Vídeo Marketing é uma estratégia de marketing digital, que consiste na criação de vídeos, com o objetivo de posicionar uma marca pessoal e/ou profissional, de forma a engajar um público específico, interessado no conteúdo apresentado. É uma estratégia que pode ser trabalhada em todos os canais de marketing e vendas, e em todas as etapas do Funil de Vendas.
Benefícios da estratégia de vídeo marketing
- Aumentar a visibilidade da marca.
- Aumentar a abrangência.
- Gerar confiança e Credibilidade.
- Gerar Autoridade.
- Aumentar o tráfego dos canais de contato.
- Atrair e gerar leads.
- Construir audiência.
- Fazer lançamento e gerar oportunidades.
- Conquistar novos clientes.
- Aumentar vendas.
- Monetizar produtos e serviços.
- Fidelizar Clientes.
Você já deve ter ouvido falar que o vídeo é a mídia do futuro. Enquanto alguns estudos apontam que o vídeo vai ser responsável por 69% do tráfego online até 2017, muitos empreendedores têm medo de começar a utilizar essa mídia nos seus negócios por simplesmente terem medo de fazer um trabalho ruim.
O que te impede de fazer vídeos
- Vergonha?
- Perfeccionismo?
- Falta de Equipamento?
- Falta de Tempo?
Com a melhoria na conexão da internet, acesso a celulares com câmeras de melhor qualidade, e ferramentas de equipamentos e digitais, cada vez mais fáceis de operar, a imagem em movimento caminha para se tornar a comunicação de mais impacto e relevância na internet.
Com o excesso de informação que somos bombardeados todos os dias por todas as mídias, assistir vídeos, tornou-se uma forma de consumir conteúdos de valor em qualquer lugar e a qualquer hora, mesmo que não se possa estar de olho na tela, como no trânsito por exemplo, mas é possível ouvir. Os vídeos registram com fidelidade e autenticidade, a maneira como realmente somos, humanizando mais a nossa relação com as pessoas, viabilizando-se uma comunicação mais assertiva, gerando-se mais emoção nas pessoas, positivas ou negativas.
Segundo a pesquisa Global Mobile Consumer Survey, realizada pela consultoria Deloitte, os brasileiros desbloqueiam o celular, em média, 78 vezes ao dia.
O aumento ao acesso a celulares – smartphones, é exponencial. Dados da Anatel indicam que o Brasil terminou junho de 2017 com 242,1 milhões de celulares e densidade de 116,65 cel/100 hab.
Atualmente, as pessoas consomem nas palmas das mãos, e a tendência é aumentar cada vez mais a relação com estes aparelhos com a evolução da inteligência artificial e internet das coisas.
Se você, ainda está pensando se compensa ou não investir em vídeo marketing, veja os números abaixo, e talvez decida planejar o início de sua estratégia de divulgação.
Cenário de consumo de vídeos
- Mais de 1 bilhão de usuários visitam o YouTube a cada mês.
- O YouTube é responsável por aproximadamente 28%de todas as buscas do Google.
- 59% dos executivos preferem assistir vídeos a de ler textos, se ambos estiverem disponíveis na mesma página.
- Aproximadamente 3 de 5consumidores gastam pelo menos 2 minutos assistindo um vídeo que os informa sobre um produto pelo qual estão interessados em comprar.
- 52%dos consumidores dizem que vídeos de produtos os ajudam a tomar decisões na hora de comprar.
- Depoimentos de consumidores em vídeo podem aumentar as vendas em 600%.
- Uma página web com vídeo é 53% mais propensa a aparecer na primeira página do Google.
- Resultados de buscas de vídeos têm uma taxa de cliques 41%maior do que resultados de buscas de textos simples.
- Vídeos no email marketing podem aumentar as taxas de cliques em até 96%.
- YouTube alcança mais os públicos de 18-34 e 18-49 anos.
- 100 milhões de horas são gastas por usuários vendo vídeos no Facebook diariamente.
- Quase 80% do tempo gasto nas redes sociais acontece via mobile (viva os dispositivos móveis, principalmente o celular).
Como produzir conteúdos de vídeo marketing?
1- Pré-Produção
É o planejamento e tudo que envolve o planejamento e preparação para a gravação do vídeo.
- Definição dos objetivos de seus vídeos.
- Para quem comunicar/Persona?
- Quem irá comunicar?
- Qual conteúdo de valor irá disponibilizar para o seu público?
- Em qual período?/frequência?
- Em qual local irá gravar.
- Qual equipamento irá usar? (Câmera, microfone e iluminação)
- Ambiente de gravação – conforme objetivo.
- Seu próprio celular pode ser uma excelente ferramenta de trabalho. Contudo há equipamentos mais sofisticados e profissionais.
2- Produção
É o momento da gravação, quando você coloca em prática tudo que preparou nos dias anteriores.
- Iluminação – Use Iluminador de Led, ou faça a filmagem em lugares iluminados, próximos a uma janela, a favor da luz. A iluminação faz muita diferença na qualidade de imagem do vídeo.
- Gravação – É importante além de saber bem do que se vai falar, ter um roteiro com tópicos para facilitar o seu direcionamento. É importante estar atento à dicção. Grave quantas vezes for preciso.
- Som – Invista em lapelas para acoplar ao seu celular com um adaptador, para ganhar qualidade de som.
3 – Pós-produção
É a etapa de edição e finalização do vídeo, quando você faz os ajustes necessários para deixar tudo funcionando perfeitamente.
- Você mesmo pode editar, tem aplicativos para isto, ou contrate um freelance para atender demandas pontuais, ou uma empresa parceira.
- Fique atento à música de trilha. Alguns vídeos demandam, pois gera mais emoção e aciona os sentidos aumentando o tempo de visualização.
Agregue mais valor aos seus vídeos, com edição e vinheta de seu canal. Contrate um Freelance, e terá um ótimo custo x benefício. Ou faça você mesmo.
Caso você queira editar os seus vídeos, no Google Play Store, você encontra vários aplicativos de edição. Um deles é o Vídeo Show, que é gratuito.
Há também gratuitamente o Windows Movie Maker. Para aprender a usá-lo, veja algum tutorial no Youtube. Esta ferramenta vai lhe proporcionar uma edição mais simples. Você também poderá ter uma vinheta personalizada, aquela abertura inicial com uma música e sua marca,
Caso não queira fazer, há também a possibilidade de contratar um freelancer, para atender as suas demandas, no site Workana, você encontra milhares de freelancers de todo Brasil, com valores bem acessíveis.
Contudo, o mais importante de tudo, será o conteúdo que você entregará para o seu público alvo/persona. Uma edição top, com conteúdo fraco, não agrega valor e não impacta as pessoas.
Quer saber mais sobre outras ferramentas de Marketing para promover seus produtos e atrair mais clientes?
Acesse a página do Sebrae Minas que fala tudo sobre Marketing Digital e fique por dentro de todas as tendências e formas de se comunicar melhor pela Internet.