Você tem vontade de empreender ou ampliar sua atuação no mercado, desenvolvendo uma empresa competitiva e inovadora? O primeiro passo para o sucesso é elaborar um plano de negócios.
Essa ferramenta é superimportante, pois funciona como um retrato do empreendimento, garantindo uma visão estratégica e assertiva. Sua principal função é descrever o que é a empresa e quais são os seus objetivos. O plano pode ser ainda uma excelente forma de calcular seus riscos e avaliar incertezas, minimizando as chances de erro.
Com esse documento em mãos, você pode não só analisar o mercado, mas checar informações antes de tirar a sua ideia do papel. Com ele, é possível perceber também se o seu negócio é realmente viável ou não.
O curso gratuito e on-line do Sebrae: Como Elaborar um Plano de Negócios vai te ensinar como criar este planejamento de forma eficiente para garantir um futuro promissor para a sua empresa.
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Com esta ferramenta, você não só terá uma boa visão do seu negócio, como aumentará muito a possibilidade de construir uma marca forte e perene no mercado.
Veja agora outros benefícios do desenvolvimento de um Plano de Negócios:
- Conhecer bem o mercado em que a empresa atua;
- Alinhar visões e estabelecer acordos internos;
- Criar parcerias e estratégias conjuntas;
- Conseguir empréstimos e serviços financeiros;
- Adquirir crédito para compras;
- Vender os benefícios dos produtos ou serviços;
- Captar recursos de terceiros.
As vantagens de um planejamento estratégico são muitas e você só tem a ganhar estruturando este documento. Para que ele seja completo, você precisa seguir algumas etapas. Vamos conhecer quais são?
Como iniciar o meu planejamento de negócios?
Antes de começar a elaborar o documento, é preciso se questionar sobre a essência do seu negócio, o seu propósito.
O que a organização oferece de valioso para o cliente? A partir daí, é possível pensar em outras questões como foco de atuação e soluções para as necessidades e expectativas dos consumidores.
Descrever de forma detalhada como o negócio será construído ou expandido, utilizando prazos, planilhas de custos e previsão de receitas, é uma forma de planejar com segurança os próximos passos da empresa.
Enxergar o seu produto ou serviço também faz parte do processo de elaboração de um plano. Quando o empreendedor possui o que chamamos de “Visão Míope”, ele não tem consciência ampla sobre o mercado de atuação e as necessidades dos clientes. Sem informações, ele se restringe a definir o seu negócio pelos produtos e serviços oferecidos e não pelas demandas dos consumidores.
Mas quando o empresário trabalha construindo uma Visão Estratégica, ele consegue entender o valor da entrega de sua atividade, indo além do serviço ou produto ofertado.
Após estes levantamentos iniciais, é hora de colocar a mão na massa e construir o seu planejamento estratégico!
Montando um Plano de Negócios eficiente
Para que o plano seja um retrato fiel da sua empresa, a coleta de dados precisa ser bem cuidadosa. Veja abaixo algumas dicas.
- Informações: é importante reunir alguns dados como, por exemplo, quais produtos e serviços serão ofertados e em qual local o empreendimento vai funcionar.
- Ramo de atividade: é fundamental detalhar qual o ramo de atividade e quais são as possibilidades de atuação no segmento.
- Mercado consumidor: é indispensável ainda estudar a fundo o consumidor. Este conhecimento ajuda a responder outras questões importantes, tais como: O que produzir? Que serviço prestar? Qual será o ponto de venda? Como será a demanda potencial? Qual o perfil do público-alvo?
- Mercado fornecedor: selecionar e pesquisar quais serão os fornecedores do seu negócio também interfere diretamente na entrega e atendimento do seu público-alvo. É aqui que você vai encontrar equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários para fazer o seu negócio girar.
- Concorrentes: quais são as pessoas ou empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos que você pretende comercializar? Analisar aspectos como pontos fortes e fracos, fidelidade da clientela, preço, entre outros, é importante para definir estratégias de diferenciação.
- Análise financeira: elaborar uma estimativa de resultados e gastos, além de uma projeção de capital necessário para começar, é fundamental.
- Processo operacional: como será feito o trabalho e quem deverá fazer. Qual material será utilizado? Com que equipamento? Quando?
- Projeção do volume de produção, de venda ou de serviços: qual a disponibilidade de pessoal? O que procura o mercado consumidor? Qual a capacidade de recursos materiais?
Cumprida a etapa de coleta de dados, chega momento de organizar as informações.
Estruturando seu Plano de Negócios
Vamos entender quais tópicos compõem a estrutura deste documento?
- Sumário executivo;
- Descrição da empresa;
- Análise de mercado;
- Plano de marketing;
- Plano operacional;
- Plano financeiro.
Apesar de começar pelo sumário executivo, essa é a última parte que será executada ao elaborar esse registro. Como ele será um resumo da empresa e do plano de negócios, não faz sentido começar por ele sem os dados e informações coletadas, certo?
Na descrição da empresa devem constar relatos sobre o surgimento, tempo de existência, parcerias e trabalhos realizados. Se for começar o negócio do zero, é importante descrever sua motivação para a criação e em qual contexto surgiu a ideia.
Nesse tópico, você precisa inserir também a missão da empresa. Aqui, é necessário saber responder algumas perguntas como a sua função no mercado, porque o negócio existe e quais são os pontos de diferenciação, por exemplo.
E por fim, ainda nesta etapa, é de suma importância que você faça a descrição legal da empresa. Você deverá informar a atividade, forma jurídica e enquadramento tributário.
Análise de mercado
Um segmento de mercado é um conjunto de pessoas ou empresas com características similares.
Uma questão que ajuda a entender o público-alvo é se perguntar: quem e o que estão comprando? Quais são seus hábitos de consumo, renda, estilo de vida, formação, nível cultural e moradia?
Com essas informações em mãos é possível definir alguns detalhes como os canais de distribuição, política de preços, promoções e planos de comunicação.
Da mesma maneira é essencial conhecer os concorrentes e entender os formatos de atuação, precificação, benefícios, características e porque os clientes compram ou não dele.
Plano de Marketing
Aqui vale se perguntar: como minha empresa irá ofertar os produtos e serviços?
Uma boa estratégia de divulgação busca descrever e diferenciar os produtos, sua qualidade e utilidade.
Saber se vale a pena optar por propaganda, promoções ou ações de marketing digital, são decisões dessa etapa do plano de negócio.
Importante lembrar que todo planejamento deve considerar ações que não só atraiam o cliente, mas o fidelizem.
Plano operacional
Como a empresa irá desenvolver ou comercializar seus produtos e serviços?
A forma de executar os serviços, produzir ou vender estará presente nesse ponto do documento. Qual o tempo essa produção vai demandar? Quais equipamentos serão utilizados? Quantos funcionários estarão envolvidos?
Além disso, é aqui que será avaliada a capacidade de distribuição, armazenamento, número de funcionários, qualidade dos equipamentos e disponibilidade dos fornecedores.
O projeto e a planta do espaço físico estarão descritos também nessa etapa do planejamento. Como estarão organizados os equipamentos e infraestrutura?
Outra parte importante do plano operacional é a descrição de cargos e quantidade de pessoas necessárias para o bom funcionamento do negócio.
Para finalizar, é importante compreender qual a capacidade produtiva do negócio e quantos clientes poderão ser atendidos com essa infraestrutura.
Plano financeiro
Sabemos que toda empresa busca ter lucro e, consequentemente, crescer, não é mesmo?
Com o plano financeiro é possível apresentar em números todas as ações planejadas e atestar, ou não, a viabilidade do negócio.
Se a conclusão é de que o empreendimento pode dar certo e existe demanda e espaço no mercado para sua implementação, chegou a hora de descrever qual o custo para tirar o projeto do papel. Nele deverão constar:
- Investimentos fixos: aqui entram equipamentos, móveis e veículos.
- Investimento pré-operacionais: reformas e registros.
- Capital de giro: recursos para financiar clientes na venda a prazo, pagar fornecedores e eventuais despesas.
Feito isso, é hora da análise comparativa. É aqui que entram receitas e custos, projeção do faturamento, variáveis e despesas. Com esses dados é possível gerar um dos mais importantes documentos dessa fase: o demonstrativo de resultados (DRE).
Com essas etapas concluídas, é possível medir indicadores relevantes como o tempo de retorno do capital investido, faturamento mínimo, lucratividade e a receita total.
Aqui, apresentamos algumas dicas iniciais para entender como funciona a elaboração de um Plano de Negócios. Mas é possível ampliar seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.
Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae, você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.
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