O mercado da beleza está cada vez mais aquecido no Brasil. A valorização da saúde e da aparência contribuíram para o surgimento de novos nichos de negócios preocupados em potencializar as experiências de compra.
A feminilização do masculino e a onda de cosméticos verdes e sustentáveis impactaram o mercado da beleza. A segmentação do setor contribuiu para o surgimento de negócios especializados como as esmalterias, barbearias e salões temáticos.
A grande aposta do momento é a personalização do atendimento e dos produtos e serviços. Os novos profissionais do mercado atuam como consultores de beleza valorizando ainda mais a experiência do cliente.
Se de um lado o perfil dos colaboradores do setor mudou, por outro continua estática a relação do consumidor com o profissional de sua preferência. Isso significa que a fidelidade do cliente continua nas mãos daquele que executa o serviço e não no estabelecimento em si. Por isso é essencial investir em profissionais qualificados e focados no relacionamento com os clientes.
Personalizar o atendimento é uma ótima alternativa para conquistar e fidelizar clientes. Afinal, cada um tem uma beleza diferente e, consequentemente, necessidades únicas.
A busca por serviços rápidos também aumentou devido à correria e multiplicidade de tarefas do dia a dia. O grande desafio dos empreendimentos deste segmento é oferecer serviços de qualidade no tempo que o cliente necessita.
Para se dar bem e acompanhar a constante evolução do mercado, os empreendedores da beleza devem se atualizar constantemente. Com criatividade, é possível oferecer novas alternativas de consumo e atender à enorme diversidade do setor.
Ao criar diferenciais e aumentar o valor agregado de seus produtos e serviços, focando no perfil dos clientes que deseja, o empreendedor alcança maior proximidade com o cliente e fortalece sua presença no mercado.
Tendências de consumo
- Consumidores cada vez mais jovens estão frequentando os salões de beleza semanalmente
- Idosos e aposentados têm aumentando sua ida aos salões e o valor médio gasto
- Homens buscam cada vez mais serviços de beleza e estética
- A viralização dos resultados no ambiente on-line leva ao aumento de consumidores
- A especialização dos profissionais acontece também pela valorização dos clientes
Tendências em negócios de beleza
- Esmalterias
- Barbearias retrô
- Design de sobrancelhas
- Salões infantis
- Estética masculina
- Beauty full service – serviços de saúde e beleza em um só lugar
- Fast beuty – Atendimentos em no máximo 30 minutos sem a necessidade de marcação prévia
Dicas de sucesso
- Vá além do clichê. Explore oportunidades que também proporcionem bem-estar;
- Aproveite os dias de menor movimento para promover eventos de degustação e comercialização de produtos;
- Crie um cardápio de serviços diferenciado com opções de promoções em dias específicos da semana;
- Valorize a fidelidade dos clientes com a criação de um clube de vantagens;
- Potencialize a experiência investindo em espaços temáticos.
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Beleza – dicas para negócios do segmento