A promoção do conhecimento e o compartilhamento de ideias e práticas empreendedoras têm crescido cada vez mais. Isso impulsiona o empreendedorismo e a inovação nas escolas por meio da educação empreendedora. Ela desenvolve as competências necessárias para que os jovens possam desenvolver negócios e compartilhar experiências.
O mindset empreendedor, modo de pensar que representa a forma como vemos e compreendemos o mundo a nossa volta, é desenvolvido por etapas (descoberta, ideação, modelagem e implantação), até que as ideias sejam concretizadas. Para o jovem empreendedor, não basta ter um negócio próspero: é preciso transformar a sociedade de alguma forma. As pedagogias empreendedoras são essenciais para nortear a construção desse pensamento. Conheça algumas delas:
Pedagogias empreendedoras
-
Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV
Técnica composta por cinco fases: vivência, relato, processamento, generalização e aplicação. Ela relaciona a experiência com a reflexão para a formação de conceitos abstratos.
-
Aprendizagem por projeto
Criação e estruturação de projetos para reflexão sobre o processo de aprendizagem.
-
Design Thinking
Estratégia de análise de problemas e levantamento de soluções composta por cinco fases (descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução) para desenvolvimento de processos criativos.
-
Gamificação
Utilização de elementos tradicionalmente encontrados nos games em programas diferenciados de aprendizagem de conteúdo.
-
Jogos cooperativos
Estrutura baseada no esforço de todos para o alcance de um objetivo comum com foco no processo e não no resultado.
-
Mapa mental
Ferramenta de aporte de ideias e de criatividade, baseado na associação de palavras, imagens e cores para geração, visualização e classificação taxonômica das ideias.
-
Sala de aula invertida
Disponibilização de conteúdo aos alunos antes das aulas para que sejam utilizados na discussão e experimentação de ideias.
A variedade metodológica contribui para enriquecer as práticas de ensino, pois é possível trabalhar diversas competências com públicos diferentes, favorecendo a colaboração, união e a criatividade. A educação empreendedora vai além de desenvolver habilidades para abertura ou gestão de empresas. Ela incentiva a busca de soluções para questões que impactam as pessoas e a comunidade.
Aprender a fazer com o outro e para o outro é uma lição. Ela pode e deve ser aprendida desde cedo. Criar ambientes colaborativos nas escolas contribui para que os jovens desenvolvam a empatia e o respeito pelas diferenças e que sejam capazes de promover grandes transformações no mundo dos negócios e na sociedade.
Baixe grátis
E-book Educação Empreendedora – Dicas para Negócios
Leia Mais!
Saiba tudo sobre Empreendedorismo e como montar um novo negócio acessando nossa página especial sobre o assunto. Assim como passear de bicicleta, empreender é uma atitude que pode ser desenvolvida, aprendida e praticada com o tempo. E para ajudar a esclarecer dúvidas sobre o universo empreendedor, selecionamos para você informações que podem ser úteis em seu início de jornada.