Um dos grandes desafios de uma empresa é contar com profissionais, ou ter a frente, um empreendedor com capacidade de liderança. Hoje, saber como liderar bem uma equipe é um diferencial.
Não existe um modelo de liderança ideal e sim, boas práticas de gestão de pessoas, que podem e devem ser adaptadas de acordo com a empresa, o time e até mesmo com cada profissional.
Liderar vai além de ocupar um cargo. Significa saber solucionar problemas, intermediar conflitos, ter disciplina e se comunicar bem para otimizar os resultados do negócio.
Compreender os conceitos, tipos, vantagens e desvantagens de cada uma das formas de liderança, é uma importante etapa para se aprimorar como gestor. Com o curso gratuito do Sebrae: A liderança na gestão de equipes, você aprende sobre cada um desses pontos para fazer sua empresa decolar.
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Se você precisa aprimorar seu modelo de coordenação dos colaboradores, confira abaixo algumas dicas importantes.
Vamos começar entendendo o que é ser um líder?
A liderança é um conceito amplo que pode ser aplicado a diversas funções e até mesmo fora do meio corporativo.
Com a habilidade de motivar e mobilizar pessoas, o líder influencia positivamente ações, decisões e comportamentos, sempre em torno de um objetivo comum.
No meio empresarial, o ato de liderar se diferencia de forma marcante do ato de chefiar. Um líder inspira sua equipe a atingir as metas e se desenvolver individualmente, sem precisar ser impositivo.
Vamos conhecer melhor as características associadas à liderança?
- Influência interpessoal: um bom gestor estimula as pessoas a realizar suas tarefas nos limites e padrões estabelecidos. Percebe que estimular é diferente de mandar?
- Processo de comunicação: um coordenador eficiente sabe que a comunicação clara ajuda a alcançar os objetivos da empresa, tendo impactos positivos na equipe.
- Alcance dos objetivos: um líder também se compromete a direcionar as pessoas rumo à meta traçada, com informações claras e bem definidas ao longo do caminho.
A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida a medida que os desafios do dia a dia empresarial aparecem.
Agora que já entendemos mais sobre o conceito e a principais características de um líder, vamos conhecer suas diferentes modalidades de atuação?
Estilos de lideranças e suas diferenças
Além de existirem tipos de líderes distintos, é possível desempenhar essa função de estilos e maneiras diversas.
Vamos conferir os principais modelos de liderança?
- Estilo de liderança autocrática: com orientações sempre detalhadas sobre o que e como será feito, essa maneira de liderar encontra vantagens nos treinamentos de colaboradores inexperientes, quando procedimentos inflexíveis e com altos níveis de exigência precisam ser realizados e quando as decisões devem ser tomadas em um curto prazo.
Desvantagens: as tomadas de decisões acontecem sem consulta da equipe ou contribuição dos colaboradores. Geralmente, este tipo de líder é resistente a opiniões divergentes e tende a ser rígido.
- Estilo de liderança democrática: as decisões sobre linhas de trabalho, prazo e resultados são estabelecidas conjuntamente com a equipe. Existe a valorização da participação das pessoas e ideias. As opiniões e pontos de vista são apresentados e discutidos com liberdade.
Desvantagens: com decisões tomadas em grupo, existe a necessidade de mais tempo disponível. Em momentos em que é preciso ser rápido, esse estilo pode representar um problema.
- Estilo de liderança liberal: com alto grau de confiança nos colaboradores, este tipo de líder dá a equipe liberdade para agir e tomar decisões, contando com uma participação mínima do seu lado.
Desvantagens: com uma equipe sem motivação, treino e preparo, esse estilo de liderança pode gerar problemas, como desorganização e perda de foco no objetivo.
Outro ponto que pode desmotivar as equipes são reuniões desnecessárias, o famoso “poderia ter sido um e-mail”. Para desenvolver um encontro eficaz, é importante que o líder tenha organização e priorize alguns temas.
Além destes três modelos principais apresentados acima, existem outros tipos de gestão, tais como a burocrática, carismática, servidora, etc. Todos esses estilos de liderança podem ser utilizados mediante uma avaliação da situação. Na maioria das vezes, a coordenação é realizada conforme as características pessoais de quem a exerce, mas ela pode ser desenvolvida com base no objetivo a ser alcançado.
De qualquer forma, é preciso estabelecer relacionamentos produtivos com a equipe de trabalho, clientes, fornecedores e parceiros de negócio.
Os líderes precisam estar sempre atentos e preparados, não só para as mudanças de cenários que se apresentam, mas também para os desafios do dia a dia. É preciso que desenvolvam também o autoconhecimento, para conseguir trabalhar a autocrítica e investir no constante aprimoramento.
Vamos aprender como desenvolver essas características?
Desenvolvendo a liderança
Quando um líder acredita no projeto, a equipe também compra a ideia e se envolve. Assim, focar em se aprimorar e desenvolver competências é essencial para manter o time motivado e inspirado.
Lembre-se que atitudes positivas e negativas são contagiantes! Ter autoconhecimento é o primeiro passo para desenvolver uma habilidade muito importante: o autocontrole.
Ter uma postura segura e positiva tem relação direta com a criação de laços de confiança entre o líder e a equipe. No entanto, é preciso entender que esse aprimoramento tem que ser genuíno, afinal, a linguagem corporal é capaz de transmitir emoções com mais propriedade e de forma mais evidente do que as palavras.
É por isso que a liderança está relacionada com verdade e espontaneidade. Você sabia que a mensagem representa apenas 7% da comunicação? A entonação da voz representa 38%, enquanto os gestos e as expressões 55%.
Ser coerente também é uma característica muito esperada de um gestor, já que o papel do líder é fortalecido muito mais pelo exemplo do que pela fala.
Algumas perguntas podem te ajudar a entender se você pratica a liderança com sua equipe:
- Consegue se comunicar claramente?
- Estimula a comunicação da equipe entre colaboradores e líderes?
- Tem clareza das diferentes características dos seus colaboradores?
- Fortalece as relações por meio do respeito e da ética?
Uma das atitudes mais importantes e que deve sempre acompanhar um gestor é sua proximidade com sua equipe. Por meio dela é possível definir os rumos do time e da empresa com mais clareza, além de agir em conformidade com os objetivos e princípios do negócio.
Não se esqueça que a liderança é uma característica em constante evolução e é no dia a dia que um líder vai se formando.
Vamos conhecer as principais competências associadas a função de um líder?
- Resolver conflitos;
- Saber delegar;
- Trabalhar em equipe;
- Ouvir as pessoas;
- Observar as condutas;
- Atribuir metas e objetivos comuns;
- Comunicar-se com clareza;
- Planejar e monitorar resultados.
Um passo para o desenvolvimento constante da liderança é reconhecer quais os traços e características você já possui e quais são necessários aprimorar. Algumas estratégias podem ajudar neste processo. Confira a seguir:
Estratégias de liderança para alcançar resultados
Saber planejar é uma das principais atitudes de um líder que visa otimizar sua gestão. Para que seus projetos se concretizem, é preciso definir um objetivo e traçar planos.
Ao estabelecer metas é fundamental avaliar se elas são viáveis e se vão manter a equipe motivada. Se forem desafiadoras, é importante estimular frequentemente os colaboradores. O planejamento só deve ser iniciado após a definição dos objetivos.
Apesar de não eliminar riscos, agir estrategicamente possibilita calcular e reduzir a possibilidade de erros. Trabalhar de forma improvisada pode fazer sua empresa perder tempo e dinheiro com execuções mal organizadas.
Ao planejar, um líder deve ser capaz de mudar de percurso quando necessário. A flexibilidade é um dos principais pontos a serem desenvolvidos e tem relação direta com a capacidade de autocontrole.
Mas ao realizar qualquer mudança de direção certifique-se de:
- Definir e comunicar as metas com clareza;
- Informar os motivos da mudança;
- Certificar-se de que os colaboradores apoiaram as metas;
- Considerar a possibilidade de novas alterações.
Desenvolver um ciclo constante de melhorias, aumentando a qualidade e desenvolvendo aptidões de sua equipe é uma importante dica para manter o seu negócio em constante evolução.
Apresentamos algumas dicas sobre os tipos de liderança que podem ser exercidos na gestão de equipes. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.
Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.
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