O interesse e a alta demanda proporcionada pelo forte crescimento econômico no Brasil, vivido em meados de 2010, deu destaque às figuras do “empreendedor nato” e do “empreendedor por oportunidade”. Diversos deles iniciaram suas atividades, animados pelo momento. Mas alguns não se preocuparam em estabelecer metas e realizar o planejamento empresarial. Muitos acreditaram que com esforço e muito trabalho duro, os objetivos pensados pelo empreendedor seriam alcançados naturalmente. Será? A economia mudou e hoje to cenário está cheio de indefinições. Em tempos de dificuldade econômica, não há espaço para atuar sem planejamento, as metas são essenciais.
Quem planeja sempre alcança
Quando se realiza um planejamento, mesmo que simplificado, as chances de alcançar as metas e objetivos são bem maiores. Como você sabe onde quer chegar, torna-se capaz de avaliar, dia a dia, semana a semana se está no caminho certo.
No entanto, é fundamental que o plano seja como um ser vivo: ele deve estar em constante adaptação. Ajustes se farão necessários sempre que novos objetivos e metas surgirem. O mesmo acontecendo quando há inovações e mudanças de ambiente e de mercado. Como se vê, um precioso princípio do planejamento é a flexibilidade.
Os passos do planejamento
É importante começar pelo fim: onde quero chegar. Desejo ser a empresa com maior número de clientes da minha região? Desejo aumentar minhas vendas em 20%? Ou meu objetivo é lucrar mais por unidade vendida? Quero estender minha atuação para outras regiões? Cada objetivo trará seus próprios desafios.
Compare os objetivos traçados com os dados históricos sobre a empresa e sobre o seu mercado de atuação. Através de controles financeiros, análise da matriz FOFA (Forças, Oportunidade, Fraquezas e Ameaças) e exame dos processos será possível identificar os resultados da empresa nos períodos anteriores. Alinhar as expectativas futuras a esses dados é essencial para o triunfo do planejamento.
A definição de metas
Na sequência, defina suas metas: o que você vai fazer para alcançar o objetivo definido. Uma forma interessante de avaliar e operacionalizar metas é o método SMART (esperto) em inglês. Veja suas premissas:
Specific (Específica): Deve ser colocado claramente o que será feito, de forma a não haver dúvidas.
Mensurable (Mensurável): Deve ser quantificada de alguma forma, seja em valores, percentuais, quantidades, etc. A medida também indica o quanto da meta já foi atingida.
Attainable (Alcançável): As metas devem ser desafiadoras, no entanto atingíveis. Quanto mais realistas, mais benefícios trarão para a empresa.
Relevant (Relevante): A meta contribui realmente para alcançar o objetivo final? Se não, é inútil. Enxergar a meta dentro de um contexto maior, é essencial. Afinal ela existe para que, executando-a, você realize seus planos.
Time-Based (Temporal): Deve ser temporizável, ou seja, possuir uma data limite para se realizar.
Ao avaliar suas metas, seguindo as premissas S.M.A.R.T. você se prepara melhor para dividir o planejamento com a equipe. Afinal, terá trabalhado para fazer com que as metas sejam claras, mensuráveis, possíveis, consonantes com o que se quer para a empresa e com tempo limite. Terá cercado os principais pontos.
Considere a participação significativa dos colaboradores assim como a gestão da equipe na construção do planejamento, assim terão um maior comprometimento com sua execução. Construir junto é mais demorado, mas traz novas ideias e mais engajamento.
A importância de planejar
Por diversos motivos, vivemos atualmente um ciclo de altas taxas de fechamento de empresas, principalmente entre as micro e pequenas. O planejamento estratégico pode evitar problemas de gestão. Ao não possuir as metas estabelecidas e dados sobre a empresa e o negócio, raramente seus objetivos empresarias se concretizarão. Então, realize o planejamento empresarial da sua empresa com dinamismo, criatividade e informações confiáveis e de qualidade. Aumentando assim muito as chances das conquistas das metas e dos objetivos a serem atingidos.
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