Quer uma equipe engajada? Invista em feedback

04/12/2017 | Liderança e Pessoas

Feedback é uma palavra da língua inglesa, que significa “realimentar ou dar resposta a uma determinada solicitação ou acontecimento”. Quando realizado de forma assertiva, é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas. Por meio do feedback é possível identificar pontos de melhoria, traçar metas para correção dos mesmos e alinhar o desempenho profissional aos objetivos do negócio.

O feedback é uma ferramenta séria e que envolve pessoas. Uma vez que é somente por meio delas que empresas atingem excelentes resultados, é preciso desenvolvê-las e estimulá-las. Fazer do feedback um hábito, parte da cultura da empresa requer líderes comprometidos com o processo e traz como resultados engajamento e melhoria na comunicação.

Criar um ambiente de confiança e motivação, onde o colaborador se sinta encorajado a assumir um papel de protagonista, identificando soluções e adotando uma postura proativa, é tarefa do líder. Tarefa essa que vale a pena! Então, se você quer uma equipe engajada invista no feedback!

Dicas um feedback eficaz

1.Prepare-se!

Planejamento é fundamental neste momento. Não dá para fazer feedback no improviso. Defina um roteiro. Escreva e organize tudo o que precisa ser dito. Faça o registro dessa conversa e anote os pontos importantes. Reserve local e hora para este momento e providencie um ambiente onde não haja interrupção. Comunique o colaborador sobre o feedback com antecedência.

2.Comunique-se bem 

O feedback é um processo de comunicação. Exponha as situações de maneira clara, utilizando uma linguagem de fácil compreensão e com a máxima tranquilidade e naturalidade possível. Busque criar um clima amigável. Trate o colaborador com respeito, estabelecendo uma relação de confiança, para diminuir as barreiras de comunicação.

Deixe claro que o que será avaliado é o trabalho, ou seja, como o colaborador está atuando naquela atividade específica. Inicie a conversa reconhecendo seu desempenho, suas competências e atitudes que tem contribuído para o sucesso da empresa.

Quando for expor os pontos de melhoria, tenha empatia. Coloque-se no lugar do colaborador e pense em todas as reações possíveis diante da crítica. Falhas devem ser tratadas como aspectos que devem ser melhorados.

Para todas colocações (positivas ou que necessitam de melhoria), exponha o contexto, exemplifique o comportamento observado e mostre os impactos dessa postura na equipe e na empresa. Sempre utilize exemplos concretos, dados, fatos, argumentos consistentes e reais. Evite a subjetividade.

Seja objetivo nas ponderações, evitando que cada ponto leve a outros rumos que não são pertinentes no momento do feedback. A conversa precisa ser concisa e assertiva. A preparação o ajudará a se manter no foco.

Evite comparações com colegas pois isso acaba desmotivando o colaborador.

Verifique como ele recebeu e se entendeu a informação. Não passe para outro item sem antes ter certeza de que ele tenha realmente entendido suas colocações.

3. Ouça

Este momento é uma excelente oportunidade para troca de informações e compartilhamento de experiências. O(A) colaborador(a) pode ter ótimas sugestões para alavancar o desempenho da empresa.

Solicite feedback ao avaliado sobre o seu desempenho como gestor. Resista à tentação de refutar o que for colocado. Apenas ouça e reafirme o compromisso em pensar em tudo o que tiver sido dito.

4.Defina um plano de ação!

Faça junto com o colaborador um plano, definindo as ações necessárias para conseguir as mudanças apontadas, como e quando devem ser implementadas. Lembre-se também de definir indicadores que servirão para medir se os objetivos estão sendo alcançados.

5.Faça o acompanhamento!

Já deixe agendado o próximo encontro. Para ter sucesso, o feedback precisa tornar-se um hábito dento da empresa. Nos encontros seguintes, estimule a continuidade das mudanças positivas, reforçando os resultados alcançados. Dê feedbacks diários e informais. Coloque-se à disposição para ajudar sua equipe.

Seguindo corretamente esses passos, você e seus colaboradores perceberão que a cada encontro a conversa segue mais clara e com melhores resultados. Como quase tudo na vida, a prática do feedback vai nos deixando mais aptos e assertivos.

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