O marketing digital para startups é uma ferramenta essencial para escalar um negócio de forma saudável e segura. Por meio dele, é possível implementar estratégias de comunicação direcionadas para a obtenção de resultados efetivos.
Oferecer um produto ou serviço inovador, disruptivo e tecnológico só funcionará se o seu público-alvo for alcançado da maneira correta. Nesse contexto, o contato e o engajamento com as pessoas são cada vez mais necessários.
Entretanto, para que esses objetivos sejam alcançados, você precisa saber o que, quando e como fazer essas estratégias funcionarem. E é isso que mostraremos.
Confira as dicas de marketing digital para startups.
Estratégias de marketing digital
Listaremos algumas estratégias de marketing digital para startups para você implementar na sua empresa e obter resultados concretos.
Segmente o público-alvo com a criação de personas
Todas as estratégias de marketing digital precisam ser baseadas no público que você deseja atingir. Isso significa que a criação de conteúdo e a comunicação precisam ser do interesse do seu comprador ideal.
Por isso, é necessário otimizar, segmentar e definir detalhadamente quem é esse comprador, o que ele faz, quais são suas necessidades e seus desejos.
Essa é a base do conceito de persona, ferramenta indispensável para que sua estratégia seja um sucesso. Sua criação é o alicerce do marketing digital para startups.
Persona é um perfil que representa o cliente ideal da sua empresa. Um personagem fictício que contém as principais características e comportamentais das pessoas que você deseja atingir.
Essas informações serão usadas para criar uma comunicação mais eficiente, bem como direcionar conteúdos. O que aumenta as chances da sua empresa se conectar emocionalmente com as pessoas.
Também se tornará mais fácil criar campanhas de anúncios segmentadas para o seu público. Eles podem agregar valor e que oferecer justamente a diferenciação e a autoridade que você deseja para o seu negócio.
Monitore seus resultados com a ajuda de métricas
Um dos maiores benefícios que o marketing digital para startups oferece é o monitoramento e a mensuração dos resultados.
A análise de métricas possibilita acompanhar o comportamento digital dos consumidores, verificando quais estratégias dão resultado e o que é necessário ajustar.
Algumas das métricas que você deve acompanhar:
Retorno sobre Investimento (ROI)
Uma das métricas mais importantes no marketing digital para startups, já que trata diretamente do lucro da sua empresa. Mostra qual foi o retorno obtido sobre o valor investido nas ações de marketing, como uma campanha de anúncios específica, por exemplo;
Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
Mostra quanto custa cada novo cliente que chega na sua startup, ou seja, quanto a empresa gasta para conquistar um consumidor. Seu cálculo deve incluir todos os custos envolvidos: investimentos em mídia, vendas, salários da equipe etc;
Custo por Clique (CPC)
Essa métrica é usada para mensurar a eficiência de anúncios pagos, principalmente em plataformas como o Google e Facebook. Determina quanto é investido para que cada pessoa chegue até o seu site ou até a página de venda do seu produto, por exemplo.
Essa métrica também é importante para avaliar quais anúncios devem receber mais investimento e quais podem parar de ser veiculados;
Taxa de conversão:
É um passo que o visitante dá rumo a se tornar seu cliente. Pode ser assinar sua newsletter, cadastrar-se em uma promoção, baixar um e-book, usar a versão de teste do seu produto ou até mesmo tornar-se um novo cliente.
O cálculo da depende do objetivo estipulado. Mas, em geral, consiste na razão entre o número de visitas em uma página e a quantidade de visitantes que de fato tomaram a ação desejada;
Você deve acompanhar essas métricas de maneira contínua, gerando relatórios para serem analisados em tempo real. Isso melhora as estratégias de marketing digital para startups.
Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem como estratégia principal a produção e o compartilhamento de materiais de qualidade, que agreguem valor às pessoas, despertando a atenção e o desejo a ponto de transformá-las em clientes.
No entanto, para que ele seja eficiente, você precisa entender as dores e necessidades da sua persona para, em seguida, estabelecer sua comunicação, oferecendo uma solução para anseios e desejos.
Os conteúdos devem ser produzidos de forma consistente, abrangendo diversos formatos como e-books, vídeos e infográficos, entre outros.
Assim, as pessoas saberão que podem contar com você para ajudá-las em determinados assuntos, confiando nas suas informações e usando-as para basear escolhas.
Por meio da consistência na produção desse conteúdo, você construirá, gradativamente, uma imagem de autoridade no seu segmento, criando uma audiência e conversando com ela.
Aos poucos, um relacionamento será desenvolvido e a confiança entre vocês estabelecida. Nesse ponto, eles estarão prontos para adquirir produtos e serviços.
O marketing de conteúdo é uma ótima opção para gerar posicionamento, engajamento e autoridade para sua startup.
Garanta que o seu conteúdo seja encontrado
Atualmente, o Google é a principal ferramenta que os consumidores usam quando têm alguma dúvida ou precisam achar algo. Logo, se a sua startup busca crescimento e resultados, ela precisa conquistar uma boa posição nesse buscador.
Existem duas formas de realizar esta tarefa: Searching Engine Optimization (SEO) e Searching Engine Marketing (SEM).
SEO são técnicas de otimização aplicadas a conteúdos compartilhados no ambiente digital, aumentando as chances de serem encontrados pelas pessoas. Ajudam a conquistar um crescimento orgânico das visitas ao seu site, oferecendo um retorno gradativo de médio a longo prazo.
Já o SEM são os anúncios pagos que podem ser feitos na plataforma Google Ads, sendo uma forma mais rápida de conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Entretanto, exige investimento e técnica para a criação de campanhas pagas que tragam resultados efetivos.
Combinando essas duas estratégias, você garante que os seus conteúdos, produtos ou serviços sejam encontrados, o que gera mais tráfego, engajamento e, no final, negócios.
Proporcione uma experiência multicanal
As pessoas mantêm perfis digitais em diferentes plataformas e buscam por soluções em todas elas. Por isso, uma das melhores estratégias de marketing digital para startups é a presença em diversos canais.
Os seus clientes devem conseguir encontrar seus produtos ou serviços de forma rápida, com conteúdos interessantes e explicativos, em diversas plataformas.
No entanto, esse movimento não deve ser aleatório, pois não é produtivo construir presença online em todas as plataformas digitais.
A construção da sua persona mostrará em quais mídias ela mais gosta de interagir com as empresas e será nessas que você investirá. Assim, economiza tempo, energia e dinheiro.
Outro aspecto importante é a adequação da postura e do conteúdo da empresa às características de cada plataforma, tornando a comunicação mais eficiente e a experiência do cliente mais interessante.
Startups que usam marketing digital
Conheça startups que utilizam as estratégias de marketing digital em seus negócios e são muito bem-sucedidas:
Conta Azul
É uma startup fundada em 2011 que oferece soluções de gestão financeira. Isto é feito por meio de uma plataforma online para pequenas e médias empresas. Tem uma estratégia de marketing de conteúdo centralizada em seu blog, onde o público recebe dicas de empreendedorismo e de gestão estratégica;
Contentools
Pioneira em marketing de conteúdo no Brasil, a empresa foi lançada em 2013. Ela oferece uma plataforma que automatiza os processos de criação de materiais online. O que permite que criadores e gestores controlem o fluxo de desenvolvimento de conteúdos, desde postagens em mídias sociais a e-books;
Resultados Digitais:
Empresa que atua no segmento de marketing digital. O seu principal produto é o RD Station, plataforma que realiza ações de e-mail marketing, gestão de mídias sociais, automação de marketing e análise de performance, entre outras;
Socialminer
Essa startup lançou uma plataforma de comunicação com o cliente usando notificações push e inteligência artificial. Tem um algoritmo que identifica por análise de segmentação e por outros parâmetros o momento ideal para enviar uma mensagem personalizada ao cliente. O que pode ser feito por e-mail, notificação push no navegador ou mensagem pelo Facebook, aumentando as chances de conversão.
Agora que você já conhece as principais estratégias de marketing digital para startups, é hora de colocar essas dicas em prática!
Seguindo essas orientações, você conseguirá aumentar a exposição da sua startup e fazer com que seus produtos ou serviços alcancem muito mais pessoas. Assim, sua empresa poderá escalar os resultados e se fortalecer no mercado.
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