Planejamento estratégico para pequenas empresas

16/11/2022 | Gestão e Estratégia

Ter uma boa ideia de negócio e muita disposição para colocá-la em prática são suficientes para se destacar no mercado? Definitivamente, não! Sem um planejamento estratégico estruturado, você pode ver o seu sonho ir por água abaixo.

Então, vamos conhecer os passos fundamentais para transformar uma empresa em um empreendimento de sucesso?

Começar pelo planejamento estratégico é uma boa opção. Com ele é possível construir o caminho entre o sonho e a ação, conciliando seus objetivos a médio e longo prazo. Sem estruturar o percurso e realizar com disciplina todas as tarefas necessárias para a criação de um negócio, você corre o risco de afetar seu fluxo de caixa, desmotivar a equipe e ficar à deriva em um mercado cada vez mais competitivo.

Com ajuda do Sebrae, você vai aprender a definir estratégias para fazer a sua empresa crescer. Para garantir que esse planejamento seja executado da forma correta, confira as etapas e processos essenciais no curso gratuito “Planejamento estratégico para empreendedores”.

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Estratégia: o que é e para que ela serve?

O planejamento estratégico serve para criar ou modificar o caminho previamente traçado para sua empresa.

Segundo Michael Porter, professor e economista americano, estratégia é um conjunto de escolhas que você faz ou deixa de fazer. São essas opções que, quando feitas de forma disciplinada e consciente, ajudam a sua marca a se posicionar no mercado e garantem vantagem competitiva ao seu negócio.

Em outras palavras, o planejamento estratégico organiza as ações a serem realizadas para atingir um determinado objetivo, definindo o caminho a ser seguido em sua empresa.

Ele também ajuda a reavaliar o percurso do empreendimento e se uma mudança de rota será necessária. Nesse caso, surgem perguntas importantes como: você está ganhando mercado? A margem está boa? Sua empresa é competitiva?

Se as respostas não forem positivas é hora de reelaborar sua estratégia, considerando alguns cenários como o econômico, a dinâmica do setor e a cultura organizacional.

Algumas etapas precisam ser seguidas para elaborar seu plano estratégico de ações. É importante utilizar as metodologias corretas, avaliar o mercado, conhecer as regras do jogo e definir muito bem os objetivos.

Como fazer um planejamento estratégico?

Existem diversas ferramentas e metodologias disponíveis no mercado para colocar em prática o seu planejamento. O Sebrae Canvas, por exemplo, é uma dessas possibilidades de aplicativo para baixar, de forma gratuita, por meio do portal.

Primeiramente é válido compreender quais são as fases da elaboração de um planejamento, do diagnóstico à execução, para então, partir para o seu desenvolvimento:

1° fase: Avaliando a realidade

No começo do planejamento estratégico, é importante fazer um diagnóstico, ou seja, analisar em que etapa do projeto você está. Isso deve acontecer antes de traçar as metas.

Olhe para tudo que você desejou realizar e faça uma análise de forma atenta e precisa. Você conseguiu executar seus planos de forma satisfatória? É capaz de identificar quais foram os erros e falhas no caminho?

Para trabalhar nessa etapa, analise também externa e internamente as influências e mudanças em curso. Pesquise o cenário competitivo de forma ampla, conheça e acompanhe novas tecnologias e se atualize sobre o cenário econômico e possíveis mudanças.

Da mesma maneira que existe um movimento de observação externa, é importante olhar para dentro e observar decisões, processos e a estrutura de sua empresa. Pense em seu objetivo, na missão do seu negócio e faça uma pergunta importante: essa é a empresa que eu quero ter?

Outras questões fundamentais dizem respeito ao funcionamento do negócio. Quão bem você está operando? Uma valiosa ferramenta de acesso a essa informação é a pesquisa de satisfação.

Além disso, não deixe de se questionar sobre faturamento e margens de lucros. Você está ganhando dinheiro? Se sim, qual o carro chefe? Analise todos os detalhes e calcule a margem, pense no cliente e naquelas atitudes que prejudicam seu negócio.

Uma forma simples, objetiva e propositiva de realizar este processo é por meio de uma ferramenta clássica de administração.

A análise SWOT ajuda a identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa, levando em conta as ameaças e oportunidades. Cumprida essa etapa, você pode elaborar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar suas chances de sucesso.

2° fase: Construindo a estratégia

Aqui você precisa se atentar a tudo que identificou na etapa anterior.

Nessa fase uma pergunta importante para te nortear é qual a sua aspiração vencedora. O ponto-chave é retornar ao sonho que o motivou a abrir um negócio, mas, dessa vez, materializando-o e estabelecendo métricas e prazos para execução das ações.

Transformar aquele projeto ideal em algo real é um movimento essencial para o processo de planejamento e para aproximá-lo da execução.

Definida a sua aspiração, é hora de entender como você vai vencer nesse mercado. Nesse caso, menos é mais. É preciso delimitar bem a sua área de atuação. Quanto mais específico, mais chances você tem de ser bem-sucedido em sua estratégia.

Por isso, defina o local (campo geográfico) em que vai atuar, faixa etária do público, interesses, gênero e perfil do cliente. Dessa forma fica mais fácil chegar perto de uma proposta de valor eficaz.

Lembre-se: ter algumas competências definidas e executá-las de maneira exemplar é melhor que oferecer de forma ampla e genérica inúmeras gamas de propostas.

3° fase: Criando o plano de ação

Essa é a hora de colocar a mão na massa! Deliberar funções, estipular orçamentos, construir o portfólio de projetos, iniciativas de mudanças e estruturar todas as atividades que serão necessárias para tirar o planejamento do papel, são pontos a serem pensados aqui.

Nesse momento, algumas transformações podem ser fundamentais:

  • Desenvolvimento de novas estratégias para levar ao mercado outras ofertas;
  • Redesenho dos componentes da proposta de valor;
  • Alterações nos componentes do modelo de negócio;
  • Análise de projetos que alteram como a organização sustenta a estratégia;
  • Realocação de recursos;
  • Desenvolvimento de novas competências;
  • Ajuste da organização para redesenho da estratégia.

Outro ponto a ser avaliado antes de executar seu plano de ações são os objetivos traçados. E só é possível estabelecer suas metas a curto e longo prazo quando você entende de forma clara qual é a sua estratégia.

Importante frisar que a operação deve continuar ocorrendo enquanto o planejamento é executado, afinal de contas, para que as ações se concretizem, é preciso ter caixa.

Para ajudar na maneira mais eficiente de estabelecer suas metas, algumas abordagens podem ser adotadas:

  • BSC – Balanced Scorecard;
  • As 4 disciplinas da execução;
  • Gerenciamento pelas diretrizes;
  • OKR – Objetives and key results.

Lembre-se que as metas devem ser focadas em resultados! Com isso em mente, conheça quais são os principais erros de alguns empreendimentos na hora de defini-las:

  • Querer fazer mais do que é possível. Muitas vezes, sem o número adequado de dados, o empreendedor se perde tentando executar diversas tarefas sem o direcionamento correto. O melhor a se fazer é começar de forma simples e ir melhorando ao longo do tempo.
  • Confundir intenção com meta. Uma forma de diferenciá-las é entender que, no caso da segunda, você precisar mensurar com dados, diferenciando o desejo, do plano passível de execução.
  • Confundir metas com resultados.
  • Não alinhar a expectativa entre o time. O ideal é informar sua equipe dos seus objetivos, acompanhar semanalmente os resultados e verificar se a meta está sendo alcançada conforme o planejado.

Mas como posso estabelecer boas metas?

Se você está começando agora, não se esqueça de se manter simples. O melhor é estipular poucas metas e começar medindo apenas alguns indicadores para aumentar gradualmente.

Tente estipular e se habituar a uma cadência para acompanhamento das metas e faça uma gestão da execução de cada uma delas. Mas não se preocupe. Erros vão acontecer e fazem parte do processo. Vá aprendendo ao longo do caminho e, se for preciso, inclua e modifique indicadores durante o percurso.

E lembre-se: a meta é a representação do que é importante para sua empresa. Se sua prioridade mudou, a meta também deve mudar.

Apresentamos algumas dicas iniciais para você elaborar o planejamento estratégico da sua empresa. Mas é possível ampliar o seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer o seu negócio decolar.

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