Você sabia que, segundo pesquisas da We Are Social, 40% da população mundial hoje utiliza algum tipo de mídia social? Isso significa 3 bilhões de pessoas conectadas diariamente a alguma plataforma de interação e compartilhamento de conteúdo. Dentre elas, a mais acessada no mundo, o Facebook, conta hoje com uma “bagatela” de mais de 2 bilhões de usuários. Já parou para pensar o que isso significa?
Mesmo com tanta gente lá, são poucas as empresas que sabem utilizar corretamente esse tipo de mídia. Ao contrário, continuam reproduzindo conteúdos da comunicação tradicional de massa para o mundo digital. O resultado? Impacto zero nos clientes. O máximo que conseguem são algumas curtidas, o que, ao contrário do que pensam, custam muito caro, pois tomam tempo e dinheiro do empresário, sem gerar resultado algum.
Para evitar alguns erros comuns, separamos para você algumas dicas que podem te ajudar a melhorar sua presença nas mídias sociais, gerando maior engajamento dos clientes, compartilhamento de conteúdo e aumento nas vendas. Então anote aí:
Chega de “panfletar” na internet!
Ninguém acorda de manhã e abre o Facebook, Instagram, WhatsApp ou outra plataforma de mídia social com a intenção direta de comprar alguma coisa. Mídias sociais são redes de relacionamento. As pessoas buscam ali entretenimento, informação, utilidades, enfim… tudo, menos comprar. Normalmente, quando querem comprar, buscam plataformas, como e-commerce e marketplaces, por exemplo. Chega de encher a página de foto de produto e promoção somente. Invista em conteúdo. Já explico melhor essa parte.
Sua página é o retrato do seu negócio
Muita gente ainda dá pouca importância para o tipo de informação e para a aparência das capas, perfis e posts das mídias sociais. Fotos mal produzidas, falta de informação relevante, como endereço e telefone da empresa, são alguns exemplos. Outro erro comum é publicar conteúdo da vida pessoal mesclado ao da empresa. Esse tipo de comportamento na rede pode comprometer a credibilidade do seu negócio. Seu cliente forma uma opinião sobre você sempre que acessa suas páginas. Então cuidado com o que você posta.
Chega de copiar do Google
Já parou para analisar que quando você faz um post genuinamente seu, usando suas palavras, suas imagens, seu estilo, ou seja, um conteúdo próprio, as pessoas curtem, compartilham e comentam muito mais? Pois é. Na página da sua empresa acontece do mesmo modo. Se você tem o hábito de ficar buscando apenas frases e fotos prontas no Google, está na hora de começar a produzir o próprio conteúdo.
Por falar em conteúdo…
O que postar e o que não postar? Eis a questão! Produção de conteúdo nas mídias sociais é um dos temas mais discutidos no mundo do Marketing Digital. Conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing, que nada mais é do que uma estratégia de marketing de atração. Como ninguém mais que ser interrompido, o negócio agora é ser encontrado. Funciona assim: suponhamos que você tenha uma loja de roupas femininas. Já parou para pensar em quanta coisa suas clientes gostariam de saber? Por exemplo: que tipo de roupa combina mais com meu biótipo? Como fazer uma maquiagem em cinco minutos? Como disfarçar a barriguinha na segunda-feira? Para cada pergunta, uma resposta. Então observe quanto conteúdo você pode produzir. Descubra as dúvidas, dificuldades e também o que diverte seus clientes. Produza conteúdo e depois observe o que acontece. Dica de ouro: 80% de posts de conteúdo e 20% de produtos.
Quem é vivo, sempre aparece
Ditado antigo esse né? Mas superatual. Muita gente começa a criar conteúdo bacana, as pessoas passam a acompanhar, comentar e compartilhar e, de repente… pá! Os posts somem de repente. Então muito cuidado. Observe os dias e horários de maior engajamento do público. Faça planejamento do conteúdo, dias e horários de postagem e marque presença. Frequência é um dos segredos para quem quer ter sucesso nas mídias sociais.
Planejamento é vida!
Acordar de manhã e pensar o que vai postar hoje é um dos caminhos mais fáceis para perder tempo e dinheiro. Para facilitar a sua vida e gerar os resultados que você e sua empresa merecem, invista tempo no planejamento. Quem experimentou, sabe o que estou falando. Pegue um calendário, uma agenda ou uma folha de papel, o Excel, o Google Planilhas, sei lá. Qualquer coisa onde você possa criar seu calendário editorial. Por meio dessa ferramenta, você vai definir por que, o que, como, quando e onde postar. Faça e depois nos conte como foi seu resultado.
Com que rede eu vou?
Muito comum ficar na dúvida na hora de escolher em quais mídias sociais investir tempo e dinheiro. A resposta pode parecer óbvia, mas é essa mesmo: você deve estar onde seu cliente está. Descubra quais são as mídias sociais de preferência de seus clientes. Como? Conversando e pesquisando. Outra dica importante é escolher um número de canais que você dê conta de administrar. Melhor uma página bem-feita que cinco mais ou menos. A regra do “menos é mais” se aplica aqui também.
Atenção para a linguagem
Já leu aquele texto chato e que você pouco ou quase nada entendeu? Aquele, cheio de “palavras difíceis” e termos técnicos que você dormiu três vezes durante a leitura? Tem um outro tipo também: aquele cheio de erros de ortografia. Pois é. Seu cliente está de olho em tudo isso. Texto de jornal e de revista ficam bem lá. Na internet a coisa funciona diferente. Então seja objetivo e certeiro nas palavras. Descomplique e utilize a linguagem do seu cliente. Quer saber mais? Clique aqui.
Depois de tudo isso…
É hora de avaliar os resultados. Observe cada post, cada campanha. O que deu certo? O que não funcionou bem? Quantas curtidas, compartilhadas, comentários? Conseguimos novos seguidores? Houve migração das mídias sociais para nosso blog ou site? As vendas aumentaram? O bacana do mundo digital é que nele é possível medir tudo. Além disso, errar e consertar é bem mais rápido. Então deixe o medo de lado e faça. Melhor feito que perfeito. Aprenda com seus clientes, com seus concorrentes, com a galera que está aí compartilhando conteúdo sobre este assunto. Depois comente aqui como foi sua experiência.
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