Como ter uma gestão de pessoas eficiente em sua empresa?

10/10/2022 | Liderança e Pessoas

Você já parou para pensar na importância de cada uma das pessoas do seu time? Ter uma gestão de pessoas eficiente em sua empresa é fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, a gestão estratégica da equipe é uma poderosa ferramenta para melhorar os resultados do seu empreendimento.

Algumas dúvidas são frequentes para os empreendedores e líderes quando falamos em gestão de recursos humanos. Por exemplo:

  • Como acertar no recrutamento e na contratação do meu time?
  • Como desenvolver ações para formar colaboradores alinhados aos meus objetivos?
  • Como desenvolver talentos e reter profissionais competentes na empresa?

Para responder estas e outras questões, vamos começar entendendo o conceito e, também, como aplicá-lo junto à sua equipe.

O que é gestão de pessoas?

Já falamos que valorizar cada um dos profissionais da sua empresa é um diferencial competitivo para o seu negócio. Mas você compreende os motivos?

Entenda que a gestão de pessoas é um conjunto de técnicas de Recurso Humanos (RH). O objetivo o desenvolver do capital humano nas organizações. Ou seja, é um processo que visa melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa.

Já um bom líder trabalha para reconhecer talentos e estimular a superação de sua equipe. Ele foca nas habilidades e busca adequá-las às necessidades da empresa. Para isso, utiliza estratégias específicas.

E o capital humano é parte vital de qualquer empreendimento. Por isso, a maneira como os profissionais são liderados impacta diretamente no lucro ou nas despesas do seu negócio. Esta gestão também reflete em como os colaboradores solucionam problemas e contribuem para os desafios diários de todo empreendedor.

A relação do líder com sua equipe

É preciso compreender que aquela ideia de um chefe que manda e um funcionário que obedece está em desuso. Uma gestão estratégica de pessoas entende que, dentro de um negócio, deve haver cooperação mútua entre líder e sua equipe. A parceria entre os colaboradores ajuda a garantir a concretização dos objetivos. Mas também a manutenção de um clima positivo.

Mas para que isso aconteça, é possível adotar alguns processos e direcionar ações eficazes. E alinhar os objetivos pessoais de cada colaborador com os do negócio é um bom começo. Estabelecer parcerias, ter uma comunicação clara e valorizar as pessoas também são atitudes que contribuem para a competitividade da sua empresa. Outro fator de extrema importância é o planejamento. Ele pode ser utilizado para atrair, orientar, liderar, remunerar ou demitir os funcionários.

Alguns mitos impedem negócios de portes e objetivos diferentes de avançarem rumo ao desenvolvimento e sucesso. Entre eles, a crença de que apenas grandes empresas devem investir em gerenciamento de pessoas. E a outra, que o custo para adotar essas estratégias é muito elevado.

Uma gestão de pessoas eficiente possui sete passos básicos que devem ser seguidos pelos líderes ou gestores:

  • Concentrar em desenvolver talentos.
  • Criar metas claras e alinhar com todo o time.
  • Planejar e realizar reuniões sistemáticas de feedback.
  • Recompensar os colaboradores.
  • Criar planos de remunerações e bonificações alinhados aos relatórios de desempenho.
  • Ter um plano de carreira para os colaboradores.
  • Ficar atento às tendências do mercado e ao comportamento da nova geração.

Recrutamento e seleção de pessoas

Chegamos a uma das etapas mais importantes no processo de gestão de pessoas. E formar uma equipe com o perfil adequado às suas necessidades e objetivos é uma das maneiras mais eficazes de garantir o crescimento de um negócio. E, principalmente, evitar problemas inesperados.

E a primeira fase desse processo deve envolver uma profunda reflexão sobre sua empresa:

  • Quais são os objetivos do meu negócio?
  • Quais os funcionários necessários para o bom funcionamento do empreendimento?
  • Quais valores eu não abro mão para compor meu time?
  • Quais habilidades são imprescindíveis para determinada função?
  • Qual o valor deve ser alocado para este colaborador?

Essas são algumas das perguntas necessárias para compreender a melhor composição para a sua equipe.

A criação de organograma

Com objetivos mais claros, as chances de encontrar um profissional alinhado com seu negócio aumenta. A elaboração da estrutura organizacional, criando um desenho do seu organograma, é uma ótima ferramenta para seu empreendimento. E também para entender as funções de cada um dentro do seu empreendimento, conferindo uma visão ampla sobre as posições. Com o organograma é possível saber, por exemplo, se você não está sacrificando seus colaboradores por ter um número pequeno de funcionários.

Oferecer uma remuneração coerente à função desempenhada é um dos pontos que ajudam a reter talentos dentro de uma empresa. Outra maneira eficaz para acertar na hora de compor seu time é se preparar adequadamente para a entrevista de seleção. Ter conhecimento da maior quantidade de informações possível sobre o candidato pode ajudar. Principalmente ao investigar suas competências e também a aderência aos valores da empresa.

Afinal é melhor saber se os objetivos e visões do candidato são convergentes com os do seu negócio antecipadamente, certo?

O curso gratuito e on-line gestão de pessoas do Sebrae pode te ajudar a aprofundar em estratégias para atrair mão de obra qualificada. Você aprenderá também quais são os melhores meios para criar um cenário de trabalho favorável, avaliar o desempenho da equipe, planejar uma entrevista, além de ter acesso a vários documentos para organizar a seleção, como fichas de dados do candidato e roteiro de perguntas.

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Formação e Desenvolvimento de Equipes

Você sabia que a avaliação de desempenho da equipe é um instrumento de grande relevância no processo de gestão de pessoas?  Sem a informação necessária, fica difícil identificar os pontos de melhoria. Por meio dos resultados é possível chegar a um diagnóstico sobre o desempenho dos colaboradores, viabilizando assim, feedbacks e ajustes necessários de forma individual ou coletiva.

Saber manter uma comunicação ativa e eficaz também é uma boa estratégia para atingir os objetivos de uma empresa. Ajuda a promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Outra excelente maneira de incentivar o desempenho da equipe é adotar o Programa de Méritos, por exemplo. Por meio dele, é possível condicionar o aumento de salário às conquistas de seus funcionários e identificar os pontos fracos dos colaboradores para oferecer treinamento adequado.

Lembre-se que quanto mais valorizadas as pessoas se sentem, mais chance elas têm de se desenvolverem na função que desempenham.

Liderança e motivação

 Vamos compreender algumas competências e características de um líder?

Uma boa liderança pode promover um impacto profundo na vida das pessoas e empresas. Mas ela não é exclusivamente um dom e pode ser aprendida por meio do desenvolvimento de técnicas e qualificação adequadas.

Como dito anteriormente, saber se comunicar de forma objetiva e dinâmica é uma das atribuições de um líder, assim como ser capaz de aproveitar as ideias de seus colaboradores e gerenciar o tempo de forma efetiva e organizada.

Outro fator importante diz respeito ao modo de reagir frente a momentos desafiadores. Em situações difíceis, a liderança deve demonstrar controle emocional, resiliência e sempre lembrar que um ambiente favorável, é imprescindível para manter a motivação da equipe!

Um líder também precisa ter em mente não só seus valores pessoais, mas deixar claro os valores éticos da empresa. A adoção de uma conduta condizente e transparente junto a equipe, ajuda a evitar eventuais desavenças e conflitos.

Mas e quando surgirem os problemas?

Ao mediar um problema, um gestor deve demonstrar segurança e controle emocional. Também é necessário buscar as fontes e os motivos pelos quais os conflitos ocorreram. Após essa análise, é necessário agir para solucionar a desavença entre as partes da forma mais consensual possível, minimizando as chances de ressentimentos.

Fomentar a atenção às pessoas e o respeito às diferenças devem ser práticas constantes dentro de um negócio. Outra atitude importante é estimular a cooperação e a colaboração entre as equipes, analisando fontes geradoras de conflitos.

Apresentamos algumas dicas iniciais para melhorar a sua comunicação com a equipe, mas é possível ampliar a pesquisa sobre o tema.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra cursos gratuitos sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

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