O poder da empatia para as empresas

18/04/2016 | Empreendedorismo

Já parou para pensar no que nos faz apaixonar por uma marca? Não, não é o primeiro produto ou serviço que adquirimos. É a empatia. Foi-se o tempo em que a satisfação de consumir algo bastava para declaramos nosso amor pelas marcas. Como em um relacionamento, podemos até pensar que encontramos o príncipe encantando no primeiro encontro, mas o amor do cliente pela empresa exige muito mais. Sabendo disso, as marcas investem em empatia, e se comprometem cada dia mais com o que os clientes desejam.

Você sabe o que é empatia? O significado de empatia passa pela capacidade de entender o que o outro sente. É a habilidade de se colocar no lugar do outro e compreender o que ele vive e, a partir desta compreensão, atuar para solucionar o problema. Simples assim. Legal, né? Mas qual o benefício de ser empático para uma empresa?

Criar empatia amplia a relação de confiança com o consumidor e demonstra o comprometimento com os clientes. Ela gera identificação, transforma as histórias da marca e dos consumidores em uma só, fortalece a presença no dia a dia e torna os produtos e serviços mais relevantes, aumentando as chances de um amor eterno.

Está pensando em como sua empresa pode ser mais empática? A gente ajuda com um exemplo.

Imagine que você teve um dia cheio. Já é tarde da noite, mas uma volta de carro pela cidade ajudaria a colocar as ideias no lugar. Você sabe que muitos ciclistas fazem passeios noturnos pela sua rodovia preferida e teme que um acidente possa ocorrer. Como seria bom se existisse uma tinta refletora que pudesse ser utilizada na bike e nas roupas para aumentar a visibilidade dos motoristas, não é mesmo? Você poderia relaxar enquanto dirige de forma segura.

Talvez você esteja se perguntando “porque nunca pensei nisso?” Calma! Isso já existe.

Sim, qualquer mente criativa poderia inventar uma tinta refletora. Mas ela foi criada por uma grande marca de carros que tem a segurança no trânsito como um de seus principais valores. E isso muda tudo.

Quanta empatia, não? A empresa conseguiu se colocar no lugar de seu cliente, e oferecer soluções além do esperado por ele. Provavelmente ela se perguntou “como tornar passeios de carro noturnos mais seguros? ”. E foi além dos airbags, só para você dirigir com mais tranquilidade em seus passeios de relaxamento.

E aí, não vê a hora de criar mais empatia com seu cliente? Escute e compreenda os problemas que ele tem, para estabelecer uma relação de confiança. E responda às expectativas que ele tem, entregando não só o que ele quer e precisa, mas algo que vá além do que espera. Seu cliente ficará surpreendido e terá vontade de acompanhar seus lançamentos e novidades,

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