Se você vende ou produz roupas, sapatos e acessórios, então você faz parte do mercado que mais cresce no Brasil: a Moda.
Em Minas Gerais, a maioria dos empreendedores do setor trabalha com confecção de roupas. O estado é referência no assunto e exporta modelos e talentos pelo mundo afora. Mas o mercado é bem mais abrangente. Envolve desde os produtores de matérias-primas (tecidos, pedras, couro, etc.) até os responsáveis pela comercialização das peças.
Não basta apenas ter talento e ser criativo
Para ter sucesso no negócio, também é necessário estar atualizado em relação às tendências e às técnicas para fabricação dos produtos. A qualificação do profissional reflete diretamente nos seus resultados, como a criação de novos modelos e utilização de novos materiais.
O mercado da Moda é dinâmico e as tendências mudam a cada estação. Por isso, é essencial conhecer o comportamento dos consumidores e acompanhar as novidades em veículos especializados (revistas, blogs, programas de TV, etc.).
Entenda o desejo do cliente
Este é o primeiro passo para empreender com sucesso no mercado da Moda. Os pequenos negócios também devem investir em certificações, matérias-primas renováveis, processos de produção menos poluentes, comércio justo e outras práticas que contribuam para a sustentabilidade do negócio e do meio ambiente. Afinal, moda é atitude e diz muito sobre o nosso estilo de vida e o que acreditamos.
Conheça algumas tendências e ideias para negócios de moda:
- Tecnologia e Inovação no Varejo de Moda: novas formas atrativas para exposição de produtos como quiosques eletrônicos, máquinas de vendas, armários decorativos e painéis digitais.
- Vendas on-line: utilização de plataformas práticas e responsivas para conhecer e proporcionar novas experiências aos clientes.
- Big Data: análise de preferências por meio da coleta de dados em tempo real para aprimoramento do mix de produtos, estratégias de marketing e fidelização de clientes.
- Nichos da Moda: segmentação de públicos para customização de produtos e serviços (Brechó, Moda Fitness, Moda Gestante, Moda Terceira Idade, etc.)
- Fast Fashion: marcas que investem em produção e gestão rápida e contínua de peças, com preços acessíveis.
- Lojas Pop Up: lojas temporárias que abrem por curtos períodos e se tornam itinerantes abrangendo diferentes locais.
- Influenciadores Digitais: contratação de personalidades para divulgação digital de produtos e serviços.
- Manufatura Enxuta: otimização dos processos, produtos e serviços de forma sistemática e organizada para redução de custos e do tempo de fabricação e entrega, aumento da produtividade, qualidade e melhoria no preço.
- Fashion Truck: comercialização de produtos em caminhões.
- Cool Hunter: pesquisador de comportamentos para identificação de diferenciais competitivos das empresas em relação ao mercado.
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Dicas de Sucesso
- Não basta tratar bem os clientes. Conheça bem seus produtos e serviços para um atendimento excelente.
- Calcule a quantidade de produtos para venda evitando prejuízos com mercadoria encalhada.
- Divulgue seus produtos e serviços na internet oferecendo conteúdos interessantes sobre sua marca.
- Invista em datas comemorativas para vender mais como o Dia das Mães – segunda data mais importante para o comércio.
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