Máquinas de cartão: vantagens e desafios

23/04/2019 | Empreendedorismo

Até poucos anos atrás, apenas as empresas médias e grandes tinham máquinas de cartão de crédito e débito. Para utilizar este tipo de ferramenta, era necessário ter um volume muito grande de vendas.  Eventualmente, isto era o que compensava a manutenção das máquinas de cartão e de seus custos, que eram muito altos.

Além disso, muitas pessoas não tinham cartões. Por isso, preferiam efetuar os pagamentos em dinheiro ou cheque. Isso também dificultava o uso das máquinas de cartão por parte dos empresários e empreendedores.

Atualmente, esse cenário mudou devido ao avanço da tecnologia. Ela possibilitou o aumento do número de máquinas ofertadas no mercado, que tiveram seus custos reduzidos.

Além disso, a população também passou a ter mais acesso ao crédito. E, consequentemente, a meios eletrônicos de pagamento. Eles facilitam o dia a dia e permitem que operações comerciais fiquem mais seguras.

Por isso, empreendedores e empresários que ainda não oferecem pagamento via máquinas de cartão, devem ficar atentos. É preciso se modernizar para não perder negócios e clientes por conta disso.

Importância das máquinas de cartão

Muitos pequenos empreendedores ainda são resistentes em adotar máquinas de cartão. Os principais motivos são as mensalidades, o percentual sobre as vendas e o prazo para receber os valores das operadoras.

No entanto, também é preciso pensar nas vantagens que essa modalidade de pagamento oferece e confrontar com os custos.

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 70% dos brasileiros utilizavam cartões de crédito e débito para comprar em 2016.

Essa preferência por pagamentos com cartão tem vários motivos:

  • é mais prático do que carregar dinheiro e cheque;
  • é mais seguro, em caso de perdas ou roubos;
  • é mais fácil lembrar como se gastou o dinheiro conferindo os extratos do que confiando na memória;
  • muitos cartões permitem acumular pontos, que podem ser trocados por produtos e serviços.

Por tudo isso, o cartão é o tipo de pagamento preferido dos consumidores.

Inclusive, muitos clientes deixam de efetuar a compra no último momento, por descobrirem que não podem pagar com cartão.

Em relação aos custos, você pode pesquisar e optar pela bandeira com taxas mais atraentes. Há diversas opções no mercado, e o aumento da oferta pelas operadoras possibilitou diversas taxas diferentes.

O importante é descobrir qual opção é a mais vantajosa para o seu tipo de negócio e perfil dos seus clientes.

Vantagens para a sua empresa

Abaixo, listamos as principais vantagens para o empreendedor que adota uma máquina de cartão no seu negócio.

Aumento das vendas

A ampliação das formas de pagamento possibilita um aumento das vendas. O crédito, por exemplo, permite ao consumidor fazer aquisições que não seriam possíveis, devido à possibilidade de parcelamento.

Além disso, aceitar cartões permite ganhar aquelas vendas que o cliente não planejava. Elas são as chamadas compras por impulso. Ou, então, quando passa pelo seu estabelecimento e vê uma promoção atraente.

Nesses momentos, se o cliente não estiver com dinheiro, oferecer o pagamento com máquinas de cartão pode ser a motivação que faltava. Isto provavelmente ajudará o cliente a optar por fazer uma compra não programada.

Retenção de clientes

Devido ao aumento das ofertas das operadoras de cartão, é provável que os seus concorrentes já ofereçam essa modalidade de pagamento.

Portanto, se você também não oferecer, seus potenciais clientes comprarão em outro local.

Afinal, as pessoas não deixarão de comprar, principalmente se forem as compras por impulso que já mencionamos.

Reduzir a inadimplência

Essa é outra grande vantagem de adotar máquinas de cartão de crédito ou débito. Com o uso delas é grande a segurança de recebimento do valor pago pelo cliente.

Assim, você elimina o risco de inadimplência.

No caso do débito, o dinheiro é transferido na hora, diretamente da conta do consumidor. Já os pagamentos por crédito são garantidos pela operadora do cartão. A dívida que ele contrai é paga diretamente para o banco.

Mais segurança

Qualquer perda é um prejuízo significativo para o pequeno empreendedor. No caso de roubo, por exemplo, isso não existe.  Isto porque o dinheiro já está na sua conta e a eventualidade pode ser comunicada para a operadora.

As máquinas de cartão são ainda mais vantajosas se você é um profissional que trabalha na rua. Afinal, você não precisará andar com o dinheiro e os cheques das suas vendas.

Evitar problemas com troco

Todo empreendedor sabe que, frequentemente, terá dificuldades com falta de troco. Especialmente quem trabalha no varejo, onde é bem difícil estimar o volume de vendas no dia a dia.

E esse pode ser um motivo para a desistência da compra pelo consumidor. Além disso, os riscos de perder dinheiro devido a um troco errado também existem. Principalmente se você tem o costume de atender várias pessoas ao mesmo tempo.

A máquina de cartão elimina esses problemas, já que tudo é feito de forma digital.

Desafios da implantação

Você decidiu que chegou o momento de implantar a forma de pagamento por máquinas de cartão no seu negócio? Então, é preciso se atentar a alguns detalhes para fazer uma boa escolha.

Existem diversos modelos oferecidos pelas operadoras e cada uma tem as suas particularidades. Por isso, para fazer a melhor escolha, você deve considerar alguns aspectos. Por exemplo: o volume das vendas do seu negócio, o perfil dos clientes e seu orçamento.

Por isso, é importante pesquisar e conhecer todos os modelos existentes no mercado. Isso permitirá que você faça uma escolha mais assertiva. Depois de realizar esse mapeamento, avalie as taxas e os juros cobrados sobre as vendas por cada operadora. Esse será um custo fixo que você precisará desembolsar mensalmente para continuar a usar o serviço.

Uma pequena redução nas taxas pode fazer uma grande diferença no seu orçamento. Principalmente se você conseguir concretizar muitas vendas com a máquina de cartão. Outro fator importante é o prazo para a liberação do valor das vendas realizadas. É preciso saber exatamente qual ele é, de forma a assegurar um fluxo de caixa saudável para seu negócio.

Dê preferência a máquinas que aceitem mais bandeiras. Isso possibilita que você alcance um número maior de consumidores. Consequentemente, você terá mais flexibilidade de pagamento, como crédito, débito e parcelamento das compras, o que gera benefícios para os clientes.

Esses fatores podem ser decisivos para que o consumidor compre de você.

 

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