Os negócios globais estão crescendo não só em complexidade, mas também em velocidade. Fica cada vez mais claro que inovar dentro de seu negócio pode servir como base para se manter no mercado, aumentar seu market share, diferenciar-se de seu concorrente, e fidelizar os clientes! Para isso, é preciso responder a duas questões: o que é inovação? Como inovar?
Mas afinal, o que é Inovação? Para fins desse artigo, vamos entender a inovação como a exploração bem-sucedida de novas ideias. Se a inovação for feita de forma coordenada e planejada terá diversos resultados positivos. Alguns deles são: aumento da receita, acesso a novos mercados e crescimento das margens de lucro.
Assim, um grande desafio é identificar ferramentas e atitudes que auxiliem nessa missão. Para ajudá-loa entender melhor esta questão, separei três variáveis. Elas fazem parte da inovação e podem trazer grandes benefícios para a sua empresa.
Volume e Velocidade
Muitos fatores contribuem para o aumento do volume de informações sobre sua empresa e sobre seus concorrentes. As redes sociais e a internet, em geral, potencializaram esse volume. Elas também influenciaram a velocidade com que a informação circula por aí. Uma má avaliação do seu negócio por parte de um consumidor pode colocar sua empresa em uma situação delicada rapidamente.
É importante que você utilize métodos e ferramentas inovadoras para coletar dados em tempo real. E a partir disso, identifique, por exemplo, o comportamento do seu cliente, ou a movimentação de um item no estoque. A informação o auxilia a tomar decisões de forma mais acertada.
Ainda que seu negócio não esteja baseado em ações digitais, o volume e a velocidade de divulgação de informações não podem ser desconsiderados. As empresas nunca lutaram tanto pela atenção dos clientes. E essa atenção só é revertida em números interessantes se as promessas são cumpridas. E, não menos importante, o tempo do cliente for poupado. O que equivale a dizer que mudanças que promovam maior agilidade precisam estar em foco. Especialmente se isso interfere em sua prestação de serviços, logística, e processos internos.
Criatividade
Se considerarmos que criatividade é a capacidade de olhar os mesmos fatos que todos, mas visualizando algo distinto neles, já podemos vislumbrar sua importância. Se trouxermos isto para o âmbito empresarial, a criatividade e inovação caminham juntas. E ela deve ser canalizada para buscar um diferencial e oferecer algo mais do que o cliente espera.
Um exercício que deve ser feito diariamente é desenvolver seu pensamento criativo e de seu time. É preciso questionar, liberar-se dos antigos hábitos, desafiar status quo. Combinar intuição e criação com razão e planejamento é algo fundamental para incorporar a inovação em sua empresa.
Motive-se ao lembrar que as inovações ajudam a colocar sua empresa em uma posição de destaque na memória do cliente. Implantar soluções criativas pode te render uma excelente vantagem competitiva.
Inovação aberta
Certamente você já deve ter escutado aquela frase: duas cabeças pensam melhor do que uma. Nesse sentido, fomentar e incentivar seu time a contribuir com o processo de inovação dentro da sua empresa é fundamental.
O termo “Inovação Aberta” foi levantado inicialmente por Henry Chesbrough. Ele é professor e diretor executivo no Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley. Para Chesbrough é importante unir os esforços de inovação a partir de redes compostas por diferentes pessoas. Isto com o objetivo de obter e desenvolver novas ideias. Assim, é importante ficar atento não só aos feedbacks dos clientes. Mas também aos insights oriundos do seu time.
Por fim, a verdadeira questão é entender o que você faz ou fará com a inovação. As organizações que estão se atentando para isso são capazes de aproveitar situações e momentos relevantes. E consequentemente, usá-los para tomar melhores decisões.
Inovar não é questão de escolha. Além de te manter sempre um passo à frente, despertará a capacidade de compreender e obter valor. Isso ajudará você a operar de forma mais eficiente e rentável.
Leia Mais!
Saiba tudo sobre Inovação para pequenas empresas em nossa página especial sobre o assunto. Aprenda a gerir e implementar uma cultura da inovação em seu negócio, desmistificando o conceito de que inovar é coisa apenas de empresa grande ou de tecnologia.