Ferramentas de Marketing Digital

08/05/2018 | Marketing Digital

Quando pensamos em marketing na atualidade, não temos mais a mesma visão de quando ele surgiu. Hoje falamos em marketing digital. Mas o que ele é e qual seu impacto para os negócios? Marketing digital é conhecido como o conjunto de atividades que é executado por uma empresa no online. O objetivo das ações é parecido com aqueles definidos para o marketing “comum”. Ou seja, atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver ou fortalecer a identidade da marca.

Inovação, Evolução, Agilidade, Informação, mundo sem fronteiras, globalização, tecnologia, sustentabilidade e outras expressões transformaram o mundo e consequentemente as pessoas. Assim como o marketing, que ganhou esta nova forma de ser feito e de transformar os negócios, por consequência. Neste contexto, também temos o surgimento de um novo consumidor. Ele é ágil, ávido por informações, busca novidades a todo momento, está ligado à tecnologia e passa a maior parte de seu dia conectado na internet, pelas redes sociais e outros canais de comunicação.

Graças à velocidade das mudanças do mundo atual, tudo que surge está fadado ao rápido obsoletismo. Mas será que os objetivos e resultados almejados pelos empreendedores mudaram? A resposta é não. Os empresários continuam buscando o mesmo de antes, mas a partir de novas formas de fazer e alcançar o que se espera, tal como: aumento de clientes, incremento de vendas, novos produtos e serviços, continuam como o principal objetivo das empresas. Neste contexto, o foco continua sendo o lucro. Mas as formas de se obter esses resultados mudaram radicalmente.

Hoje, as empresas não sobrevivem “empurrando” os seus produtos ou serviços no cliente por meio do Marketing. Elas ganharam novas ferramentas e a comunicação e o relacionamento com o cliente foram modernizados. Com isto, as empresas buscam conhecer melhor as necessidades e desejos de cada um. Com dados e conhecimento sobre os clientes e consumidores, as empresas mudaram a abordagem que é feita, mudando a forma de chegar até eles. Com isso, também foi modernizada a forma de mantê-los fiéis. Isso é um pouco do que hoje chamamos de marketing digital.

Mudanças do marketing digital

Em outras palavras, o marketing digital é composto por ações de comunicação que as empresas podem realizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais móveis. Com essas ferramentas, as empresas podem divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando e ampliando sua rede de relacionamentos.

O marketing digital engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos. E então, depois chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficácia.

Esse tipo de marketing traduz-se em ações adaptadas aos meios digitais. De tal forma que permite obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto. E, simultaneamente, potencializar os efeitos do marketing tradicional.

Neste contexto, e, considerando a transformação da comunicação que vemos nos últimos anos, existem centenas de ferramentas que permitem executar ações de marketing digital. Mas será que todas elas devem ser usadas por todas as empresas? A resposta é não. Nem todas as ferramentas são adequadas às diversas empresas e setores, principalmente às micro e pequenas empresas.

A chave para o sucesso é a combinação do marketing tradicional com as novas ferramentas online. Isto permite desenvolver um plano de marketing mais completo e ajustado às necessidades e características de cada empresa.

Ferramentas de marketing digital

diversas estratégias possíveis no uso do marketing digital. Elas podem ser compostas pelo uso de diferentes ferramentas de marketing diferentes. Para escolher a que melhor encaixa no perfil de sua empresa, é preciso pensar no objetivo dela, assim como nos resultados esperados. Vamos a algumas das ferramentas mais utilizadas no marketing digital são hoje:

E-Surveys

É uma ferramenta poderosa que ajuda a pesquisa de mercado a partir de três perspectivas diferentes:

  1. Relacionar-se com os clientes –  verificando se os produtos, serviços e preços estão realmente satisfazendo-os, bem como aprofundar os seus interesses e gostos, para segmentá-los por ofertas mais precisas e personalizadas.
  2. Ajudar no processo de avaliação – para que os serviços, a satisfação e a segunda compra possam ser melhorados.
  3. Definir o ambiente competitivo – alcançando um melhor posicionamento para a marca, fazendo propostas de valor diferentes e mais poderosas do que as dos concorrentes.

E-mail marketing

E-mail é uma das ações de Internet mais utilizados atualmente. Pode parecer bobagem, mas 80% dos usuários de Internet ainda verificam suas contas de e-mail diariamente.

Nas empresas o e-mail é essencial para a sua comunicação. E a sua principal funcionalidade é ser uma das ferramentas mais poderosas, sendo simples, barata e eficaz.

Viral marketing

Esta é mais uma técnica, que utiliza diferentes ferramentas diferentes. Ou melhor, que faz uso das redes sociais já existentes para produzir aumentos exponenciais como uma epidemia.  Normalmente designada de comunicação comercial autopropagada. Um exemplo clássico de um caso de sucesso de viral marketing foi o Hotmail, um dos primeiros serviços gratuitos de web-mail

Redes sociais

Facebook, Instagran e Linkedin são algumas das principais redes sociais mais utilizadas na atualidade. Elas são aproveitadas nas estratégias de empresas de todo porte. Isto é feito a partir de postagens, impulsionamentos, ações de ativação online e muito mais, com objetivo de se divulgar seus produtos e serviços aos consumidores.

WhatsApp

Com a liberação da versão “business” o WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de marketing digital utilizada pelas empresas. O fator ligado a seu sucesso está na familiaridade dos usuários com a ferramenta. Também é preciso pensar na agilidade que ele possibilita e na facilidade para o dia a dia.

Aplicativos

Hoje, são comuns as plataformas e aplicativos, voltados principalmente para busca e pedidos de produtos e serviços. Os aplicativos facilitam a vida das pessoas e podem ser importantes na criação de uma estratégia de marketing eficiente.

Há muitas outras ferramentas que podem ser utilizadas em estratégias de marketing digital. Mas não há dúvidas de que esta forma de comunicação e relacionamento dom o cliente se tornou extremamente útil às empresas. É preciso ficar atento e não perder o foco dos objetivos e resultados esperados para a empresa. Só desta forma será possível utilizar as ferramentas de forma adequada.

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