O Planejamento Estratégico e o sucesso do seu empreendimento

27/09/2022 | Gestão e Estratégia

Você sabe qual é a importância do planejamento estratégico para o sucesso do seu empreendimento? O papel do empreendedor vai muito além da ideia de um novo negócio. Para guiar seu negócio e se destacar, é fundamental ter um plano de ações alinhado às metas e objetivos definidos. A partir daí, é hora de desenvolver o planejamento baseado em metodologias testadas no mercado e, então, colocar em prática, o plano de ações. E após o início da sua implementação, é preciso mensurar os resultados e ajustar as estratégias, se necessário.

São várias etapas para criar o posicionamento da sua marca junto ao consumidor. Ter um planejamento estruturado, por exemplo, vai determinar o êxito ou não da sua empresa. E o processo de empreender, abrindo ou transformando um negócio, exige fases bem delimitadas, planejamento e muita organização. Então, Vamos começar compreendendo melhor o termo?

Você sabe o que é empreendedorismo?

Apesar de ser um conceito bastante utilizado no mundo dos negócios, o empreendedorismo nada mais é que o ato de empreender, colocar em execução, fazer ou realizar. O importante é ter uma boa solução para o mercado ou para a sociedade.

Empreender é associado, com frequência, ao ato de desenvolver ou inovar em um negócio. Mas seu significado vai muito além do senso comum. Os empreendedores podem ser considerados os intermediários de uma compra ou aqueles que assumem riscos para começar algo novo. E segundo o economista irlandês Richard Cantillon, eles são também aqueles que recebem rendas incertas e estão sujeitos às especulações e flutuações do mercado.

Hoje o conceito de empreender diz respeito, principalmente, ao processo de identificar os problemas, as oportunidades e de encontrar soluções inovadoras. No entanto, saber transformar uma ideia em um negócio lucrativo nem sempre é uma tarefa simples.

Para empreender é preciso saber executar e ter um plano de ações que envolva uma boa estratégia. É fundamental também ter um olhar treinado para detectar tanto os obstáculos, quanto as chances de crescimento.

Empreender é saber planejar!

Não só de inovação vive uma atitude empreendedora. É necessário planejar de forma adequada, ter acesso a boas ferramentas e, muitas vezes, capacitar os envolvidos em um negócio.

Segundo uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil chegou a bater o recorde de abertura de novos negócios em 2021, atingindo a média de 682,7 mil de microempresas e 3,1 milhões de cadastros de Microempreendedor Individual (MEI). Em 2022, a Global Entrepreneurship Monitor, em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), chegaram ao levantamento de que até julho, o país já somava mais de 19 milhões de empresas abertas. E de acordo com as mesmas instituições de pesquisa, já são mais de 50 milhões de brasileiros com negócio próprio, 9 milhões destes, enquadrados como Microempreendedores (MEIs).

No entanto, construir um bom plano estratégico pode ser o diferencial competitivo de uma empresa. Sendo assim, confira abaixo algumas ações e ferramentas para trilhar o caminho correto para se destacar neste universo tão competitivo do empreendedorismo brasileiro.

Veja o passo a passo para empreender e guiar seu negócio rumo ao sucesso

  •  Faça uma pesquisa prévia sobre as competências e aptidões necessárias: é muito comum inverter a ordem dos fatores e já começar com uma ideia pronta para ser lançada no mercado. No entanto, é preciso compreender alguns dados antes de chegar ao produto ou serviço a ser ofertado. Saber bem sobre o repertório, as competências e as aptidões que devem ser adquiridas por todo empreendedor, são algumas delas.
  • Conheça o mercado de atuação e suas dores: outra dica valiosa é uma investigação minuciosa de possíveis ineficiências do mercado e, consequentemente, pensar em soluções para os problemas encontrados. Feito isso, é possível chegar em um produto ou serviço final com mais conhecimento sobre o setor, as necessidades e dores do seu público alvo.
  • Pesquise sobre o comportamento do consumidor e se mantenha atualizado: importante lembrar que quando se fala em clientes, é preciso levar em conta que a solução de um problema deve ter como foco, facilitar a vida de quem busca sua empresa. Investir na constante melhoria e evolução também devem estar sempre em pauta quando o assunto é empreender.
  • Planeje bem o seu empreendimento antes de lançar no mercado: planejar pode ser o diferencial da sua empresa. O Sebrae oferece diversos cursos sobre empreendedorismo e, para começar, vale a pena investir em estratégias claras para expandir e consolidar a sua ideia. Com o curso Planejamento Estratégico para Empreendedores você poderá conferir os seguintes temas:
  1. A importância da estratégia.
  2. Metodologia.
  3. Análise do cenário.
  4. Estratégia.
  5. Plano de ação.
  6. Regras do jogo.
  7. Competências do líder.

A importância da estratégia para o seu negócio

Uma das primeiras atitudes para empreender com segurança é elaborar um documento com todas as informações e objetivos do seu negócio. Esse documento ajuda a prevenir riscos futuros e incertezas relacionadas às possíveis variáveis envolvidas. É importante constar dados tais como potenciais clientes, pontos negativos e positivos, concorrentes e fornecedores, além de detalhar os produtos ou serviços oferecidos, por exemplo.

Elaborar uma estratégia eficaz envolve realizar algumas perguntas que podem ajudar. Você já fez uma pesquisa sobre o mercado que pretende atuar? Essa é uma das primeiras atividades e anotações que devem constar em um plano de negócios. Só assim é possível definir a área de atuação da sua empresa e seus diferenciais competitivos.

Outras questões importantes de serem respondidas são: Em que local atuar? Qual o ramo de atividade? Quais os produtos e serviços oferecidos e como eles se diferenciam do que já é oferecido no mercado? Com o Radar Sebrae você terá acesso a conteúdos para te ajudar a encontrar algumas dessas respostas!

Como saber se está na hora de colocar a mão na massa?

 Para saber se chegou o momento certo de colocar o negócio para girar é preciso pensar em um plano operacional ou listar todas as ações necessárias para fazer com o que o negócio aconteça. Abaixo, algumas questões que precisam ser avaliadas:

  • Qual a capacidade produtiva, número de funcionários e atendimentos a serem realizados no mês?
  • Onde a empresa vai funcionar e qual sua capacidade física?
  • Qual será o método de divulgação da sua empresa?

As estimativas relacionadas a custos iniciais, despesas e receitas devem constar no plano financeiro. Além disso, fluxo de caixa, capital de giro e lucro são partes importantes dessa etapa. Para saber mais sobre o assunto, basta conferir essas dicas que o Sebrae preparou para efetuar o planejamento financeiro do seu negócio.

A gestão de recursos

Se o seu produto ou serviço já tem uma boa demanda e aceitação no mercado, hora de relaxar, certo?

Nada disso! Saber como fazer a gestão dos recursos é essencial para bom andamento dos negócios. E investir em capacitação na área é imprescindível para fazer uma boa administração financeira. Hoje existe no mercado uma boa variedade de conteúdos disponíveis para aprender a planejar, executar ideias promissoras e inovar.

Pensar em sempre aumentar a rede de contatos também deve estar em pauta na hora de alocar os recursos de uma empresa. Investir em marketing on-line e offline é uma ótima possibilidade, dependendo da especificidade de cada produto e em qual setor vai atuar.

Importante lembrar que a Internet é uma excelente vitrine e que parte considerável dos produtos são vendidos ou conhecidos em sites e redes sociais. Então, quem sabe não seja uma ótima opção para começar com poucos recursos?

Recalcular a rota

Muitas vezes, o cliente precisa de algo mais simples que sua proposta ou ideia inicial. Então, a empresa deve ter em mente a necessidade de ouvir constantemente as demandas do consumidor e adaptar o seu negócio a elas, mesmo que seja necessário mudar a rota.

Estabelecer limites de tempo e investimento para cada objetivo pode ajudar a reconhecer que é hora de mudar e perder o apego pela ideia inicial. No entanto, reconsiderar um caminho não é tão fácil como parece e ouvir a opinião de quem entende do assunto pode ser importante para seguir em frente.

Investir em estratégias digitais

A melhoria na infraestrutura on-line é uma das tendências no empreendedorismo digital, apontadas pelo Fórum Econômico Mundial (WEF). E as restrições impostas pela pandemia fizeram acelerar a aquisição de recursos tecnológicos em todo mundo, principalmente nos países de baixa renda.

Muitas empresas que contavam com uma estrutura física migraram seus negócios e passaram a atender seus clientes pela Internet. Outros surgiram exclusivamente em formato on-line, fazendo parte do que é conhecido como empreendedorismo digital.

Ainda no começo da pandemia, o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020) apontou que 87,5% das empresas instaladas no Brasil fizeram mudanças relacionadas à transformação digital.

Com um mercado em constante desenvolvimento, o e-commerce brasileiro faturou R$ 161 bilhões em 2021, segundo levantamento da empresa Neotrust. Ainda segundo a pesquisa do Comitê Gestor da Internet do Brasil, o país possui mais de 152 milhões de pessoas com acesso à internet.

Com baixo investimento para começar e flexibilidade para trabalhar, o empreendedorismo digital oferece a possibilidade de atingir mais pessoas de diferentes lugares sem limitações geográficas. Para saber mais sobre esse assunto, acesse o curso de Marketing Digital para o Empreendedor e se capacite também nesta área.

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Saiba mais!

Neste artigo, apresentamos algumas dicas iniciais para compreender o empreendedorismo, suas vertentes e a importância do planejamento estratégico para o sucesso do seu negócio. Para ampliar a seu conhecimento sobre o tema, acesse o nosso site e descubra ainda mais dicas úteis para fazer a sua empresa decolar.

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