No atual ambiente empresarial, onde temos inúmeras possibilidades de negócios e oportunidades, inovar tornou-se um imperativo para as empresas, independente de seu porte. Promover a inovação tem sido determinante para o desenvolvimento econômico e da sociedade. A inovação é importante não apenas para o empreendimento individualizado, mas como fonte principal de crescimento econômico de uma nação.
É impossível criar algo notável usando as mesmas idéias antigas sobre produtos, canais de entrega e estratégias mercadológicas. Há sempre demanda por algo diferenciado e espaço para inovadores que têm algo original a oferecer.
No mercado, podemos encontrar uma grande variedade de produtos e serviços que são lançados com uma velocidade cada vez maior. A pressão da concorrência estimula o lançamento de produtos novos constantemente. Assim, quando um produto se transforma em sucesso, é perceptível a existência de um diferencial.
Inovação que gera atitudes
A diferenciação e agregação de valor tornaram-se fatores de sobrevivência. Isso leva o empreendedor a ficar mais ligado ao idealizar um negócio. E de forma clara e objetiva, o pensamento dos empreendedores inovadores concentra-se em atitudes que levam a:
- Criar negócios que se diferencie de outros no mercado;
- Ter um negócio que seja essencial (Pense se alguém sentiria falta de sua empresa, caso deixasse de existir);
- Gerar idéias com foco em problemas e necessidades reais e não somente baseado em suas idéias;
- Ter mente aberta. Quanto mais pessoas envolvidas em um processo colaborativo, maiores são as chances de se ter um problema resolvido. E, consequentemente mais aderente à necessidade do mercado;
- Investir em novas práticas que levam à maior participação dos colaboradores nas decisões da empresa, como forma de trazer criatividade e novas idéias ao negócio.
É importante que a empresa tenha um ambiente colaborativo aberto ao novo para que as competências instaladas e a criatividade possibilitem novas oportunidades alinhadas ao mercado.
O modelo de negócios tradicional está passando por transformações. As empresas estão buscando se destacar na multidão e conectar de forma diferente com os seus clientes. Recebem informações o tempo todo e investir em conteúdo para atrair a atenção e criar experiência no atendimento passar a ser parte da rotina empresarial.
Para pequenos negócios bem-sucedidos, a inovação e o comportamento empreendedor são freqüentemente as características mais importantes associadas ao sucesso e a participação do mercado. Neste processo é preciso ficar atento às necessidades dos clientes, pois nem todos os clientes são iguais e nem sempre é possível agradar a todos.
Contribuições da inovação
A inovação contribui de várias maneiras para os negócios. Seja com novos produtos que ajudam a conquistar e a manter participação em um determinado mercado, ou com produtos mais maduros, em que o aumento das vendas (por exemplo) não vem apenas da capacidade de oferecer preços baixos, mas também de uma variedade de fatores que extrapolam o preço como design, customização e qualidade.
Inovar é fundamental para qualquer atividade e não necessariamente a um custo alto. Ao buscar inovação o empreendedor estará investindo na sua competitividade e permanência no mercado.
Exemplos como a criação de novos produtos, inserção em canais online para melhorar a comunicação, conversão e a presença digital; reformulação do visual do ambiente físico e embalagens; introdução de produção mais limpa na busca por maior produtividade e redução de custos; novas formas de fabricação ou de distribuição, novos meios de prestação de serviços; investimento em tecnologia da informação entre outras possibilidades permitem ao pequeno empreendedor inovar e se diferenciar perante a concorrência.
O desafio está em manter o espírito da inovação, instituindo boas práticas como criatividade, comunicação, reconhecimento e capacitação. Se estas práticas de estimulo são bem implantadas, exercem influências positivas no processo de gestão da inovação.
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