A avaliação de desempenho como um hábito na empresa

05/07/2018 | Liderança e Pessoas

Já parou para pensar nas possibilidades de crescimento que a avaliação de desempenho pode trazer para sua empresa?

Opiniões de especialistas são categóricas ao dizer que uma boa avaliação de desempenho não aponta somente o que já passou. Mas indica o que a empresa espera para os próximos anos. Por isso é importante que esta avaliação se torne recorrente, quase que um hábito.

O primeiro passo é deixar de lado os conceitos pré-estabelecidos. Por exemplo o de que a avaliação de desempenho é, por tradição, temida tanto pelos gestores quanto pelos seus funcionários.

O que significa uma avaliação de desempenho?

Para começar a desvendar esse mistério, temos que o desempenho nos dá a ideia de competência somada a resultado. E que, de forma reduzida, nos diz respeito às atitudes, habilidades e conhecimentos aplicados a uma tarefa. Isto acrescido da responsabilidade e zelo com que foi desempenhada, gerando assim o resultado. Ou, para muitos, o cumprimento de uma meta.

Ao avaliar o desempenho, o gestor mensura se os resultados estão sendo alcançados. E também o grau de qualidade para seu atingimento. Ou seja, todos esses fatores importam. Pois não basta cumprir uma meta ou alcançar um resultado. É preciso estar atento quanto à excelência.

Vale lembrar que à empresa cabe a tarefa de estabelecer paradigmas aplicáveis à maioria das pessoas. E assim, deixar acessível e claras as regras e possibilidades de avaliação de desempenho.

E quando esta reflexão parte do empregado, os resultados podem ser bem engajadores. Pois o hábito de avaliar seu desempenho promove o autoconhecimento. Assim como o aprimorando da percepção profissional, a análise das necessidades de treinamentos e suas potencialidades para alcançar resultados.

Gestor x empresa

Mas se esta reflexão parte do gestor ou da empresa?

Os benefícios são de igual relevância, já que possibilitam ações mais assertivas. Isso vale tanto nas orientações quanto nos relacionamentos com sua equipe, parceiros ou fornecedores, facilitando assim a evolução da organização.

Cabe ao gestor corrigir o trabalho sempre que necessário. E também detectar o momento propício às ações que visem aperfeiçoar o desempenho. Quer seja em um lançamento de produtos e promoções. Ou em nos casos de recolocações e outras medidas de RH que visem alcançar maior fluidez da equipe. E o conhecimento adquirido nas avaliações de desempenho é crucial nesta fase.

Equipes mais fortes

Você sabia que a avaliação de desempenho ajuda a conquistar equipes mais fortes?

É verdade. Conhecer um pouco mais seus funcionários e a postura profissional deles auxilia na montagem de equipes mais fortes. Isso dá uma visão das habilidades que se complementam. Lembrando que uma equipe de trabalho bem construída pode trazer resultados expressivos para as empresas.

Por isso promova o hábito de passar o desempenho a limpo. Esta ação pode mudar, de forma definitiva, a produtividade e as relações de trabalho.

E aos empregados fica um lembrete: não saia de reuniões e encontros de sua empresa sem respostas para questões práticas. Por exemplo: “Quais conhecimentos e habilidades necessito adquirir para minhas tarefas?” “Que atitudes necessito mudar?” e, “Quais minhas possibilidades de crescimento?”

Vale a pena apostar nesta prática.

 

 

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