Segredos do sucesso em uma franquia

05/06/2018 | Franquias

Uma das perguntas mais comuns para quem deseja abrir uma franquia, é: “Como atingir o sucesso?” Não é nenhuma novidade que para um negócio de sucesso é importante muito trabalho e dedicação. Mas é preciso se aprofundar melhor nos fatores que são responsáveis pelo êxito e também pelo fracasso de uma empresa. Sim, uma empresa como outra qualquer! Não podemos nos esquecer que muitos processos são básicos para qualquer empreendimento. Dentre muito fatores, o sucesso pode ser atingido por meio de um conjunto de ações. Estas devem contemplar técnica e domínio dos processos do negócio; comportamento ético e responsável; bom relacionamento entre franqueador e franqueado.

Ao entrar para o sistema de franquias, é importante entender que as relações são baseadas em interdependência. Por isso, é importante se colocar no lugar do outro. E também compreender suas dificuldades, buscando cooperar, compartilhar e principalmente estabelecer uma relação de cumplicidade. Ao estudar e compreender as particularidades do sistema, o candidato estará mais preparado. Isto se refletirá na escolha da franquia certa para o seu perfil. E com isto, estará também mais próximo do objetivo de ser bem-sucedido no negócio.

A partir da análise de cases, percebemos muitos elementos relevantes para o sucesso de uma franquia. Um dos mais importantes é o investimento em tecnologia. Desfrutar dos seus recursos pode representar maior controle da operação, economia de tempo e melhor administração dos processos. De forma concreta, o franqueado pode, por exemplo, investir em câmeras e softwares de gestão eficientes. Elas são uma forma de acompanhar o negócio de forma remota e facilitam nas atividades dentro da operação. Ainda assim, a presença do franqueado no dia-a-dia da empresa é indispensável, a tecnologia se torna mais um recurso.

Outro elemento simples e imprescindível é o abastecimento da loja. A partir de observações práticas, a falta um determinado produto na loja se torna uma oportunidade. Para quê? Para que os clientes conheçam e experimentem os produtos dos concorrentes. As compras para o estoque precisam ser planejadas com equilíbrio. Isto para evitar imprevistos e também para que não haja excessos que possam gerar desperdícios posteriormente.

Recursos humanos são pontos chave para o sucesso de qualquer empresa e uma boa gestão dos mesmos também. Fatores de sucesso também são psicológicos e de conduta, como: agir com responsabilidade, transparência, integridade, respeito. E isso deve ser compromisso de todas as partes: franqueador, franqueado, fornecedores e colaboradores. Dessa forma, é possível atender o cliente da melhor maneira possível. E também proporcionar a mais satisfatória experiência, colocando-se mais próximo do sucesso. Isso inclui desde tratar os clientes com educação, e ser prestativo, até a sinceridade na hora de vender os produtos. Pois, isso sem dúvida é um dos fatores de maior relevância para o cliente.

Saúde financeira é fundamental, e isso não é nenhuma novidade. Planejar e realizar o controle de despesas deve ser uma prioridade em qualquer empresa. Todos os gastos e custos devem ser realizados de forma coerente e com bastante cautela. Para isso, deve-se explorar todo o potencial da empresa com investimentos bem articulados e pupar onde houver oportunidade. Para isso deve-se utilizar todo o conhecimento que foi fornecido pela franqueadora e desfrutar do seu suporte.

Contudo, somente os conhecimentos técnicos não suficientes para garantir o êxito de uma franquia. Eles precisam estar aliados a: empatia, transparência e integridade. Estes pontos estimulam a confiança e um bom relacionamento com o franqueador e demais franqueados. E, por isso, o franqueado deve sempre cuidar do seu ego. O que consideramos como um fator decisivo para encorajar o mesmo. Mas, que também pode ser o seu maior problema.

O franqueado deve ter humildade e assumir a responsabilidade pelos problemas da sua empresa. Por exemplo, se o funcionário não está conseguindo executar uma tarefa, é preciso entender o que ocorreu. O treinamento pode não ter sido bem feito. Ou que o perfil contratado para o trabalho não foi o mais adequado. Ou ainda, que se o franqueador não está oferecendo o suporte satisfatório. O franqueado também pode não estar solicitando esse suporte da melhor forma. E ainda, é preciso refletir se o seu concorrente está te prejudicando. Ou se você não atendeu o seu cliente da melhor forma, dando à concorrência chances de se posicionar no mercado. Ao assumir a responsabilidade pelas falhas, você também assume a responsabilidade pelas soluções.

Por fim, treinamento, atitude e envolvimento são bons componentes para se tornar um empreendedor e um franqueado de sucesso. Os conhecimentos precisam ser aprimorados constantemente. A empresa irá ser a maior beneficiada se oferecer possibilidades para a estruturação de novas ideias. E também se a mesma se cercar de pessoas com determinado perfil. Ou seja, que se encontram envolvidas e que tenham autonomia e vontade de fazer o negócio acontecer.  Quanto maior o empenho demonstrado pelo franqueado, mais confiança o franqueador irá depositar nele. E mais saudável a relação irá se tornar, possibilitando o ganho para as duas partes.

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*Artigo originalmente publicado em outros meios pelo autor

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