Planejamento estratégico. Para que serve isto?

02/06/2017 | Vendas

Segundo o grande poeta e matemático Lewis Carrol, “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. O objetivo de um Planejamento Estratégico é definir um alvo e traçar o caminho até ele. Qual o seu ponto de partida, para onde você vai e como chegar lá. Contudo para chegar lá é preciso de um mapa e, neste caso, não será um mapa geográfico, mas de passos a serem dados, de atividades a serem cumpridas para se conquistar um objetivo.

Para começar nossa jornada vamos identificar os sete mitos comuns quanto ao planejamento estratégico.

  1. É para empresa grande;
  2. Tenho que ter dinheiro para fazer;
  3. É algo para ficar no papel, não é aplicável;
  4. Posso copiar o Planejamento Estratégico do meu concorrente;
  5. É somente um amontoado de frases bonitas bem escritas;
  6. Não tenho que ter um P.E. pois estou como microempresário;
  7. É apenas um enfeite.

Primeiro passo

Toda viagem começa com o primeiro passo, e aqui consiste em compreender as variáveis que podem afetá-lo de forma positiva ou negativa.

Estas variáveis podem ser do tipo que pode controlar ou não. Estas que podemos influenciar são as chamadas Forças & Fraquezas, como por exemplo o seu recurso financeiro, selecionar as pessoas da equipe, espaço físico, acesso à tecnologia, dentre outros. E as que você não pode influenciar são as chamadas Oportunidades & Ameaças, que são variáveis externas, como por exemplo a taxa de juros, o valor do dólar, a concorrência, leis, cultura, etc.

Uma excelente ferramenta que ajuda a levantar estas variáveis é a Matriz F.O.F.A.

Segundo passo

Definir onde se quer chegar. Neste caso fica claro que o P.E. é um conceito aplicável a qualquer tipo de empreendimento e qualquer porte, pois todos querem chegar a algum lugar. O seu objetivo pode ser conquistar mais clientes; aumentar as vendas; posicionar-se no mercado; expandir área de atuação; ou qualquer outra meta.

Terceiro passo

Definir como irá alcançar estas metas, considerando que deverá seguir algumas ações, e estas ações precisam estar planejadas, ou seja, quem irá realizar, quando, quanto irá me custar, quanto começará, quando terminará, qual o benefício esperado e qual a meta?

Desta forma você irá criar o que chamamos de Plano de Ação para tornar passível de execução o seu planejamento. Lembre-se: é FUNDAMENTAL que leve em consideração as Forças & Fraquezas e as Oportunidades & Ameaças.

Para cada ação é importante construir um plano de ação para implementá-la, a fim de lhe conferir maiores chances sucesso.

Aí sim…

Bom, a ideia foi lhe explicar de uma forma clara e sucinta que Planejamento Estratégico é sim fundamental para qualquer empresa, para qualquer potencial empreendedor, pois ele deseja o caminho, o mapa para se chegar a um objetivo. Enfim, ele tangibiliza, tira da cabeça e coloca no papel, e isto aumenta em muito as chances de identificar possíveis falhas no planejamento e por consequência na sua execução.

Dicas:

  • Seja visual
  • Tire a sua ideia do papel: faça um CANVAS mais visual, um Canvas Estratégico
  • Simples é fácil, simples é bom, menos é mais!
  • Converse, comunique com toda a equipe, todos precisam se sentir parte do planejamento.
  • Mantenha-se em fase beta, ou seja, de teste. Afinal sempre é tempo de mudar para melhor!
  • Veja mais sobre Planejamento Estratégico neste artigo.

 

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