Como ter uma gestão de pessoas eficiente em sua empresa?

10/10/2022 | Liderança e Pessoas

Você já parou para pensar na importância de cada uma das pessoas do seu time? Ter uma gestão de pessoas eficiente em sua empresa é fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, a gestão estratégica da equipe é uma poderosa ferramenta para melhorar os resultados do seu empreendimento.

Algumas dúvidas são frequentes para os empreendedores e líderes quando falamos em gestão de recursos humanos. Por exemplo:

  • Como acertar no recrutamento e na contratação do meu time?
  • Como desenvolver ações para formar colaboradores alinhados aos meus objetivos?
  • Como desenvolver talentos e reter profissionais competentes na empresa?

Para responder estas e outras questões, vamos começar entendendo o conceito e, também, como aplicá-lo junto à sua equipe.

O que é gestão de pessoas?

Já falamos que valorizar cada um dos profissionais da sua empresa é um diferencial competitivo para o seu negócio. Mas você compreende os motivos?

Entenda que a gestão de pessoas é um conjunto de técnicas de Recurso Humanos (RH). O objetivo o desenvolver do capital humano nas organizações. Ou seja, é um processo que visa melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa.

Já um bom líder trabalha para reconhecer talentos e estimular a superação de sua equipe. Ele foca nas habilidades e busca adequá-las às necessidades da empresa. Para isso, utiliza estratégias específicas.

E o capital humano é parte vital de qualquer empreendimento. Por isso, a maneira como os profissionais são liderados impacta diretamente no lucro ou nas despesas do seu negócio. Esta gestão também reflete em como os colaboradores solucionam problemas e contribuem para os desafios diários de todo empreendedor.

A relação do líder com sua equipe

É preciso compreender que aquela ideia de um chefe que manda e um funcionário que obedece está em desuso. Uma gestão estratégica de pessoas entende que, dentro de um negócio, deve haver cooperação mútua entre líder e sua equipe. A parceria entre os colaboradores ajuda a garantir a concretização dos objetivos. Mas também a manutenção de um clima positivo.

Mas para que isso aconteça, é possível adotar alguns processos e direcionar ações eficazes. E alinhar os objetivos pessoais de cada colaborador com os do negócio é um bom começo. Estabelecer parcerias, ter uma comunicação clara e valorizar as pessoas também são atitudes que contribuem para a competitividade da sua empresa. Outro fator de extrema importância é o planejamento. Ele pode ser utilizado para atrair, orientar, liderar, remunerar ou demitir os funcionários.

Alguns mitos impedem negócios de portes e objetivos diferentes de avançarem rumo ao desenvolvimento e sucesso. Entre eles, a crença de que apenas grandes empresas devem investir em gerenciamento de pessoas. E a outra, que o custo para adotar essas estratégias é muito elevado.

Uma gestão de pessoas eficiente possui sete passos básicos que devem ser seguidos pelos líderes ou gestores:

  • Concentrar em desenvolver talentos.
  • Criar metas claras e alinhar com todo o time.
  • Planejar e realizar reuniões sistemáticas de feedback.
  • Recompensar os colaboradores.
  • Criar planos de remunerações e bonificações alinhados aos relatórios de desempenho.
  • Ter um plano de carreira para os colaboradores.
  • Ficar atento às tendências do mercado e ao comportamento da nova geração.

Recrutamento e seleção de pessoas

Chegamos a uma das etapas mais importantes no processo de gestão de pessoas. E formar uma equipe com o perfil adequado às suas necessidades e objetivos é uma das maneiras mais eficazes de garantir o crescimento de um negócio. E, principalmente, evitar problemas inesperados.

E a primeira fase desse processo deve envolver uma profunda reflexão sobre sua empresa:

  • Quais são os objetivos do meu negócio?
  • Quais os funcionários necessários para o bom funcionamento do empreendimento?
  • Quais valores eu não abro mão para compor meu time?
  • Quais habilidades são imprescindíveis para determinada função?
  • Qual o valor deve ser alocado para este colaborador?

Essas são algumas das perguntas necessárias para compreender a melhor composição para a sua equipe.

A criação de organograma

Com objetivos mais claros, as chances de encontrar um profissional alinhado com seu negócio aumenta. A elaboração da estrutura organizacional, criando um desenho do seu organograma, é uma ótima ferramenta para seu empreendimento. E também para entender as funções de cada um dentro do seu empreendimento, conferindo uma visão ampla sobre as posições. Com o organograma é possível saber, por exemplo, se você não está sacrificando seus colaboradores por ter um número pequeno de funcionários.

Oferecer uma remuneração coerente à função desempenhada é um dos pontos que ajudam a reter talentos dentro de uma empresa. Outra maneira eficaz para acertar na hora de compor seu time é se preparar adequadamente para a entrevista de seleção. Ter conhecimento da maior quantidade de informações possível sobre o candidato pode ajudar. Principalmente ao investigar suas competências e também a aderência aos valores da empresa.

Afinal é melhor saber se os objetivos e visões do candidato são convergentes com os do seu negócio antecipadamente, certo?

O curso gratuito e on-line gestão de pessoas do Sebrae pode te ajudar a aprofundar em estratégias para atrair mão de obra qualificada. Você aprenderá também quais são os melhores meios para criar um cenário de trabalho favorável, avaliar o desempenho da equipe, planejar uma entrevista, além de ter acesso a vários documentos para organizar a seleção, como fichas de dados do candidato e roteiro de perguntas.

Acesse o curso Gestão de Pessoas do Sebrae Minas

Formação e Desenvolvimento de Equipes

Você sabia que a avaliação de desempenho da equipe é um instrumento de grande relevância no processo de gestão de pessoas?  Sem a informação necessária, fica difícil identificar os pontos de melhoria. Por meio dos resultados é possível chegar a um diagnóstico sobre o desempenho dos colaboradores, viabilizando assim, feedbacks e ajustes necessários de forma individual ou coletiva.

Saber manter uma comunicação ativa e eficaz também é uma boa estratégia para atingir os objetivos de uma empresa. Ajuda a promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Outra excelente maneira de incentivar o desempenho da equipe é adotar o Programa de Méritos, por exemplo. Por meio dele, é possível condicionar o aumento de salário às conquistas de seus funcionários e identificar os pontos fracos dos colaboradores para oferecer treinamento adequado.

Lembre-se que quanto mais valorizadas as pessoas se sentem, mais chance elas têm de se desenvolverem na função que desempenham.

Liderança e motivação

 Vamos compreender algumas competências e características de um líder?

Uma boa liderança pode promover um impacto profundo na vida das pessoas e empresas. Mas ela não é exclusivamente um dom e pode ser aprendida por meio do desenvolvimento de técnicas e qualificação adequadas.

Como dito anteriormente, saber se comunicar de forma objetiva e dinâmica é uma das atribuições de um líder, assim como ser capaz de aproveitar as ideias de seus colaboradores e gerenciar o tempo de forma efetiva e organizada.

Outro fator importante diz respeito ao modo de reagir frente a momentos desafiadores. Em situações difíceis, a liderança deve demonstrar controle emocional, resiliência e sempre lembrar que um ambiente favorável, é imprescindível para manter a motivação da equipe!

Um líder também precisa ter em mente não só seus valores pessoais, mas deixar claro os valores éticos da empresa. A adoção de uma conduta condizente e transparente junto a equipe, ajuda a evitar eventuais desavenças e conflitos.

Mas e quando surgirem os problemas?

Ao mediar um problema, um gestor deve demonstrar segurança e controle emocional. Também é necessário buscar as fontes e os motivos pelos quais os conflitos ocorreram. Após essa análise, é necessário agir para solucionar a desavença entre as partes da forma mais consensual possível, minimizando as chances de ressentimentos.

Fomentar a atenção às pessoas e o respeito às diferenças devem ser práticas constantes dentro de um negócio. Outra atitude importante é estimular a cooperação e a colaboração entre as equipes, analisando fontes geradoras de conflitos.

Apresentamos algumas dicas iniciais para melhorar a sua comunicação com a equipe, mas é possível ampliar a pesquisa sobre o tema.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra cursos gratuitos sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra ainda mais dicas úteis para fazer a sua empresa decolar.

Leia também:

Olá, em que posso ajudar?