Como você se comunica com seu cliente? Geralmente, essa não é uma das primeiras perguntas que vem à mente ao planejar um negócio, mas deveria ser! Como a maior parte dos consumidores está cada vez mais on-line, a resposta para se conectar com o seu público está no uso correto das ferramentas de marketing digital e das redes sociais. Por isso, é importante aprender sobre como o marketing digital pode ajudar sua empresa
O acesso à informação e a Internet criaram uma verdadeira revolução na maneira de vender e consumir. Foi-se a época em que era necessário oferecer somente um bom atendimento e produtos de qualidade. Os tempos mudaram e os consumidores passaram a ter mais consciência e, também, mais poder na decisão de compra.
Mas qual é a importância de se comunicar adequadamente com o seu público? Segundo um estudo realizado pela agência SEO Hedgehog Digital, em parceria com a Opinion Box, 93% da população brasileira pesquisa na Internet antes de contratar um serviço ou realizar uma compra, seja ela on-line ou presencial. Dessa forma, não divulgar sua marca digitalmente pode influenciar de forma significativa no sucesso da sua empresa.
Atualmente, a chave da comunicação assertiva está no Planejamento de Marketing Digital. Vamos entender mais sobre seu conceito, ferramentas e formas de aplicação? Vem com a gente!
Como o marketing digital pode ajudar sua empresa a vender mais?
O marketing busca estabelecer um elo entre as empresas e seu público alvo, promovendo produtos ou serviços por meio de estratégias e ações direcionadas.
Seu papel vem acompanhando as transformações pelas quais a comunicação passou nos últimos anos. E não foram poucas. Todos os dias, novos aplicativos, por exemplo, promovem e reestabelecem o modo como a interação entre clientes e marcas vai acontecer.
O empreendedor, muitas vezes, se sente perdido em relação a melhor forma de divulgar:
- Será melhor por meio de imagens?
- Ou é mais efetivo apostar em vídeos?
- Devo produzir textos curtos ou longos?
- Posso criar uma lista de transmissão em um aplicativo de conversas?
- Como usar as Redes Sociais para vender mais?
- Devo ou não investir em tráfego pago?
- Devo apostar em Google Ads?
E em meio a tantas dúvidas, as ferramentas de marketing digital surgem exatamente para atender a essas novas demandas da comunicação. Elas são o conjunto de estratégias utilizadas para prospectar, atrair e converter clientes no ambiente on-line. A tecnologia se torna, então, a grande facilitadora deste tipo de marketing.
Hoje em dia, estar fora do meio digital é como não estar no mercado de forma realmente competitiva. Vamos conhecer mais sobre a origem do marketing e descobrir como construir uma conexão verdadeira com seu público nos tempos atuais?
Mas afinal, de onde surgiu o termo marketing digital?
Conhecido como o “pai do marketing” mundial, Philip Kotler, acreditava que o marketing estava ligado não apenas a uma parte essencial da economia, mas a um dos pilares mais importantes na operação de uma empresa, por meio da adequação da oferta de mercadorias ou serviços às necessidades dos consumidores.
A ciência do marketing se transformou com a revolução digital, que habilitou e deu mais poder ao consumidor. As novas tecnologias fizeram as empresas, independente do seu tamanho ou segmento, repensarem a forma de como se comunicar e se relacionar com os clientes.
O “novo marketing” ou o marketing digital usa plataformas como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais e emails, por exemplo, para estabelecer uma relação mais próxima e efetiva, tentando fazer seu produto ou informação chegar até o seu público.
Vamos entender as etapas desse processo?
Conhecendo conceitos importantes do marketing
Se aprofundar em termos e ferramentas do marketing tradicional é uma excelente maneira de entender também o marketing digital. Você já ouviu falar no conceito dos 4’Ps?
- Produto.
- Preço.
- Praça.
- Promoção.
Estes são quatro pontos de produtos ou serviços, também conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, que são usados como um dos principais métodos de planejamento das empresas.
Pensar sobre o produto, por exemplo, significa definir sua qualidade, design, características, cores, tamanhos, linhas, branding e serviços como assistência, garantia e treinamento. Ah! É importante lembrar, que falar em produto também significa pensar em ofertas de serviços e suas variáveis.
E quando o assunto é o preço do seu produto ou serviço? Existem estratégias de precificação?
A resposta é SIM! Diretamente ligada à geração de receita de uma empresa, o preço é a quantidade de dinheiro que o consumidor paga, mas também deve ser avaliado pelos benefícios que o produto entrega. Decisões como formação do preço, descontos, formas de pagamento e variações regionais, são algumas das formas de definir o melhor custo-benefício para o consumidor e o negócio.
Vamos falar sobre o P de Praça?
Você sabe como seu produto vai chegar ao consumidor? Se você respondeu sim, você está falando de Praça ou o lugar onde o produto, ou o serviço será comercializado. Este espaço pode ser físico ou virtual. Algumas questões como canais de distribuição, pontos e regiões de venda, locais de estoque, frete e logística devem ser definidos nessa etapa.
E o último, e não menos importante: Promoção! Definições sobre propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, redes sociais e influenciadores entram nessa etapa do processo. Despertar interesse e atender às expectativas do consumidor, tornando acessíveis e tangíveis o produto, também devem se tornar uma importante estratégia nesse ponto.
Agora que você está entendendo mais sobre o Marketing, que tal se aprofundar em alguns conceitos associados ao ambiente digital?
Conceitos do Marketing Digital
- Persona: Quem é seu público alvo? Como ele se diverte? Como ele é emocionalmente? Inspirado em consumidores reais, o conceito de persona tenta se aproximar ao máximo da realidade, proporcionando ações efetivas e mais segmentadas. Idade, cargo, dores e ambições são alguns exemplos da construção desse personagem. Com ele, é possível representar uma parcela significativa dos clientes e adotar estratégias adequadas.
- Lead: Permite identificar contato, por meio da estratégia de inbound marketing, ou seja, ofertando conteúdo relevante e captando informações do cliente. Dessa forma, é possível elencar os compradores em potencial e informá-los com dados adicionais relacionadas ao produto ou serviço.
- Funil de vendas: Etapas envolvidas no processo de pesquisa e compra de um produto. Ele ajuda a visualizar as diferentes estratégias de avaliação dos clientes, garantindo assim, maior clareza sobre quais ações adotar para melhor guiar o consumidor. Também auxilia a empresa na mensuração de suas estratégias de marketing e se elas estão sendo eficazes.
- Jornada do Cliente: É o caminho estabelecido entre o cliente e seu produto ou serviço. As estratégias de marketing procuram justamente atrair e educar os consumidores, por meio de uma narrativa criada para sanar suas dúvidas, dores, objetivos e necessidades. É possível adotar ações que vão desde o conhecimento da marca pelo consumidor até a assistência técnica prestada pela sua empresa, por exemplo.
- Marketing de Conteúdo: Estratégia de produção de conteúdo para ter visibilidade on-line. Seu foco é engajar o público alvo e atrair potenciais clientes por meio da produção de conteúdo relevante.
- SEO (Search Engine Optimazation): A otimização dos mecanismos de busca são ações que contribuem para melhorar o rankeamento do seu site, páginas ou conteúdos.
Porque investir em Marketing Digital
Além de criar interatividade com o público, com o Marketing Digital é possível mensurar e analisar dados. Com informações em mãos, é possível criar estratégias e melhorar continuamente sua empresa. Além disso, dá para direcionar ações com foco em um público específico, economizando recursos e conhecendo melhor o seu consumidor.
Desta forma, é possível adotar estratégias de Inbound Marketing. Em outras palavras, utilizar ações para ser encontrado pelos clientes, buscando entender as dores e necessidades dos consumidores. Essas ferramentas estreitam a comunicação com o seu público, além de oferecer soluções para seus desejos e problemas.
Ao gerar um canal de comunicação com seu consumidor, a empresa passa a garantir uma audiência e, consequentemente, entender suas demandas específicas. Mas para isso é preciso gerar e criar conteúdo, oferecendo informações úteis e relevantes.
Considerações finais
Se você chegou até aqui, entendeu que o conceito de Marketing Digital é amplo. A boa notícia é que não é complexo começar a reestruturar a comunicação da sua empresa e conquistar novos clientes! Não faltam boas informações e estratégias para aplicar em sua marca o quanto antes.
Com o Sebrae, é possível se capacitar e ter acesso às estratégias adequadas para atuar de maneira eficaz. Com o curso gratuito de marketing digital, Planejamento de Marketing – Ferramentas Práticas, é possível aprender, de forma aprofundada, conceitos-chave como Persona, Jornada do Cliente e Funil de Vendas, além da possibilidade de renovar o setor de marketing de sua empresa, aliando gestão, indicadores e mecanismos de aferição de resultados. Todos os cursos são 100% gratuitos e têm certificado com verificação de autenticidade.
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