Comportamento empreendedor para alcançar o sucesso

23/11/2022 | Empreendedorismo

Com certeza você conhece alguém com espírito empreendedor, mente criativa e que sabe colocar em prática ideias inovadoras para resolver problemas. O que você talvez não saiba é que é possível desenvolver esta habilidade para se preparar para atuar no mundo dos negócios.

O mindset empreendedor, assim como outras características, pode ser desenvolvido e o Sebrae Minas tem diversos conteúdos para inspirar pequenos empresários e estudantes. Com o curso on-line e gratuito Comportamento Empreendedor é possível aprender como colocar em prática atitudes que te levarão rumo ao sucesso.

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O empreendedorismo é um poderoso agente de transformação e de desenvolvimento social. Ele também contribui para a autorrealização profissional.

Vamos aprofundar um pouco mais neste conceito para entender como incorporar estas características positivas e realizadoras em seu dia a dia?

O que é empreendedorismo

Independência, autonomia, ousadia e coragem para assumir riscos. Esses são apenas alguns termos associados ao conceito. Para muitas pessoas, ele pode significar somente a abertura de um novo negócio mas, na verdade, o termo quer dizer muito mais do que isso.

O espírito empreendedor pode ser desenvolvido até mesmo por aqueles que trabalham para outras empresas. Portanto, é preciso entender esse conceito de forma ampla.

Empreendedorismo é a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolvendo soluções e investindo recursos na criação de algo que resolva uma dor ou um problema. O termo está diretamente associado não só à inovação, mas com a possibilidade de gerar novas combinações dentro do que já existe, para criar algo único.

Diversas pesquisas apontam para algumas características em comum quando se fala de empreendedores de destaque:

  • Criatividade;
  • Inovação;
  • Capacidade de transformação;
  • Senso de independência;
  • Autonomia;
  • Disponibilidade para assumir riscos;
  • Resiliência;
  • Perseverança;
  • Otimismo;
  • Paixão.

Para o professor e autor Jeffry Timmons, “o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX”. Na economia, seu impacto é responsável pela criação de produtos e serviços, além de gerar empregos e renda. No campo social, ele é fundamental para a redução das desigualdades.

A palavra “entrepeneur”, em inglês, tem relação com àquele que assume desafios. Mas diferente de uma incerteza cega, a prática empreendedora está ligada muito mais a um risco calculável. Estudar o segmento de atuação e se preparar para atuar no mundo dos negócios, com planejamento e resiliência são fundamentais para se der bem no mercado. Sem elementos suficientes para contabilizar o que pode dar errado, assumir um novo projeto pode se tornar uma atitude perigosa.

Então, a proposta de iniciar um novo negócio ou reformular um já existente, tem relação com calcular probabilidades em função das informações recolhidas. Conhecer seu público, tendências de mercado e a possibilidade de crescimento, fazem parte dessa atitude ousada, porém responsável de empreender de forma assertiva.

Vamos então aprender como empreender com responsabilidade?

São inúmeros os motivos que levam as pessoas ao empreendedorismo, como a perda de renda, a necessidade ou o objetivo de concretizar um sonho. Independente das razões, a postura a ser adotada, deve ser investigativa e analítica.

Como vimos anteriormente, empreender é um risco calculado. Com planejamento e conhecimento sobre custos, receitas e cenários, é possível realizar seus projetos com certa tranquilidade.

Para começar, algumas perguntas simples podem te ajudar a avaliar se o seu produto ou serviço é realmente promissor:

  • Quem são meus potenciais clientes?
  • Qual é o mercado que irei atuar?
  • Qual a tendência de evolução desse mercado?
  • Quem é a concorrência?

Com essas questões você perceberá se o que tem em mente é apenas uma ideia ou uma real oportunidade de negócio. Se as respostas forem favoráveis, é hora de analisar outros fatores antes de continuar sua jornada empreendedora:

  • Custos: as despesas são uma certeza de todo negócio. Aluguel ou aquisição de espaço, equipamentos, móveis e matérias-primas, são alguns números que podem ser levantados previamente. Quanto mais detalhes sobre cada uma das suas despesas, melhor.
  • Receitas: esse é um valor mais difícil de prever. No entanto, é um fator que pode ser estimado. Conhecendo bem o mercado em que vai atuar, o empresário pode fazer um levantamento sobre tendências de crescimento e do seu público-alvo.
  • Riscos: o empreendedor deve considerar a hipótese das coisas saírem aquém do planejado. Uma das maneiras de fazer essa análise é prevendo como o negócio se comportaria em um cenário otimista e em um pessimista.
  • Público: é preciso pensar sobre o seu público-alvo. Entender seu comportamento de consumo vai te ajudar a planejar de forma mais direcionada seu produto ou serviço.
  • Logística: antes de empreender, é preciso entender também sobre o processo de entrega. Como ela será feita? Onde e como seu produto ou serviço será vendido? Será necessário de algum tipo de embalagem? É possível armazená-lo?

Mesmo com todas estas análises, algo pode sair fora da sua expectativa inicial.

Importância de saber lidar com os fracassos

Mesmo seguindo todo o planejamento, é possível errar. Pesquisas apontam que muitos empreendedores acabam falhando em sua primeira tentativa, graças a decisões administrativas incorretas ou a falta de caixa, por exemplo.

A chave para vencer o medo do fracasso é focar não apenas na coragem, mas na resiliência. Tirar algo positivo de experiências negativas, é uma das maneiras de crescer e ver seu sonho se concretizar.

Errar é sempre uma fonte de aprendizado. Não deixe o medo se tornar um fator limitador para as próximas experiências.

Lembre-se que ao idealizar e construir um empreendimento, alguns fatores externos, como aumentos de impostos, por exemplo, contribuem para o sucesso ou fracasso de um negócio. Nem sempre o resultado depende somente de você.

Outras formas de empreender

Você sabe o que é o intraempreendedorismo? É a habilidade de empreender dentro de uma organização. O conceito se relaciona aos colaboradores que utilizam seu mindset empreendedor para trazer ideias inovadoras para as empresas em que trabalham.

Os resultados são ganhos expressivos tanto para o negócio, quanto para a equipe.

Vamos conhecer as características em comum ou competências desses profissionais que se destacam nas corporações?

  • Conhecimentos: possuem grande saber teórico ou tático sobre determinado assunto ou processos de uma empresa;
  • Habilidades: possuem saber prático de como realizar determinada ação, atividade ou tarefa, sabendo solucionar problemas;
  • Atitudes: são proativos e tem autonomia, se antecipando na busca por melhorias para a empresa.

Os intraempreendedores devem atuar sempre em prol da harmonia e da realização dos objetivos da organização. E existem alguns momentos em que devem ser chamados para a ação:

  • Quando existe a necessidade de mudança;
  • Quando é preciso melhorar processos internos;
  • Quando certas demandas não são atendidas;
  • Em situações de crise.

Lembre-se que toda organização é formada por pessoas com diferentes funções e habilidades. Nem sempre uma empresa será inteiramente composta por intraempreendedores.

Estimular o talento de intraempreendedores é uma das maneiras de manter um negócio com uma cultura sempre aberta para o novo.

Agora que já conhecemos mais sobre os processos de empreender, suas características e variações, vamos pensar sobre como tirar uma ideia do papel e partir para a ação?

Como escolher o seu negócio

Existem inúmeras maneiras de começar a empreender e pesquisar é uma das principais formas de entender as demandas de mercado e dores de seu público-alvo.

Ao estudar tendências, você vai notar algumas linhas com muito potencial de negócio. O mercado de Wellness, ou a busca por práticas que proporcionem bem-estar físico, mental e social, é um desses exemplos.

Também é possível ter ideias de negócio baseando-se em sua experiência profissional. O aprendizado acumulado é essencial para garantir o sucesso na área escolhida. Conhecer o mercado, fornecedores e clientes, é uma oportunidade de começar com certa vantagem em relação à concorrência.

Muitas vezes, o aprimoramento de um negócio que já existe também é uma excelente oportunidade. A busca pela melhoria contínua é o que leva produtos e serviços à excelência.

Por fim, é importante estar atento ao movimento constante do mercado e as necessidades ou problemas do seu público-alvo. Ter uma ideia realmente inovadora não é algo muito fácil. Na hora de executar um plano, podemos perceber que o momento, o valor ou o próprio projeto não são adequados.

Então, faça uma lista com todas as suas ideias. O próximo passo é pesquisar cada uma delas e elaborar um plano de negócio detalhado daquela que for a mais promissora!

Tente adequar criatividade, planejamento, ação e mãos à obra!

Apresentamos algumas dicas iniciais para empreender com segurança e planejamento. Mas é possível ampliar seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer o seu negócio decolar.

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