WhatsApp Business é bom para meu negócio?

29/05/2018 | Marketing Digital

Você já pensou em ter a sua empresa tão próxima ao consumidor, na palma da mão dele, 24h por dia? Pensar, talvez não pensasse, mas garanto que esse era seu sonho! Para que esse sonho se torne realidade, você precisa identificar caminhos, ferramentas e plataformas que possam te ajudar. Conhecemos muitas. Mas poucas são tão completas como a novidade lançada neste ano pelo WhatsApp.

WhatsApp? Isso mesmo, o WhatsApp. Mas, desta vez estamos falando da versão Business do aplicativo. Ele é uma ferramenta direcionada aos pequenos negócios. E chegou com a proposta de revolucionar a comunicação feita entre empresa e cientes. Isto porque possui recursos específicos para o relacionamento com clientes. E também tem foco na geração de negócios.

A tentativa no lançamento deste aplicativo é proporcionar o uso para empresas. E é uma forma para os empresários separarem os contatos pessoais dos contatos profissionais, por exemplo. Além disso, há funcionalidades específicas para quem é gestor de um negócio. Ficou curioso?  Confira a seguir porque você deve esta ferramenta em seu negócio.

Atendimento ágil e prático

O WhatsApp Business, ferramenta gratuita ainda exclusiva para celulares com o sistema Android. Ele foi lançado em janeiro. E, de lá para cá, tem ajudado muitos empreendedores a se aproximarem de seus clientes. O aplicativo permite isso de uma maneira mais ágil, atraente e prática. Voltada para o mundo dos negócios, a versão business do app apresenta facilidades para o dia a dia do empreendedor. Confira algumas delas.

Perfil corporativo

Agora, além do nome e de espaço para inserir uma pequena mensagem, é possível inserir um perfil completo da empresa. O cadastro deve ser realizado de forma extremamente cuidadosa. Isto porque ele funciona como um cartão de visitas da empresa. Nele, o empreendedor pode identificar informações sobre ramo de atividade, e-mail, endereço, site e horário de funcionamento.

Mensagens rápidas e automatizadas

Dentre as características do WhatsApp Business está a possibilidade de inserir mensagens de ausência e repostas rápidas. Estes recursos permitem que empreendedores se comuniquem com seus clientes, mesmo quando não estão disponíveis. O que minimiza as esperas e diminui a ansiedade. Duas constantes na troca de informações em aplicativos de mensagens instantâneas.

De acordo com empresários, funcionalidades como esta fazem muita diferença. “Quando você não está disponível para responder ou interagir com o cliente e há uma mensagem que comunica isso a ele, já o direcionando para outro número ou mesmo fornecendo os horários de atendimento por aquele canal. Isso faz com que a compreensão e a tolerância do cliente sejam maiores”, garante a microempreendedora individual Duda Faria, que atua no setor de confecção de camisetas.

Para Duda, a ferramenta agiliza bastante no momento da venda. Isto porque permite ao cliente: fazer perguntas, pedir informações, requisitar fotos de um produto, e muito mais. Dessa forma, o cliente  acessa o que tem interesse com mais facilidade. O que aumenta as chances de fechar a compra. Desta forma, ficam pendentes o pagamento e a entrega, que são combinados também pelo aplicativo.

WhatsApp Web e lista de transmissão

O uso do app em desktop e a ferramenta lista de transmissão permanecem como já existe no aplicativo comum. Esses já eram considerados grandes avanços desde que o WhatsApp apresentou ao mercado em 2009. Isso porque permitem maior organização e direcionamento de divulgações. O que evita spams e mensagens cruzadas entre pessoas que poderiam não se interessar pelo conteúdo compartilhado. E também afasta essas pessoas da sua marca.

WhatsApp Business na sua empresa

Para quem ainda não usa o WhatsApp Business, o primeiro passo é trazer os clientes para o seu canal. Ou melhor, para o seu aplicativo corporativo. Para isso, é preciso que as pessoas conheçam seu número de telefone empresarial. E também é necessário que sejam incluídas no aplicativo.

Isso significa que você precisa ter o número do cliente cadastrado no celular. E significa também que o cliente terá que adicionar o seu número corporativo na agenda do celular dele. Após esse cadastro, é necessário que você dívida seus clientes. No WhatsApp Business isso é possível por meio de etiquetas ou listas de transmissão. Elas podem ser organizadas de acordo com perfil e interesses. Outra opção para a divisão é fazê-la por gênero, idade ou produtos que o cliente costuma comprar. Temas de interesse também podem criar um bom grupo para informações futuras.

Essa divisão é importante, porque dessa forma você saberá o que dizer a cada grupo de clientes. Isso faz com que a comunicação com eles seja mais efetiva e tenha mais chances de sucesso.

Imagina você encaminhar descontos de roupas femininas para um homem que, se quer, teria interesse em presentear alguém? Na primeira vez que ele receber sua mensagem vai achar estranho. Na segunda, ficará incomodado. E, na terceira, irá te ignorar. E, possivelmente, você já não o terá mais em sua base de cadastro, perdendo sua atenção.

Detalhes para a eficiência

Outros passos importantes são: a definição e a edição do perfil comercial, das mensagens de ausência e do conteúdo de boas-vindas. Além disso, é preciso ter um planejamento para definir e produzir conteúdos que poderão ser enviados aos clientes. Esse conteúdo poderá ser postado no encaminhamento aos clientes quanto na ferramenta status. Ela é bastante parecida com o stories (do Instagram). E permite disponibilizar mensagens, que ficam visíveis para sua lista por 24 horas.

A boa notícia é que, caso faça a mudança do WhatsApp comum para a versão Business, você poderá migrar o seu histórico completo de conversas e arquivos. Dessa forma, você não perderá o que já foi construído até agora.

Em teoria, qualquer empresa pode melhorar o atendimento utilizando o WhatsApp. Mas boa parte do caminho do sucesso passa pela tecnologia e pelo bom senso. Ele deve permear a definição de uma estratégia correta no uso do aplicativo. Por isso, defina como quer conversar com seu consumidor por esse canal. E fique ligado! Afinal, melhorias no WhatsApp podem também significar melhorias para o seu negócio.

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