Como elaborar um plano de negócio e se destacar no mercado

29/11/2022 | Finanças

Você quer transformar seu projeto em uma empresa de sucesso? O primeiro passo é elaborar um plano de negócio. Quando desenvolvido da maneira correta, ele reflete de forma confiável as características do seu futuro empreendimento.

Com a ajuda desse planejamento, você pode descobrir se sua ideia é viável e como tornar seu negócio mais competitivo e inovador.

Para te auxiliar nessa missão, o Sebrae preparou o curso gratuito e on-line: Como Elaborar seu Plano de Negócio. Você vai aprender as etapas e ferramentas necessárias para criar um bom plano estratégico para iniciar sua empresa.

Acesse o curso: Como elaborar um plano de negócio

Temos algumas dicas que podem ser úteis nessa jornada empreendedora.

Entendenda o conceito de plano de negócio

O plano de negócio é um documento que descreve detalhadamente os objetivos de uma empresa e os passos que devem ser dados para que estas metas sejam alcançadas.

Essa ferramenta é muito utilizada no meio empresarial, tanto por quem está começando sua jornada no mundo corporativo, quanto por quem está interessado em expandir sua atuação no mercado.

Com o plano de negócio em mãos é possível, por exemplo, buscar capital de terceiros para investir em seu projeto, já que ele consegue prever informações importantes sobre a implementação da ideia.

Além disso, o plano de negócios aumenta consideravelmente as suas chances de sucesso, dado que ele tem como missão traçar um diagnóstico realista do mercado. Ele se torna, então, um instrumento de apoio à gestão da empresa.

É também muito comum se apaixonar por uma ideia e acreditar que ela dará certo! Mas, sem conhecer o mercado e o público-alvo, qualquer ideação pode ir por água abaixo.

Trace um plano antes de iniciar seu negócio

Descrever e pesquisar a forma como o negócio será construído ou expandido, com etapas, prazos, planilhas de custos e previsão de receitas, são atitudes que envolvem paciência e dedicação, mas o resultado vale a pena!

Refletir sobre a formulação de um negócio, é pensar sobre o que você vai oferecer para o mercado e nas soluções para as necessidades e dores dos clientes.

Montando seu Plano de Negócio

Por meio do planejamento, o empreendedor pode adquirir uma visão estratégica que ultrapassa seus produtos e serviços, centrando-se na análise do valor que será entregue ao mercado. Por isso, vale a pena começar seu documento respondendo a seguinte pergunta:

O que vou oferecer de valor para o meu público-alvo?

Uma empresa de cosméticos entrega, na visão estratégica, por exemplo, muito mais que produtos, mas um conceito de beleza. No caso de bebidas isotônicas, elas fazem muito mais do que matar a sede: colaboram com a performance.

No processo de pesquisa, além de conhecer bem o seu mercado, você vai precisar ter um perfil organizado e empreendedor. Para isso vale a pena procurar o Sebrae da sua cidade ou região para obter ajuda.

De forma resumida, o plano de negócios é um documento de planejamento que tem o objetivo de demonstrar a viabilidade de um empreendimento por algumas vias:

A proposta é dizer, com o planejamento, onde você quer chegar e qual é o seu negócio. Além disso, você vai conseguir enfrentar melhor as incertezas e riscos do mercado.

Ele traz uma lógica que permite refletir sobre diversas perspectivas. Enquanto busca as informações, você conhece o setor, os concorrentes e muito mais. Assim, você checa a viabilidade de um negócio no papel e não, na prática, organizando ideias, facilitando a comunicação, captando recursos, elaborando parcerias e muito mais.

Após iniciar o seu planejamento, existem algumas etapas que são importantes de serem seguidas. Confira abaixo:

Como elaborar um plano de negócios?

Primeiramente, você vai precisar responder algumas perguntas fundamentais:

  • Qual será o ramo da atividade?
  • Quais serão os produtos ou serviços oferecidos?
  • Quais serão seus concorrentes?
  • Quais serão seus fornecedores?
  • Quais os pontos fortes e fracos da sua ideia?

Com essas informações você conseguirá iniciar um estudo sobre a viabilidade da sua ideia. A gestão ficará mais fácil após seguir esse passo a passo de busca e estruturação do projeto.

Lembre-se sempre que a preparação de um plano de negócio envolve muita paciência, resiliência, comprometimento, trabalho duro e criatividade.

Agora que você já sabe como descobrir a ideia central do seu empreendimento é hora de reunir os dados necessários para começar a pesquisa. Para isso, é indispensável:

  • Conhecer o mercado de atuação, definir os produtos e serviços e analisar o local do empreendimento;
  • Conhecer o ramo de atividade, buscando dados sobre a área que pretende atuar. Exemplo: indústria, confecção, alfaiataria, público infantil, etc.;
  • Conhecer o público-alvo, estudando o mercado consumidor e definindo posteriormente o que produzir, local de atuação, demanda, necessidades e expectativas;
  • Conhecer seu fornecedor, compreendendo quem vai provisionar os insumos, mercadorias, matéria-prima ou equipamentos para o seu negócio funcionar;
  • Conhecer o seu concorrente e quais as empresas oferecem produtos ou serviços iguais aos que você pretende entregar, seus pontos fortes e fracos e fidelidade dos clientes;
  • Analisar a localização da empresa, dando atenção ao acesso, necessidade de fluxo de pessoas, transportes de carga, etc.;
  • Investir em marketing, comunicando e apresentando seus produtos e serviços para o cliente, definindo os pontos de venda, promoção e preço;
  • Organizar o processo operacional, entendendo como o trabalho será feito e as fases de fabricação, venda e prestação de serviço;
  • Projetar o volume de produção, vendas ou serviços, verificando a necessidade de mercado consumidor, capacidade dos recursos materiais, instalações, máquinas, recursos financeiros e muito mais;
  • Projetar a necessidade de pessoal, avaliando quantas pessoas serão necessárias para o tipo de negócio que você vai desenvolver;
  • Analisar o financeiro, realizando uma estimativa do resultado da empresa com base nos dados coletados.

Depois de reunir estas informações, é hora começar a inseri-las em seu documento!

Estrutura de um plano de negócios

Após buscar e analisar os dados sobre aspectos mercadológicos, técnicos, jurídicos e organizacionais, o próximo passo é estruturar o documento na seguinte ordem:

  • Sumário executivo: nele estará disponível uma ideia sobre cada seção. Aqui, é importante ser simples e conciso, fornecendo uma visão geral e clara do plano;
  • Descrição da empresa: esta etapa deve conter o histórico da empresa, a missão, a motivação para criar o empreendimento, há quantos anos existe e como surgiu;
  • Plano de marketing: aqui toda a estratégia de divulgação do seu negócio deverá ser descrita. Como você vai divulgar? Como vai definir o preço? Onde ele será comercializado?
  • Plano operacional: neste item você precisa detalhar como o trabalho será feito. Fases de fabricação, equipe, quem prestará o serviço.
  • Plano financeiro: para terminar, levante os custos. Investimento em maquinário, contratação de equipe, matéria-prima e gastos fixos, como aluguel, conta de luz, entre outros, devem entrar aqui. Não deixe de fazer uma estimativa do resultado da empresa com base nos fatos coletados anteriormente.

Dica: ao criar a missão da sua empresa, considere algumas informações. Explicar porque seu negócio existe é uma delas, assim como o que ele faz, sua função no mercado, pontos que o diferenciam dos demais e ideia de posicionamento.

Com essas respostas você terá elementos suficientes para criar essa importante descrição do seu negócio. Sempre que tiver dúvidas ou estiver a frente de decisões, leia sua missão e lembre-se dos valores que determinaram essa construção.

Com o seu plano de negócios finalizado é hora de simular valores e situações. Prepare cenários pessimistas e otimistas e pense em ações, tanto para prevenir adversidades, quanto para potencializar as ações favoráveis.

Faça incontáveis simulações e tenha sempre em mente um plano B. Algumas situações podem acontecer, como vendas menores nos primeiros meses, demora no início das atividades, estratégias de marketing que não dão o resultado esperado e possíveis reações de concorrentes.

Reúna as informações necessárias e comece a colocar em prática seus sonhos e projetos.

Apresentamos algumas dicas iniciais para você compreender, por meio do plano de negócios, a viabilidade da sua ideia. Mas é possível ampliar seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer o seu negócio decolar.

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