Beleza: tendências e oportunidades de negócios

30/08/2017 | Empreendedorismo

O mercado da beleza está cada vez mais aquecido no Brasil. A valorização da saúde e da aparência contribuíram para o surgimento de novos nichos de negócios preocupados em potencializar as experiências de compra.

A feminilização do masculino e a onda de cosméticos verdes e sustentáveis impactaram o mercado da beleza. A segmentação do setor contribuiu para o surgimento de negócios especializados como as esmalterias, barbearias e salões temáticos.

A grande aposta do momento é a personalização do atendimento e dos produtos e serviços. Os novos profissionais do mercado atuam como consultores de beleza valorizando ainda mais a experiência do cliente.

Se de um lado o perfil dos colaboradores do setor mudou, por outro continua estática a relação do consumidor com o profissional de sua preferência. Isso significa que a fidelidade do cliente continua nas mãos daquele que executa o serviço e não no estabelecimento em si. Por isso é essencial investir em profissionais qualificados e focados no relacionamento com os clientes.

Personalizar o atendimento é uma ótima alternativa para conquistar e fidelizar clientes.  Afinal, cada um tem uma beleza diferente e, consequentemente, necessidades únicas.

A busca por serviços rápidos também aumentou devido à correria e multiplicidade de tarefas do dia a dia. O grande desafio dos empreendimentos deste segmento é oferecer serviços de qualidade no tempo que o cliente necessita.

Para se dar bem e acompanhar a constante evolução do mercado, os empreendedores da beleza devem se atualizar constantemente. Com criatividade, é possível oferecer novas alternativas de consumo e atender à enorme diversidade do setor.

Ao criar diferenciais e aumentar o valor agregado de seus produtos e serviços, focando no perfil dos clientes que deseja, o empreendedor alcança maior proximidade com o cliente e fortalece sua presença no mercado.

Tendências de consumo

  • Consumidores cada vez mais jovens estão frequentando os salões de beleza semanalmente
  • Idosos e aposentados têm aumentando sua ida aos salões e o valor médio gasto
  • Homens buscam cada vez mais serviços de beleza e estética
  • A viralização dos resultados no ambiente on-line leva ao aumento de consumidores
  • A especialização dos profissionais acontece também pela valorização dos clientes

Tendências em negócios de beleza

  • Esmalterias
  • Barbearias retrô
  • Design de sobrancelhas
  • Salões infantis
  • Estética masculina
  • Beauty full service – serviços de saúde e beleza em um só lugar
  • Fast beuty – Atendimentos em no máximo 30 minutos sem a necessidade de marcação prévia

Dicas de sucesso

  • Vá além do clichê. Explore oportunidades que também proporcionem bem-estar;
  • Aproveite os dias de menor movimento para promover eventos de degustação e comercialização de produtos;
  • Crie um cardápio de serviços diferenciado com opções de promoções em dias específicos da semana;
  • Valorize a fidelidade dos clientes com a criação de um clube de vantagens;
  • Potencialize a experiência investindo em espaços temáticos.

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Beleza – dicas para negócios do segmento 

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