoas certas.

Diferentemente do público-alvo, a persona leva em conta um conjunto de perfis reais, e é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Ela é construída a partir de hábitos de consumo, preferências, estilo e vai te guiar quanto ao tom de voz do seu conteúdo, além de te ajudar a definir as melhores redes para se comunicar com seu consumidor em potencial.

Mas existem outras maneiras de estabelecer a comunicação com seu cliente além das redes sociais. E-mails, blogs, vídeos e e-books são alguns exemplos e possibilidades.

Ao programar sua divulgação, lembre-se também que é preciso fazer uma chamada para a ação. Conhecida como Call to Action, essa estratégia convida o seu consumidor a acessar links ou botões com mensagens do tipo “acesse aqui”, “envie agora seu pedido”, “compre agora”, entre outras.

Por fim, não se esqueça de mensurar seus resultados. Algumas plataformas oferecem informações bem precisas como tempo médio de visualizações de páginas e taxa de rejeição de cada uma delas. Alguns exemplos são o Google Analytics e o RD Station Marketing.

Como você viu, são várias as ferramentas disponíveis para te ajudar a realizar ações de marketing digital e converter potenciais clientes em consumidores fiéis.

Não deixe de elaborar um planejamento contendo um relatório do estado atual, estudo do público-alvo, definição dos objetivos, cronograma e monitoramento.

Esse planejamento pode mudar conforme as ações vão sendo implementadas ou as necessidades do seu negócio vão evoluindo, mas é um ponto de partida indispensável.

Da mesma maneira, sua persona pode se transformar com o tempo e a medida que você vai tendo mais dados dos seus clientes reais. Acompanhe e anote seus resultados para adaptar suas estratégias e objetivos, caso seja necessário.

Apresentamos algumas dicas para você se capacitar e aplicar as melhores estratégias de marketing digital, ampliando a comunicação entre sua empresa e seus clientes. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer a sua empresa decolar.

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