A cada dia cresce o estudo e investimento em técnicas que pretendem melhorar a efetividade das empresas, de seus produtos e serviços. Um campo que vem se aprimorando neste sentido, em especial dentro do marketing, é o Neuromarkting. Ele traz uma visão sobre sobre o comportamento da mente humana diante de tomadas de decisão. Neste texto, vou esclarecer algumas informações sobre esta área de estudos. Confira o texto e saiba como usar o Neuromarketing para negócios.
O que é neuromarketing
Neuromarketing é o estudo que abriga dois campos: neurologia e marketing.
Através dos estudos feitos, essa ciência busca compreender os estímulos físicos e acima de tudo, os psicológicos, identificando áreas do cérebro suscetíveis à estímulos. O estudo mostra o comportamento humano em ações de compra, aceitação e processamento de informação.
Com a junção entre os estudos científicos e as técnicas de marketing é possível mensurar e analisar resultados e percepções através de testes e observações feitas pelos estudiosos da área.
O neuromarketing está ganhando cada vez mais espaço nas grandes empresas e corporações e tem mostrado sua eficácia em diversas áreas, proporcionando descobertas incríveis sobre a mente do consumidor e aumentando vendas.
Neuromarketing x marketing
Não há data certa para o início dos estudos de neuromarketing, mas sabe-se que surgiu pela necessidade de aprimorar as estratégias de venda e convencimento. O indivíduo age, na maioria das vezes, de forma inconsciente, reagindo à impulsos e estímulos.
O ser humano toma decisões baseado em parâmetros que ele mesmo desconhece e toda as explicações para as atitudes estão ocultas no cérebro. Os estudos de neuromarketing surgiram para compreender esse comportamento e adaptar as formas de abordagem às práticas de consumo.
Objetivos do neuromarketing
De forma geral o neuromarketing busca os mesmos resultados do marketing tradicional, aumentar vendas e melhorar estratégias, mas de forma muito mais eficaz e com ênfase no comportamento psicológico humano. O estudo se baseia no entendimento de desejos, reações, impulsos e motivações para alcançar o propósito máximo: vender mais.
Alguns objetivos e ações que podem ser percebidos de forma clara são:
Reformular a comunicação
Ficou cada vez mais difícil inovar e construir estratégias que façam com que o receptor e consumidor se sintam tocados. Faz parte do estudo investigar e selecionar maneiras que afetem a forma que a comunicação é percebida.
Aperfeiçoar o formato das mídias
Com tantas transformações acontecendo, é necessário aperfeiçoar os modos e formatos da mídia existente. Através de atualizações e adaptações, o neuromarketing busca melhorar as abordagens publicitárias a fim de aumentar resultados positivos.
Entender melhor o consumidor
É fato que cada indivíduo possui maneiras próprias de pensamento e comportamento. Entendendo melhor o que cada perfil de público espera é possível atender de forma efetiva suas expectativas.
Compreender os estímulos cerebrais
Ao se deparar com certas situações, cada indivíduo reage de uma forma, mesmo que isso não seja externalizado. Observando o comportamento cerebral do consumidor, é possível traçar objetivos e formas eficazes de convencimento.
Neuromarketing e comunicação empresarial
O neuromarketing deve ser pensado como forma de estratégia empresarial no setor comunicacional. A forma em que a marca se comunica com seus clientes é pesquisada e definida através de estudos de adequação. A linguagem, os meios utilizados e os canais em que os anúncios são veiculados fazem parte de uma junção de elementos que buscam aprimorar cada vez mais a atuação da marca no mercado.
Neuromarketing e comportamento do consumidor
O consumidor está exposto o tempo todo à anúncios e campanhas com o intuito de vendas. A tomada de decisão de compra é afetada por impulsos psicológicos do inconsciente, pesquisas feitas revelam que 90% das decisões de compra são tomadas de forma inconsciente. Muitos fatores como afinidade, afetividade e preferências são levados em conta nesse momento, mas experiências e contatos anteriores com a marca podem ser decisivos.
Neuromarketing no mercado.
Cada vez mais o neuromarketing é aplicado nas empresas e no mercado em diversos formatos:
Branding
As marcas são intimamente ligadas ao psicológico, elas podem construir símbolos significados e afetividade. Construir uma marca com base nos estudos de neuromarketing é mais do que necessário na atualidade. A marca diz quem sua empresa é, seus valores e posicionamento. O consumidor cria relações próximas às marcas que utiliza.
Um dos cases mais famosos relacionados ao neuromarketing é o de uma pesquisa realizada utilizando a Coca-Cola e a Pepsi.
Em 1975 foi feito um teste cego em shoppings e supermercados. Algumas pessoas experimentaram os dois refrigerantes e mais da metade dos participantes preferiu o gosto da Pepsi ao da Coca-Cola, mas ao contrário do que se esperava, a Coca-Cola continuou líder em vendas.
Parece contraditório, mas pode ser perfeitamente explicado utilizando teorias do neuromarketing. A Coca-Cola construiu uma marca sólida, que além de vender bebidas, vende experiências. Os consumidores se baseiam na relação emocional. A promessa é vender felicidade e não refrigerante.
Design
Cores, modelos, formas, textos, imagens e estilos são importantes para um produto. O consumidor busca combinações agradáveis aos olhos. Estudos de psicologia já revelaram a importância do uso dessas informações na composição de uma peça. Os anunciantes sabem que o que vende não são os produtos em si, mas sim a forma como eles estão embrulhados.
A marca de cosméticos brasileira Lola inova nas embalagens. Sempre com cores chamativas, formatos inusitados e trocadilhos, a embalagem conquista pelo humor.
Eficácia no PDV
Experiências sensoriais são mais do que necessárias. O consumidor não compra apenas um produto, ele busca sensações e experiências. Pontos de vendas com experiências sinestésicas vendem muito mais.
Ambientes com chão de madeira, por exemplo, relembram e transmitem a sensação de aconchego, de casa. O que pode recuperar a memória emocional e afetiva de alguns consumidores. Já locais que utilizam vidro e inox transmitem modernidade, minimalismo e transparência. A Vivo utiliza muito bem os dois modelos integrados, passando ao cliente a sensação de aconchego e tecnologia.
A Fast Shop utiliza o PDV para transmitir sensações. Com móveis brancos e iluminação azulada, a loja mostra inovação e tecnologia.
Sentidos como o olfato, por exemplo, podem ser utilizados. Algumas empresas utilizam o cheiro como identidade e fazem com que os clientes guardem essa memória e a relacionem sempre com a marca.
Storytelling
Storytelling é a técnica de criar narrativas interessantes em torno do serviço/produto. Com histórias bem contadas as emoções e sensações são despertadas na mente do consumidor. Fazendo assim com que seu produto seja lembrado mais facilmente.
A marca Do Bem conta a história da origem das laranjas da linha Sucos Do Bem e estimula o consumidor, criando afetividade com os produtos. Aproximando a marca do público e afetando o emocional de cada um.
Os 5 sentidos e o neuromarketing
Sabemos que o corpo humano é dotado de cinco sentidos. O que nos possibilita interagir com o mundo exterior. Isto ocorre por meio de determinados órgãos do corpo humano. Eles enviam ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso. O neuromarketing se vale desses sentidos para promover experiências. Vejamos a relação entre eles.
Estímulos visuais
Diversos estudos revelam teorias sobre a psicologia das cores. Não é por acaso que a maioria dos fast-foods utilizam em seu branding e sinalização de marca cores como vermelho e amarelo. O vermelho é um tom que desperta fome e a aumenta o apetite, já o amarelo influencia na rapidez da sua refeição e estadia no restaurante.
Estímulos olfativos
O tempo todo somos influenciados pelo cheiro dos ambientes. Restaurantes e lojas criam fragrâncias próprias, estudadas a fundo para conquistar a mente dos consumidores.
A Melissa, marca brasileira, possui como identidade o cheiro de chiclete, tanto no PDV, quanto nos produtos.
Estímulos Sonoros
Durante o dia somos afetados por inúmeros sons e eles podem nos dizer muita coisa sobre determinados produtos. Já ouviu o motor de uma Harley Davidson? O som é inconfundível, por onde as motocicletas passam são reconhecidas.
Estímulos Táteis
A Havaianas se consagrou no mundo todo. O sucesso da marca é tão grande que além de chinelos, criou outros produtos. A sensação de pisar na borracha do chinelo é transmitida em vários objetos, como cases para celular e necessaires.
Como usar neuromarketing para negócios?
- Compreenda de onde sua empresa vem e onde ela pretende chegar, para assim, traçar planos e metas. Depois de definir a essência da sua marca é hora de colocar em prática. Descubra as dores do seu cliente e consumidor, saiba o que ele gosta, como ele age, quais são suas preferências e perspectivas.
- Entenda como ele pode ser afetado e o que você pode fazer para afetá-lo. Mostre seus diferenciais no mercado e quais serão as oportunidades e benefícios proporcionados.
- Invista em comunicação, design e pesquisa. Só assim sua marca irá transmitir os valores necessários. Posicionamento de mercado é importante, ele garante a personalidade da sua marca.
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Varejo e moda – Comportamento do consumidor