Saiba como elaborar um plano de negócios

18/11/2022 | Gestão e Estratégia

Você tem vontade de empreender ou ampliar sua atuação no mercado, desenvolvendo uma empresa competitiva e inovadora? O primeiro passo para o sucesso é elaborar um plano de negócios.

Essa ferramenta é superimportante, pois funciona como um retrato do empreendimento, garantindo uma visão estratégica e assertiva. Sua principal função é descrever o que é a empresa e quais são os seus objetivos. O plano pode ser ainda uma excelente forma de calcular seus riscos e avaliar incertezas, minimizando as chances de erro.

Com esse documento em mãos, você pode não só analisar o mercado, mas checar informações antes de tirar a sua ideia do papel. Com ele, é possível perceber também se o seu negócio é realmente viável ou não.

O curso gratuito e on-line do Sebrae: Como Elaborar um Plano de Negócios vai te ensinar como criar este planejamento de forma eficiente para garantir um futuro promissor para a sua empresa.

Acesse o curso: Como elaborar um plano de negócio

Com esta ferramenta, você não só terá uma boa visão do seu negócio, como aumentará muito a possibilidade de construir uma marca forte e perene no mercado.

Veja agora outros benefícios do desenvolvimento de um Plano de Negócios:

  • Conhecer bem o mercado em que a empresa atua;
  • Alinhar visões e estabelecer acordos internos;
  • Criar parcerias e estratégias conjuntas;
  • Conseguir empréstimos e serviços financeiros;
  • Adquirir crédito para compras;
  • Vender os benefícios dos produtos ou serviços;
  • Captar recursos de terceiros.

As vantagens de um planejamento estratégico são muitas e você só tem a ganhar estruturando este documento. Para que ele seja completo, você precisa seguir algumas etapas. Vamos conhecer quais são?

Como iniciar o meu planejamento de negócios?

Antes de começar a elaborar o documento, é preciso se questionar sobre a essência do seu negócio, o seu propósito.

O que a organização oferece de valioso para o cliente? A partir daí, é possível pensar em outras questões como foco de atuação e soluções para as necessidades e expectativas dos consumidores. 

Descrever de forma detalhada como o negócio será construído ou expandido, utilizando prazos, planilhas de custos e previsão de receitas, é uma forma de planejar com segurança os próximos passos da empresa.

Enxergar o seu produto ou serviço também faz parte do processo de elaboração de um plano. Quando o empreendedor possui o que chamamos de “Visão Míope”, ele não tem consciência ampla sobre o mercado de atuação e as necessidades dos clientes. Sem informações, ele se restringe a definir o seu negócio pelos produtos e serviços oferecidos e não pelas demandas dos consumidores.

Mas quando o empresário trabalha construindo uma Visão Estratégica, ele consegue entender o valor da entrega de sua atividade, indo além do serviço ou produto ofertado.

Após estes levantamentos iniciais, é hora de colocar a mão na massa e construir o seu planejamento estratégico!

Montando um Plano de Negócios eficiente

Para que o plano seja um retrato fiel da sua empresa, a coleta de dados precisa ser bem cuidadosa. Veja abaixo algumas dicas.

  • Informações: é importante reunir alguns dados como, por exemplo, quais produtos e serviços serão ofertados e em qual local o empreendimento vai funcionar.
  • Ramo de atividade: é fundamental detalhar qual o ramo de atividade e quais são as possibilidades de atuação no segmento.
  • Mercado consumidor: é indispensável ainda estudar a fundo o consumidor. Este conhecimento ajuda a responder outras questões importantes, tais como: O que produzir? Que serviço prestar? Qual será o ponto de venda? Como será a demanda potencial? Qual o perfil do público-alvo?
  • Mercado fornecedor: selecionar e pesquisar quais serão os fornecedores do seu negócio também interfere diretamente na entrega e atendimento do seu público-alvo. É aqui que você vai encontrar equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários para fazer o seu negócio girar.
  • Concorrentes: quais são as pessoas ou empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos que você pretende comercializar? Analisar aspectos como pontos fortes e fracos, fidelidade da clientela, preço, entre outros, é importante para definir estratégias de diferenciação.
  • Análise financeira: elaborar uma estimativa de resultados e gastos, além de uma projeção de capital necessário para começar, é fundamental.
  • Processo operacional: como será feito o trabalho e quem deverá fazer. Qual material será utilizado? Com que equipamento? Quando?
  • Projeção do volume de produção, de venda ou de serviços: qual a disponibilidade de pessoal? O que procura o mercado consumidor? Qual a capacidade de recursos materiais?

Cumprida a etapa de coleta de dados, chega momento de organizar as informações.

Estruturando seu Plano de Negócios

Vamos entender quais tópicos compõem a estrutura deste documento?

  • Sumário executivo;
  • Descrição da empresa;
  • Análise de mercado;
  • Plano de marketing;
  • Plano operacional;
  • Plano financeiro.

Apesar de começar pelo sumário executivo, essa é a última parte que será executada ao elaborar esse registro. Como ele será um resumo da empresa e do plano de negócios, não faz sentido começar por ele sem os dados e informações coletadas, certo?

Na descrição da empresa devem constar relatos sobre o surgimento, tempo de existência, parcerias e trabalhos realizados. Se for começar o negócio do zero, é importante descrever sua motivação para a criação e em qual contexto surgiu a ideia.

Nesse tópico, você precisa inserir também a missão da empresa. Aqui, é necessário saber responder algumas perguntas como a sua função no mercado, porque o negócio existe e quais são os pontos de diferenciação, por exemplo.

E por fim, ainda nesta etapa, é de suma importância que você faça a descrição legal da empresa. Você deverá informar a atividade, forma jurídica e enquadramento tributário.

Análise de mercado

Um segmento de mercado é um conjunto de pessoas ou empresas com características similares.

Uma questão que ajuda a entender o público-alvo é se perguntar: quem e o que estão comprando? Quais são seus hábitos de consumo, renda, estilo de vida, formação, nível cultural e moradia?

Com essas informações em mãos é possível definir alguns detalhes como os canais de distribuição, política de preços, promoções e planos de comunicação.

Da mesma maneira é essencial conhecer os concorrentes e entender os formatos de atuação, precificação, benefícios, características e porque os clientes compram ou não dele.

Plano de Marketing

Aqui vale se perguntar: como minha empresa irá ofertar os produtos e serviços?

Uma boa estratégia de divulgação busca descrever e diferenciar os produtos, sua qualidade e utilidade.

Saber se vale a pena optar por propaganda, promoções ou ações de marketing digital, são decisões dessa etapa do plano de negócio.

Importante lembrar que todo planejamento deve considerar ações que não só atraiam o cliente, mas o fidelizem.

Plano operacional

Como a empresa irá desenvolver ou comercializar seus produtos e serviços?

A forma de executar os serviços, produzir ou vender estará presente nesse ponto do documento. Qual o tempo essa produção vai demandar? Quais equipamentos serão utilizados? Quantos funcionários estarão envolvidos?

Além disso, é aqui que será avaliada a capacidade de distribuição, armazenamento, número de funcionários, qualidade dos equipamentos e disponibilidade dos fornecedores.

O projeto e a planta do espaço físico estarão descritos também nessa etapa do planejamento. Como estarão organizados os equipamentos e infraestrutura?

Outra parte importante do plano operacional é a descrição de cargos e quantidade de pessoas necessárias para o bom funcionamento do negócio.

Para finalizar, é importante compreender qual a capacidade produtiva do negócio e quantos clientes poderão ser atendidos com essa infraestrutura.

Plano financeiro

Sabemos que toda empresa busca ter lucro e, consequentemente, crescer, não é mesmo?

Com o plano financeiro é possível apresentar em números todas as ações planejadas e atestar, ou não, a viabilidade do negócio.

Se a conclusão é de que o empreendimento pode dar certo e existe demanda e espaço no mercado para sua implementação, chegou a hora de descrever qual o custo para tirar o projeto do papel. Nele deverão constar:

  • Investimentos fixos: aqui entram equipamentos, móveis e veículos.
  • Investimento pré-operacionais: reformas e registros.
  • Capital de giro: recursos para financiar clientes na venda a prazo, pagar fornecedores e eventuais despesas.

Feito isso, é hora da análise comparativa. É aqui que entram receitas e custos, projeção do faturamento, variáveis e despesas. Com esses dados é possível gerar um dos mais importantes documentos dessa fase: o demonstrativo de resultados (DRE).

Com essas etapas concluídas, é possível medir indicadores relevantes como o tempo de retorno do capital investido, faturamento mínimo, lucratividade e a receita total.

Aqui, apresentamos algumas dicas iniciais para entender como funciona a elaboração de um Plano de Negócios. Mas é possível ampliar seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae, você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer o seu negócio decolar.

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