WhatsApp Business – Marketing para seu negócio

20/03/2019 | Marketing Digital

As ações de marketing no WhatsApp têm aumentado cada dia mais. Inclusive essa tem sido uma das principais estratégias das empresas para promoverem seus produtos e serviços. Isso porque, do outro lado da telinha dos celulares, há clientes exigentes, bem informados e ávidos por um relacionamento. Mas não basta interagir, é preciso estar de prontidão.

Essa tendência de dinamismo se consolidou ainda mais no início de 2018. Naquele ano, foi lançada a versão para micro e pequenas empresas do aplicativo, o WhatsApp Business. Ele oferece recursos para que empreendedores utilizem o canal para impulsionar o negócio e se relacionarem de maneira mais próxima com os clientes.

É possível que você, empreendedor, já conheça bastante a ferramenta, assim como outros canais de atendimento e relacionamento. O Brasil ocupa lugar de destaque com mais 120 milhões de usuários ativos. Também por isso, é fundamental que os negócios se preparem para aproveitarem as oportunidades que o WhatsApp oferece.

O aplicativo é gratuito e está disponível, no Brasil, apenas para celulares que operam com sistema operacional Android. Em fevereiro de 2019, a Apple divulgou que a versão para IOS já estava sendo testada em versão Beta. Portanto, possivelmente, estará disponível em pouco tempo para os usuários que utilizam os dispositivos da empresa.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar alguns pontos relevantes sobre o uso do aplicativo, que podem contribuir para o crescimento do seu negócio. Acompanhe!

Recursos do WhatsApp Business

A interface da versão corporativa do aplicativo é bastante parecida com a comum, composta também por opções semelhantes como a lista de transmissão, status, grupos e versão web para desktop. Além desses elementos, há recursos adicionais que a ferramenta disponibiliza na versão Business. Confira quais são:

  • Perfil empresarial: o empreendedor pode criar um perfil comercial com a descrição do negócio. Além disso pode incluir informações sobre produtos e serviços, endereço do site e de e-mail, além do telefone, facilitando e agilizando o contato.
  • Mensagens automatizadas: o aplicativo permite editar mensagens padrões. Estas por sua vez podem ser usadas em situações de ausência, saudação ou para responder as perguntas mais frequentes dos clientes.
  • Estatísticas: você pode analisar, por meio de métricas, o número de mensagens enviadas, entregues e lidas. Com isso, é possível identificar o engajamento dos seus contatos, medindo os retornos e avaliando os feedbacks recebidos.
  • Etiquetas: é possível organizar e classificar suas conversas com etiquetas disponíveis, para que sejam encontrados mais rapidamente. Cada etiqueta pode identificar um perfil de cliente, por exemplo: clientes com proposta encaminhada, clientes em pós-venda etc.

Agora que você já conhece os recursos disponíveis, vamos ver como usá-los. A forma de uso vale para iniciar ou melhorar a atuação com marketing via WhatsApp.

WhatsApp marketing é coisa séria

Apesar da facilidade e das novas e inúmeras possibilidades, o planejamento segue como um ponto fundamental da gestão dos negócios. Isso vale especialmente para os que pretendem se relacionar com clientes e fazerem vendas via WhatsApp.

Nessa jornada, cada detalhe deve ser observado para que a experiência seja positiva em cada ponto de contato entre marca e consumidores.

Relacionamento com o cliente

Quando você pensa em relacionamento com seus clientes, uma das opções oferecidas pelo Whatsapp Business para facilitar esse ponto é o recurso de automação. Ele pode ser usado para enviar mensagens pré-programadas, que serão encaminhadas de acordo com as regras que você estipular. Veja alguns exemplos:

  • Ausência: você pode determinar um horário de funcionamento no perfil do aplicativo.  Assim, o cliente será informado sobre o momento em que você estará disponível. Isso será ativado caso alguém envie mensagens fora do horário estipulado.
  • Saudação: outra possibilidade é você gravar uma mensagem de boas-vindas. Inclusive ela pode ser usada no primeiro contato do cliente com a empresa.
  • Respostas rápidas: o aplicativo também possui a opção de criar respostas rápidas. Elas permitem responder as mensagens mais recorrentes, como, por exemplo, agradecimento e despedida, dentre outras.

Estes recursos podem dar mais agilidade e profissionalismo aos seus contatos. Por isso, devem ser personalizados de acordo com seu negócio. E também segundo o comportamento do seu público durante a interação com sua marca.

Pós-Venda

Você também pode usar as ações de marketing no WhatsApp para melhorar o suporte e a retenção de clientes. É comum os produtos e serviços oferecidos pela empresa apresentarem algum problema. No entanto, isso não significa que falta qualidade.

Entretanto, o que vai determinar a satisfação dos clientes, nestes casos? A resposta é a velocidade com que você realiza o atendimento e resolve suas dificuldades. Os consumidores esperam um modo de comunicação rápido e direto, com respostas, preferencialmente, imediatas.

Nesse sentido, o WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para tirar dúvidas, dar orientações, receber feedbacks — tudo de forma prática e acessível.

Divulgação de produtos e serviços

Uma das mais importantes ações de marketing no WhatsApp, que você pode colocar em prática, está relacionada com suas vendas.

E, neste contexto, o recurso de etiquetas, oferecido pelo aplicativo, é extremamente útil. Ele permite utilizar as informações das pessoas que entram em contato com a empresa para criar um plano de vendas, divulgando seus produtos e serviços.

Nesse contexto, você pode segmentar seus clientes e contatos. Assim, você poderá divulgar opções de produtos e serviços adequados a cada perfil. Inclusive, você pode utilizar o recurso etiqueta para facilitar e elabore um plano de vendas para cada categoria.

Por exemplo, você pode criar etiquetas para organizar seus contatos, suas conversas por estágio de compra ou de relacionamento com sua marca:

A: Clientes fidelizados

B: Novos clientes

C: Prospects

A partir daí, você envia promoções de novos produtos para quem já é cliente. E também pode enviar dicas e novidades para os novos clientes, assim como demonstração de qualidade, garantia e atendimento os potenciais clientes.

Ou seja, você planeja suas ações de marketing no WhatsApp de acordo com o momento em que seus contatos se encontram.

Este foi apenas um exemplo, mas, você pode usar outras etiquetas, agrupando por região, por valor de compra, tipo de produto, por interesse, entre outras.

Listas de transmissão

Um outro recurso importante, que você pode incluir nas suas ações de marketing no WhatsApp, é a criação de listas de transmissão. Elas permitem enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Isso pode ser estratégico para escalar a divulgação do seu negócio e dos seus produtos.

Portanto, por meio delas, você pode oferecer conteúdo de qualidade, relacionados ao seu atendimento, às soluções que sua empresa oferece, educando seus contatos até o momento de realizar as vendas.

Um ponto importante a ser ressaltado é que, para criar uma lista de transmissão, as pessoas precisam ter o seu contato salvo no celular e você também necessita salvar os contatos delas no seu aparelho.

Isso significa que os seus clientes concordaram em receber seus comunicados, aumentando o engajamento e a sua taxa de conversão de vendas.

E você pode criar várias listas, inclusive organizando-as por momento de compra, semelhante ao que vimos nas etiquetas.

Conteúdo de qualidade

Uma das grandes vantagens do uso do marketing no WhatsApp é a sua versatilidade em termos dos conteúdos que podem ser enviados.

O aplicativo permite o envio de mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos, aumentando o engajamento dos contatos com a sua marca.

Você pode aproveitar os conteúdos postados nas mídias sociais da empresa, como um resumo de um artigo do Blog ou um vídeo do Youtube falando dos benefícios dos seus produtos, ou com depoimentos de clientes, entre outras ações.

Apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade de envios, saturando seus contatos e prejudicando a imagem da empresa.

Estude o comportamento e as preferências dos seus clientes para encontrar a melhor estratégia.

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