Saiba como vender mais pelo Instagram

27/10/2022 | Marketing Digital

A aceleração digital é uma realidade do mercado. E para acompanhar as novas demandas dos clientes, a comunicação on-line se tornou uma das ferramentas mais usadas no mundo dos negócios, atualmente. Neste movimento, as redes sociais ganharam uma relevância crucial para a competitividade das empresas.

Hoje em dia, para uma marca se destacar, é fundamental que ela esteja bem posicionada digitalmente. Suas atividades on-line devem ser direcionadas para gerar negócios, criar relacionamentos e fortalecer sua identidade.

Redes sociais para impulsionar as vendas

 Você sabia que o Instagram é considerado um dos principais meios de interação e vendas, dentre as inúmeras possibilidades do marketing digital? O aplicativo é um dos mais utilizados do Brasil, acumulando 122 milhões de usuários, segundo levantamento da We Are Social e da Hootsuite. A mesma pesquisa apontou que o país é a terceira maior audiência de anúncios na rede em todo o mundo.

Já deu para imaginar o potencial comercial do Instagram para a sua empresa, não é mesmo? Com o curso gratuito do Sebrae, Os segredos por trás de um Instagram vendedor, você aprende a trabalhar a rede de forma eficaz e a criar um perfil de sucesso para o seu negócio.

Acesse o curso “Os segredos por trás de um Instagram vendedor” do Sebrae Minas

Como vender mais pelo Instagram

Existem várias maneiras de potencializar sua marca por meio do Instagram. Vamos desvendar juntos alguns mistérios desse aplicativo que não para de crescer?

Instagram para empresas

Com uma interface amigável, a plataforma atrai usuários com os mais diferentes objetivos e apresenta uma boa performance de interação e relacionamento para as marcas. Mas antes de criar seu perfil comercial é preciso prestar atenção à alguns pontos:

  • Leve o potencial do Instagram a sério. Por ser um aplicativo gratuito, os usuários costumam banalizar o poder de alcance dessa ferramenta e acabam agindo de forma amadora ao planejar e executar suas estratégias.
  • Participe do processo de criação da sua rede social. Antes de contratar uma empresa especializada, assuma as rédeas do seu negócio e conheça bem as potencialidades do aplicativo.
  • Seja original. Buscar referências em outros perfis é muito importante para definir a sua “cara”. Mas cuidado para não perder de vista a originalidade e o diferencial do seu negócio.
  • Entregue um bom serviço. Não adianta ser atuante no Instagram e publicar um conteúdo inspirador, se seu serviço está aquém do que é divulgado. Sem um bom produto e atendimento, não há marketing digital que garanta o sucesso do seu empreendimento.
  • Estude, conheça as tendências e busque se atualizar constantemente. O dinamismo das plataformas digitais é de impressionar. Para acompanhar esse movimento é preciso estar atento e disposto a conhecer mais sobre o assunto.

Aprendendo o básico

Você já refletiu sobre o que o seu perfil vai entregar para a audiência? Sem um objetivo claro, existe uma grande chance de você se perder na hora de criar conteúdos e não atrair o público-alvo do seu negócio.

Para gerar valor e despertar atenção, é preciso focar em produzir um conteúdo de qualidade e que gere interesse. E isso só é possível, quando você compreende bem “o que” e “para quem” está falando.

Você conhece bem o seu negócio? Algumas perguntas podem ajudar neste processo:

  • Quem sou eu?
  • O que euvendo?
  • Quais são os meus concorrentes?
  • Quais são os meus pontos fortes e fracos?

Com essas respostas na ponta língua, é possível criar uma estratégia para atuar tanto no Instagram quanto em outras plataformas.

Por meio dessas questões, você pode também entender qual será a linha editorial para as suas publicações. Você conseguirá elencar quais são os temas que tem relação com o seu produto ou serviço e quais podem compor seu calendário. Um bom começo é colocar no papel tudo o que vem à cabeça para, mais tarde, pesquisar sobre cada um deles.

Definir sua persona ou público-alvo também ajuda a delimitar os temas. Tente estabelecer características para cada um deles, como idade, sexo e profissão, assim como interesses, problemas e desejos. Dessa forma, você tem a chance de produzir posts que vão ao encontro do que o seu cliente em potencial está buscando.

Além disso, pequenos ajustes podem fazer você dobrar suas vendas. Um exemplo é investir na biografia e nos destaques como uma maneira de apresentar seu produto ou serviço e colocar o cliente, com apenas um clique, em contato com você.

Tente deixar claro quem é você, qual serviço oferece, onde está localizado e quais são as respostas para as dúvidas mais frequentes. Tornando seu perfil acessível e organizado, as chances de conquistar e fidelizar um potencial consumidor aumentam!

Como trabalhar o seu feed?

O algoritmo é a inteligência artificial que determina a relevância e alcance das suas publicações. É ele que vai entender as preferências dos usuários e determinar quais conteúdos vão aparecer ou não para os seguidores.

A área “explorar” é um exemplo de como ele funciona. Baseado em seus cliques e interesses, o Instagram sugere novos conteúdos.

Mas como fazer o algoritmo trabalhar a seu favor em um perfil empresarial?

Para construir um bom relacionamento com o algoritmo é preciso postar! Quanto mais conteúdo você gera e quanto mais interações você realiza na plataforma, mais seus posts ficarão em destaque para as pessoas que se interessam pelo seu nicho.

Um dos pontos mais importantes para crescer e aparecer é a frequência com que você publica. No entanto, é relevante lembrar que uma boa postagem dá trabalho.

Boas imagens, texto de qualidade, otimização com hashtags, planejamento prévio e noção do seu público-alvo, são alguns detalhes que compõem um conteúdo de sucesso.

A periodicidade varia, mas o ideal é conseguir postar diariamente. E para atingir esse objetivo, nada melhor que organizar e se preparar com tempo para pesquisar, produzir e revisar as publicações.

Outra dica importante: atenção ao engajamento! Quanto mais respostas e interação com o público melhor.

Como utilizar bem os Stories

 Você conhece bem essa ferramenta?

Essa é a área mais dinâmica do Instagram e seus conteúdos têm menos perenidade. Exatamente pelo prazo curto de duração (24h no ar), os stories tem uma certa flexibilidade em relação ao conteúdo, se comparados ao feed.

Mas atenção, isso não quer dizer menos qualidade e coerência em relação aos temas, ok? Para manter elevado o ranqueamento da sua página é preciso prezar pela entrega das postagens.

Uma boa imagem e áudio de qualidade, por exemplo, ajudam a reter a atenção de um visitante. Para isso, vale investir em celulares mais atualizados, câmeras ou, quem sabe, contratar profissionais para produzir esses materiais. Além disso, é preciso usar todas as novidades deste formato e se atualizar sobre as mudanças e novas ferramentas disponibilizadas pelo aplicativo.

Se não é o momento de investir, vale caprichar nos bastidores ou making-off da produção de um produto, na rotina da sua empresa ou até mesmo da prestação de um serviço. Isso vai ajudar a criar mais proximidade com seus seguidores.

E no quesito periodicidade já falamos anteriormente: quanto mais, melhor!

Os stories pedem uma frequência bem maior que as postagens do feed. Portanto, tente se programar para entregar conteúdos variados diariamente.

É importante lembrar que quanto mais conteúdo você gerar nos stories ao longo do dia, maior sua chance de visualização e destaque. Uma ideia é criar lembretes sonoros a cada duas horas, por exemplo, para gerar material e estar sempre em dia com o algoritmo!

Uma dúvida que muitos empresários possuem é sobre o tráfego pago.

Vale a pena anunciar no Instagram?

Com certeza! A entrega orgânica de conteúdo está cada vez menor e trabalhar com inteligência o tráfego pago do seu perfil, pode gerar resultados muito satisfatórios.

Mas você sabia que existem algumas atitudes que podem potencializar essa ação?

  • Momento ideal: só opte por anunciar após estruturar seu perfil. Um feed confuso, uma biografia incompleta e pouco planejamento de conteúdo podem espantar os visitantes e possíveis clientes.
  • Gestão de tráfego: contratar um profissional para cuidar dos anúncios em um perfil pode ser uma ótima ideia. Configurar os detalhes dentro do gerenciador ou painel dos impulsionamentos pagos requer conhecimento e constante atualização.
  • Promover: essa é a forma mais simples de anunciar. Ideal para quem quer começar a aprender mais sobre anúncios de forma rápida e prática. A segmentação não é tão específica e vale como uma ferramenta provisória.
  • Não desanime: anunciar no Instagram é relativamente complexo e exige empenho do empreendedor. Com um bom planejamento e entrega constante, os resultados virão!

Como utilizar bem os Stories

Apresentamos aqui algumas dicas iniciais para você entender mais sobre estratégias de marketing digital com o foco nas redes sociais, em especial o Instagram. Mas é possível ampliar seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer o seu negócio decolar.

Leia também:

Olá, em que posso ajudar?