Dicas de sucesso para negócios de moda

22/03/2017 | Empreendedorismo

Se você vende ou produz roupas, sapatos e acessórios, então você faz parte do mercado que mais cresce no Brasil: a Moda.

Em Minas Gerais, a maioria dos empreendedores do setor trabalha com confecção de roupas. O estado é referência no assunto e exporta modelos e talentos pelo mundo afora. Mas o mercado é bem mais abrangente. Envolve desde os produtores de matérias-primas (tecidos, pedras, couro, etc.) até os responsáveis pela comercialização das peças.

Não basta apenas ter talento e ser criativo

Para ter sucesso no negócio, também é necessário estar atualizado em relação às tendências e às técnicas para fabricação dos produtos. A qualificação do profissional reflete diretamente nos seus resultados, como a criação de novos modelos e utilização de novos materiais.

O mercado da Moda é dinâmico e as tendências mudam a cada estação. Por isso, é essencial conhecer o comportamento dos consumidores e acompanhar as novidades em veículos especializados (revistas, blogs, programas de TV, etc.).

Entenda o desejo do cliente

Este é o primeiro passo para empreender com sucesso no mercado da Moda. Os pequenos negócios também devem investir em certificações, matérias-primas renováveis, processos de produção menos poluentes, comércio justo e outras práticas que contribuam para a sustentabilidade do negócio e do meio ambiente. Afinal, moda é atitude e diz muito sobre o nosso estilo de vida e o que acreditamos.

Conheça algumas tendências e ideias para negócios de moda:

  • Tecnologia e Inovação no Varejo de Moda: novas formas atrativas para exposição de produtos como quiosques eletrônicos, máquinas de vendas, armários decorativos e painéis digitais.
  • Vendas on-line: utilização de plataformas práticas e responsivas para conhecer e proporcionar novas experiências aos clientes.
  • Big Data: análise de preferências por meio da coleta de dados em tempo real para aprimoramento do mix de produtos, estratégias de marketing e fidelização de clientes.
  • Nichos da Moda: segmentação de públicos para customização de produtos e serviços (Brechó, Moda Fitness, Moda Gestante, Moda Terceira Idade, etc.)
  • Fast Fashion: marcas que investem em produção e gestão rápida e contínua de peças, com preços acessíveis.
  • Lojas Pop Up: lojas temporárias que abrem por curtos períodos e se tornam itinerantes abrangendo diferentes locais.
  • Influenciadores Digitais: contratação de personalidades para divulgação digital de produtos e serviços.
  • Manufatura Enxuta: otimização dos processos, produtos e serviços de forma sistemática e organizada para redução de custos e do tempo de fabricação e entrega, aumento da produtividade, qualidade e melhoria no preço.
  • Fashion Truck: comercialização de produtos em caminhões.
  • Cool Hunter: pesquisador de comportamentos para identificação de diferenciais competitivos das empresas em relação ao mercado.

Acompanhe pelo YouTube


Dicas de Sucesso

  • Não basta tratar bem os clientes. Conheça bem seus produtos e serviços para um atendimento excelente.
  • Calcule a quantidade de produtos para venda evitando prejuízos com mercadoria encalhada.
  • Divulgue seus produtos e serviços na internet oferecendo conteúdos interessantes sobre sua marca.
  • Invista em datas comemorativas para vender mais como o Dia das Mães – segunda data mais importante para o comércio.

Baixe Grátis

Leia também:

Olá, em que posso ajudar?