Como se tornar uma empreendedora de sucesso

08/11/2022 | Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino é um movimento que reúne negócios tanto idealizados quanto comandados por mulheres e é um poderoso agente transformador da sociedade.

Empreender significa realizar e produzir novas ideias por meio da união entre criatividade e imaginação. Mas o empreendedorismo feminino vai além dessa definição, representando também uma quebra de paradigmas quanto a sua capacidade de liderança.

De modo geral, existe uma evolução na participação de mulheres no mercado de trabalho nos últimos anos. E durante a pandemia, a quantidade de empreendedoras cresceu. Segundo levantamento do LinkedIn, no Brasil, houve um aumento de 41% em 2020. Já outro estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Sebrae, apontou que 52% das micro e pequenas empresas lideradas por mulheres foram paralisadas de forma permanente ou temporariamente na pandemia.

Percebe-se então, que o Brasil ainda é um mercado desafiador para as empreendedoras. A representação da liderança feminina no país é de 27%, abaixo da média global de 31%. Para estar preparada para conquistar espaço e se destacar, é fundamental se capacitar e se manter sempre atualizada.

O Sebrae oferece diversos cursos gratuitos como o Empreendedor de Sucesso, no qual você aprende a planejar o seu negócio e tirar aquela ideia do papel.

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A importância do empreendedorismo feminino

Além de fomentar a economia, a entrada das mulheres no mercado de trabalho transforma as relações sociais e a dinâmica familiar. Garantir autonomia financeira é o que, para muitas, possibilita a saída de ciclos de violência vividos no próprio lar.

A discriminação no ambiente de trabalho, diferenças salariais e de oportunidades em relação aos homens são problemas, muitas vezes, recorrentes e esses são motivos que tornam o empreendedorismo feminino uma ferramenta importante para mudar diversas realidades.

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, a diferença salarial entre mulheres e homens que desempenham as mesmas funções, aumentou de 20,7% para 22%. Isso significa que regredimos em direção à igualdade salarial de gênero no país.

Outra pesquisa, realizada dessa vez pela revista britânica The Economist, aponta que se as empresas tivessem mais mulheres como funcionárias, o PIB per capita da América Latina seria 16% maior. A conclusão do documento aponta que “igualdade de gênero faz bem para o crescimento econômico”.

Desafios da jornada empreendedora feminina

Durante o caminho profissional, muitas mulheres acabam enfrentando diversos obstáculos. Reconhecer que eles existem e se planejar para encará-los é um dos principais passos a serem seguidos.

Para dar aquele pontapé inicial, as mulheres vivenciam dificuldades dentro de suas próprias casas. A dupla jornada é uma delas. Conciliar todas as responsabilidades da vida pessoal com a profissional é um grande empecilho para as empreendedoras. A divisão de responsabilidades entre os membros da família e uma gestão eficiente de tempo, é essencial para encarar a jornada empresarial com autoconfiança.

O preconceito da sociedade, principalmente em mercados predominantemente masculinos e a dificuldade para se posicionar como líderes são outros agravantes para a consolidação das conquistas femininas.

Uma excelente forma de mudar ou atenuar este cenário, é buscar inspiração em histórias de empreendedoras de sucesso.

O poder e a resiliência das mulheres no mercado de trabalho são catalisadores da transformação social. Se você tem vontade de empreender e não sabe por onde começar, confira algumas dicas abaixo.

Como se tornar uma empreendedora de sucesso

Muita gente pensa que ter uma ideia promissora basta para alcançar o sucesso de um negócio. Mas, infelizmente, não é bem assim. Decidir qual o empreendimento você vai montar exige muito trabalho, pesquisa e dedicação.

Uma ideia realmente inovadora soluciona necessidades e resolve problemas e demandas dos seus clientes. Melhorar a vida das pessoas de alguma maneira deve ser determinante na hora de definir o seu produto ou serviço.

Então, para começar, observe a rotina e as principais reclamações das pessoas ao seu redor, analisando também as empresas no mercado que se propõem a resolver estes problemas.

A partir daí, tente solucionar essas questões de forma mais criativa ou resolver dores que ainda não estão sendo sanadas. Ficar de olho nas novas tecnologias e inovações também é fundamental para sua empresa alcançar o sucesso.

Para te ajudar a tomar a decisão certa, confira essas ideias de negócios e se inspire nas inúmeras possibilidades para começar.

Após ter definido seu modelo de negócio, é hora de colocar a mão na massa!

Estabelecendo metas

Uma das características mais importantes do comportamento empreendedor é saber visualizar e estabelecer metas.

Algumas perguntas podem nortear esse caminho e é preciso respondê-las antes de traçar seus planos:

  • Quais são os resultados financeiros e pessoais que desejo alcançar?
  • Em quanto tempo pretendo atingir esses objetivos?

Anotar as respostas e refletir sobre cada uma delas, é muito importante e pode ser o começo de uma nova etapa profissional.

Mas para estabelecer metas é preciso ser ainda mais específico. Não se esqueça de responder quatro questões fundamentais sobre seu futuro negócio:

  • O que você pretende abrir?
  • Quanto vai ser preciso investir?
  • Como você vai começar esta empresa?
  • Já sabe quando você vai começar?

Feito isso, é preciso evoluir com a ideia, mergulhando ainda mais fundo em suas respostas. Confira esse passo a passo com cinco etapas que podem te ajudar a desenvolver seu projeto.

  1. Planejar: essa é uma das fases mais relevantes de todo o processo. Um bom planejamento serve de direcionamento durante a implementação do seu negócio e é aqui que você deve se questionar sobre o que deverá fazer para atingir os objetivos estabelecidos anteriormente.
  2. Calcular: este momento é para fazer previsões, analisar e calcular seus riscos.
  3. Buscar: nessa fase é preciso prever oportunidades e pensar nas necessidades dos clientes, mirando sempre a qualidade e eficiência.
  4. Criar: nessa etapa é hora de colocar no papel as estratégias de persuasão e redes de contato, que formam as bases do processo de empreender.
  5. Procurar: por fim, não se esqueça de buscar formas de superar os obstáculos com a responsabilidade de manter a satisfação de seus clientes.

Estabelecidas as metas iniciais de sua empresa, é preciso conhecer a fundo o seu público para criar estratégias coerentes.

Conheça seu cliente

Você sabe para quem você vai vender?

Conhecer o seu público-alvo é um passo primordial e determinante para o sucesso do seu negócio.

Para elaborar boas estratégias comerciais alinhadas com os objetivos da sua empresa, é preciso conhecer e até mesmo definir para quem seu produto ou serviço será direcionado.

Ao elaborar uma divulgação de marketing, por exemplo, é necessário entender como e em quais meios sua mensagem será recebida. Não adianta investir em propaganda se o conteúdo não vai atingir o público certo.

Definir um consumidor ajuda não só na hora de elaborar uma operação comercial e de marketing, mas também no momento de desenvolver um produto ou serviço que satisfaça o cliente. Quanto mais abrangente for o seu mercado, mais difícil e mais cara será sua operação.

Começar pequeno e crescer dentro de um nicho pode ser valioso para tirar sua empresa do papel.

Mas onde encontrar seu público?

Muita gente acredita que lançar um produto e começar a vender é algo que acontece de forma orgânica, mas não é bem assim.

A experiência do consumidor, desde o primeiro contato até o pós-venda, é conhecida no marketing como jornada do cliente. É importante levar esse processo em consideração na hora de conquistar e encantar seu público. Atualmente, grande parte desta jornada do cliente acontece no ambiente on-line. Saber como atuar na Internet é fundamental para se comunicar com os consumidores.

Vamos então compreender como esse caminho acontece no digital?

  • Aprendizado e descoberta: nessa etapa é preciso educar o seu potencial cliente com conteúdos informativos que esclareçam dúvidas. O importante é ajudá-lo a identificar qual necessidade precisa ser suprida.
  • Identificação do problema: este é o momento de disponibilizar conteúdos que ajudem seu consumidor a entender a melhor forma de resolver o problema que possui. É a hora de deixar claro que a sua empresa oferece essa solução.
  • Decisão de compra: aqui é preciso elaborar conteúdos que demonstrem a eficácia da sua solução, como depoimentos de clientes satisfeitos e tudo que comprove que sua empresa tem a melhor opção.
  • Fidelização: por fim, é indispensável estar disponível para solucionar dúvidas e nutrir seu relacionamento com o cliente.

Os desafios no mercado são inúmeros e algumas dicas acima podem ajudar no seu processo de empreender. Mas a jornada profissional feminina ainda precisa se fortalecer muito para equiparar com os patamares masculinos. Veja a seguir algumas ações que podem ajudar a fomentar a colaboração entre as mulheres para alcançar uma atuação mais relevante.

Sororidade e união fazem a força!

 De forma mais prática, o termo sororidade no contexto empresarial diz respeito ao companheirismo entre empreendedoras. Quando muitas se apoiam, todas crescem.

Incentivar negócios comandados por mulheres é uma das maneiras de colocar em prática esse conceito.

Confira abaixo dicas de como apoiar outras empreendedoras:

  • Descubra lojas e serviços gerenciados por mulheres. A busca pode acontecer por meio das redes sociais, por exemplo.
  • Se estiver procurando algum produto ou serviço específico, aproveite para fazer a compra em loja ou empresa comandada por mulheres.
  • Com o produto em mãos, registre sua compra e publique em suas redes sociais.
  • Use o produto ou serviço e descreva sua experiência.
  • Avalie o produto ou serviço em plataformas como Google Advisor ou no próprio perfil da empresa.
  • Proponha parcerias com o seu negócio.
  • Busque redes de apoio a empreendedoras para contato e troca de experiências.

Por fim, conheça algumas iniciativas e oportunidades para começar. O Caixa para elas é um dos programas desenvolvidos para atender as mulheres do Brasil. Uma possibilidade de obter crédito, se capacitar ou formalizar o seu negócio, fruto da parceria entre a Caixa e o Sebrae.

Apresentamos algumas dicas iniciais para entender como funciona o processo de empreender com foco no protagonismo feminino. Mas é possível ampliar seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedoras que querem se destacar no mercado.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer o seu negócio decolar.

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