Desenvolva promoções em 5 passos

15/02/2018 | Vendas

Promoções bem articuladas podem alavancar seu negócio. Elas são as maiores responsáveis por trazer novos clientes e por recompensar os parceiros fiéis. Além disso, impulsionam produtos que estejam em lançamento ou que precisam de maior fluxo de venda. Para que tenham toda essa força, você precisará tomar 5 cuidados que vamos descrever logo à frente. Mas primeiro, vale entender melhor essa prática, já que as confusões são comuns e levam a erros.

Conceitualmente, promoção é um conjunto de métodos e recursos que têm objetivo de aumentar o volume das vendas. Ela pode ser feita para um produto ou serviço e tem período de tempo determinado. Para que faça sentido para o cliente, é importante proporcionar um benefício concreto, sensibilizando-o naquele momento. O consumidor precisa entender que se trata de uma oportunidade que vale a pena abraçar. Caso contrário, não vai aderir e sua promoção tem menos chances de sucesso.

O próprio conceito nos indica que existem alguns métodos que devem ser observados. Vamos a eles?

  1. Tempo determinado

Uma vez que você está oferecendo uma oportunidade diferente, o tempo pelo qual ela vale é crucial. Prolongar uma campanha por muito tempo faz com que o benefício adicional observado seja “incorporado” ao produto ou serviço. Isso reduz o impacto e os resultados da ação promocional. Além disso, uma promoção prolongada perde o senso de urgência e valor. Isso gera a sensação para alguns clientes de que a ação foi falsa, levando a uma perda de credibilidade.

Um bom exemplo são os descontos. Embora eficientes, é preciso tomar cuidado. Eles nunca devem ser muito frequentes, para que não haja risco de cair em descrédito. E também  para que o produto não ficar dependente somente dele, sendo fortalecido pela sua qualidade.

  1. Comunicação eficaz

É certo que toda promoção deve ser comunicada ao público-alvo. E é necessário observar também quais os melhores canais de comunicação para fazer isso. O que muitas vezes varia de acordo com perfil do cliente e canais de preferência. Nesse ponto é necessário ter em conta a facilidade de acesso à informação. E também a forma como ela chega ao consumidor que deve ser da forma mais atrativa possível.

Você se comunica bem pelas mídias sociais? A promoção precisa fazer parte delas. Faz ações com parceiros, de outros negócios? Deixe material de divulgação neles.

Aqui temos outro ponto importante. Na ânsia de fazer promoções, os empresários esquecem de um ponto importante na promoção de vendas: a divulgação. Ela pode ser da própria loja, de seu conceito ou de ambos. Portanto, faça uso da fachada da loja através de banners, faixas e displays, leve o consumidor até você!

Priorizar clientes frequentes é uma boa estratégia. Para isso, faça uso de canais diretos. Isso faz com que eles se sintam valorizados e possam aproveitar as condições especiais. O que pode ser feito antes do público geral. Assim, você fideliza esse cliente que também lhe ajudará na sua divulgação!

  1. Regras claras

Muitas vezes são criadas promoções com muitos detalhes. Quanto mais difícil de entender, menor a atenção e a curiosidade do consumidor. A transparência nas regras e facilidade das mesmas são elementos essenciais para aproximar os clientes da sua oferta.  Nesse sentido, regras que deixem explícitos os benefícios e condições da promoção sem muitas exigências para participar fazem mais sentido.

  1. Promoções para todos

É necessário que a promoção tenha um caráter universal. Ou seja, tem que ser válida para todos que se encaixarem nos requisitos exigidos, sem distinções. Quando o anúncio ou campanha sugerem um benefício ou condição, ele deve ser cumprido. Gera desconfiança no consumidor o fato de chegar à loja e descobrir que o benefício informado não procede.  Ou até mesmo que tem alguma outra condição implícita que não foi informada previamente. Isso retira toda transparência da promoção, além de prejudicar a imagem do seu negócio para promoções futuras.

  1. Objetivo definido

É importante que as promoções sejam feitas a partir de um método definido para gerar resultados. Fazer uma promoção apenas por fazer acaba sendo um erro de muitos empresários. Por isso, a definição de um objetivo inicialmente torna-se essencial. Você mais do que ninguém sabe exatamente a prioridade do seu negócio. Você está fazendo determinada promoção com qual finalidade? Baixar estoque? Aumentar as vendas em determinado período? Trazer clientes novos? Ganhar publicidade?

O objetivo bem definido irá ditar quais são as melhores estratégias para seu negócio. Ele define também as melhores formas de colocá-las em prática. O objetivo te levará a escolher o seu tipo de promoção. Ela pode ser progressiva, por meio de cupom de desconto, descontos/promoções e descontos na compra em atacado.

Defina seu objetivo de forma precisa e busque saber o que cada um desses tipos representa para o seu negócio. E, se tiver alguma dúvida, conte com a gente para auxilio em pesquisas, esclarecimentos e apoio ao seu negócio!

Sucesso e ótimos negócios!

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