Como desenvolver a liderança e gerir diferentes equipes

29/11/2022 | Liderança e Pessoas

Um dos grandes desafios de uma empresa é contar com profissionais, ou ter a frente, um empreendedor com capacidade de liderança. Hoje, saber como liderar bem uma equipe é um diferencial.

Não existe um modelo de liderança ideal e sim, boas práticas de gestão de pessoas, que podem e devem ser adaptadas de acordo com a empresa, o time e até mesmo com cada profissional.

Liderar vai além de ocupar um cargo. Significa saber solucionar problemas, intermediar conflitos, ter disciplina e se comunicar bem para otimizar os resultados do negócio.

Compreender os conceitos, tipos, vantagens e desvantagens de cada uma das formas de liderança, é uma importante etapa para se aprimorar como gestor. Com o curso gratuito do Sebrae: A liderança na gestão de equipes, você aprende sobre cada um desses pontos para fazer sua empresa decolar.

Acesse o curso: A liderança na gestão de equipes

Se você precisa aprimorar seu modelo de coordenação dos colaboradores, confira abaixo algumas dicas importantes.

Vamos começar entendendo o que é ser um líder?

A liderança é um conceito amplo que pode ser aplicado a diversas funções e até mesmo fora do meio corporativo.

Com a habilidade de motivar e mobilizar pessoas, o líder influencia positivamente ações, decisões e comportamentos, sempre em torno de um objetivo comum.

No meio empresarial, o ato de liderar se diferencia de forma marcante do ato de chefiar. Um líder inspira sua equipe a atingir as metas e se desenvolver individualmente, sem precisar ser impositivo.

Vamos conhecer melhor as características associadas à liderança?

  • Influência interpessoal: um bom gestor estimula as pessoas a realizar suas tarefas nos limites e padrões estabelecidos. Percebe que estimular é diferente de mandar?
  • Processo de comunicação: um coordenador eficiente sabe que a comunicação clara ajuda a alcançar os objetivos da empresa, tendo impactos positivos na equipe.
  • Alcance dos objetivos: um líder também se compromete a direcionar as pessoas rumo à meta traçada, com informações claras e bem definidas ao longo do caminho.

A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida a medida que os desafios do dia a dia empresarial aparecem.

Agora que já entendemos mais sobre o conceito e a principais características de um líder, vamos conhecer suas diferentes modalidades de atuação?

Estilos de lideranças e suas diferenças

Além de existirem tipos de líderes distintos, é possível desempenhar essa função de estilos e maneiras diversas.

Vamos conferir os principais modelos de liderança?

  • Estilo de liderança autocrática: com orientações sempre detalhadas sobre o que e como será feito, essa maneira de liderar encontra vantagens nos treinamentos de colaboradores inexperientes, quando procedimentos inflexíveis e com altos níveis de exigência precisam ser realizados e quando as decisões devem ser tomadas em um curto prazo.

Desvantagens: as tomadas de decisões acontecem sem consulta da equipe ou contribuição dos colaboradores. Geralmente, este tipo de líder é resistente a opiniões divergentes e tende a ser rígido.

  • Estilo de liderança democrática: as decisões sobre linhas de trabalho, prazo e resultados são estabelecidas conjuntamente com a equipe. Existe a valorização da participação das pessoas e ideias. As opiniões e pontos de vista são apresentados e discutidos com liberdade.

Desvantagens: com decisões tomadas em grupo, existe a necessidade de mais tempo disponível. Em momentos em que é preciso ser rápido, esse estilo pode representar um problema.

  • Estilo de liderança liberal: com alto grau de confiança nos colaboradores, este tipo de líder dá a equipe liberdade para agir e tomar decisões, contando com uma participação mínima do seu lado.

Desvantagens: com uma equipe sem motivação, treino e preparo, esse estilo de liderança pode gerar problemas, como desorganização e perda de foco no objetivo.

Outro ponto que pode desmotivar as equipes são reuniões desnecessárias, o famoso “poderia ter sido um e-mail”. Para desenvolver um encontro eficaz, é importante que o líder tenha organização e priorize alguns temas.

Além destes três modelos principais apresentados acima, existem outros tipos de gestão, tais como a burocrática, carismática, servidora, etc. Todos esses estilos de liderança podem ser utilizados mediante uma avaliação da situação. Na maioria das vezes, a coordenação é realizada conforme as características pessoais de quem a exerce, mas ela pode ser desenvolvida com base no objetivo a ser alcançado.

De qualquer forma, é preciso estabelecer relacionamentos produtivos com a equipe de trabalho, clientes, fornecedores e parceiros de negócio.

Os líderes precisam estar sempre atentos e preparados, não só para as mudanças de cenários que se apresentam, mas também para os desafios do dia a dia. É preciso que desenvolvam também o autoconhecimento, para conseguir trabalhar a autocrítica e investir no constante aprimoramento.

Vamos aprender como desenvolver essas características?

Desenvolvendo a liderança

Quando um líder acredita no projeto, a equipe também compra a ideia e se envolve. Assim, focar em se aprimorar e desenvolver competências é essencial para manter o time motivado e inspirado.

Lembre-se que atitudes positivas e negativas são contagiantes! Ter autoconhecimento é o primeiro passo para desenvolver uma habilidade muito importante: o autocontrole.

Ter uma postura segura e positiva tem relação direta com a criação de laços de confiança entre o líder e a equipe. No entanto, é preciso entender que esse aprimoramento tem que ser genuíno, afinal, a linguagem corporal é capaz de transmitir emoções com mais propriedade e de forma mais evidente do que as palavras.

É por isso que a liderança está relacionada com verdade e espontaneidade. Você sabia que a mensagem representa apenas 7% da comunicação? A entonação da voz representa 38%, enquanto os gestos e as expressões 55%.

Ser coerente também é uma característica muito esperada de um gestor, já que o papel do líder é fortalecido muito mais pelo exemplo do que pela fala.

Algumas perguntas podem te ajudar a entender se você pratica a liderança com sua equipe:

  • Consegue se comunicar claramente?
  • Estimula a comunicação da equipe entre colaboradores e líderes?
  • Tem clareza das diferentes características dos seus colaboradores?
  • Fortalece as relações por meio do respeito e da ética?

Uma das atitudes mais importantes e que deve sempre acompanhar um gestor é sua proximidade com sua equipe. Por meio dela é possível definir os rumos do time e da empresa com mais clareza, além de agir em conformidade com os objetivos e princípios do negócio.

Não se esqueça que a liderança é uma característica em constante evolução e é no dia a dia que um líder vai se formando.

Vamos conhecer as principais competências associadas a função de um líder?

  • Resolver conflitos;
  • Saber delegar;
  • Trabalhar em equipe;
  • Ouvir as pessoas;
  • Observar as condutas;
  • Atribuir metas e objetivos comuns;
  • Comunicar-se com clareza;
  • Planejar e monitorar resultados.

Um passo para o desenvolvimento constante da liderança é reconhecer quais os traços e características você já possui e quais são necessários aprimorar. Algumas estratégias podem ajudar neste processo. Confira a seguir:

Estratégias de liderança para alcançar resultados

Saber planejar é uma das principais atitudes de um líder que visa otimizar sua gestão. Para que seus projetos se concretizem, é preciso definir um objetivo e traçar planos.

Ao estabelecer metas é fundamental avaliar se elas são viáveis e se vão manter a equipe motivada. Se forem desafiadoras, é importante estimular frequentemente os colaboradores. O planejamento só deve ser iniciado após a definição dos objetivos.

Apesar de não eliminar riscos, agir estrategicamente possibilita calcular e reduzir a possibilidade de erros. Trabalhar de forma improvisada pode fazer sua empresa perder tempo e dinheiro com execuções mal organizadas.

Ao planejar, um líder deve ser capaz de mudar de percurso quando necessário. A flexibilidade é um dos principais pontos a serem desenvolvidos e tem relação direta com a capacidade de autocontrole.

Mas ao realizar qualquer mudança de direção certifique-se de:

  • Definir e comunicar as metas com clareza;
  • Informar os motivos da mudança;
  • Certificar-se de que os colaboradores apoiaram as metas;
  • Considerar a possibilidade de novas alterações.

Desenvolver um ciclo constante de melhorias, aumentando a qualidade e desenvolvendo aptidões de sua equipe é uma importante dica para manter o seu negócio em constante evolução.

Apresentamos algumas dicas sobre os tipos de liderança que podem ser exercidos na gestão de equipes. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer a sua empresa decolar.

Leia também:

PrincipaisCategorias

PostsMais Acessados

Você está offline

Olá, em que posso ajudar?