O dia das mães e as datas comemorativas

01/05/2017 | Vendas

Vender mais nas datas comemorativas pode minimizar os possíveis prejuízos e a falta de dinheiro nos períodos de baixo movimento. Com o Dia das Mães não é diferente. A segunda data mais importante no calendário comercial movimenta expectativas e orçamentos país a fora e é preciso se preparar para tirar o melhor proveito dela.

Nesse texto, vamos apontar dicas práticas que podem ser úteis em outras datas, fazendo as devidas adequações. E embora o foco esteja em quem tem produtos ou serviços voltados para o mercado feminino, trabalhamos também oportunidades que são úteis para todos os tipos de empresa.

Tome tenência, Menino!

Dizem que metas são sonhos com prazos. Qual o seu sonho para esse dia das mães? Olhe para os anos anteriores e decida onde quer chegar. Assim, vai conseguir se organizar em termos de exposição de produtos, estratégia de divulgação e objetivos diários.

Os presentes são destinados às mães, mas são os maridos e/ou filhos que  decidem a compra. É muito importante lembrar que o cliente desse dia é um pouco diferente do usual: Homens (maridos e/ou filhos) têm perfil de compra diferente das mulheres. São mais objetivos e tomam a decisão rapidamente, mas compram com menos antecedência e pesquisam menos. E você precisa facilitar a vida deles, portanto:

  • Informe mais claramente os benefícios do produto/serviço. Em alguns casos, esse público não está acostumado ao que está comprando.
  • Ofereça cartão-presente para os clientes indecisos. Assim a ansiedade pela escolha do presente vira um bônus nas mãos da mamãe. Mas invista no charme: vale produzir uma caixa bonita, colocar um bombom ou uma flor. Para não ficar parecendo que deu dinheiro e não presente.
  • Para ajudar seu cliente a decidir o que comprar, crie pacotes de produtos/serviços de acordo com o perfil da mãe, por exemplo: tradicional, moderna, vaidosa, companheira, intelectual, antenada etc.

Conselho de Mãe

Evite, neste momento, entrar em linhas de crédito para capital de giro. O empréstimo pode aliviar no curto prazo, mas trazer desconforto nos meses de baixas vendas com as parcelas vencendo. Embora o dia dos namorados venha por aí e o ano comercial esteja começando, sua mãe já te disse em algum momento: prudência não faz mal a ninguém.

Mesmo que não tenha produtos/serviços específicos para este público, realize ações que promovam sua empresa, como envio de mensagens parabenizando as mães cadastradas, posts em suas redes sociais, e mesmo uma ação especial para as mamães que trabalham na empresa. Campanhas ou mensagens de parabéns pelo Dia das Mães não geram venda imediata, mas promovem e fortalecem sua marca, valorizando a imagem do empreendimento.

O dia das mães não acaba quando o domingo passar…

A venda não termina quando os clientes saem da loja. O que desejamos é um relacionamento que resulte em interações frequentes e compras que favoreçam os dois lados. Para que isso aconteça, tome os seguintes cuidados:

Trocas e devoluções são comuns. É recomendável divulgar as normas para antecipar futuros problemas em relação a esse aspecto. Lembre-se que estamos tratando de presentes. Use o retorno para surpreender positivamente os clientes, deixando impressões positivas e, se possível aumentando o tíquete médio.

As redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas pessoas para expressar suas opiniões sobre tudo. Inclusive sobre a sua empresa. Assim, interaja com os clientes de forma positiva através delas, mantenha uma frequência de postagens, estude as interações com os clientes (que horários o cliente está online, que tipo de informação mais interessa, etc), pense em ações que estimulem o cliente a mostrar a reação das mães com os presentes, ou o uso que fez dele.

Para mensurar o nível de satisfação dos clientes é interessante a realização de um pós-venda (pesquisa) que aponte quais áreas do negócio podem ser melhoradas. Colha as informações e utilize o feedback para mudar o que for preciso. Mudanças implantadas, informe seu público. É muito bom ser ouvido. Seu público se sentirá recompensado.

Por fim, mensure os resultados. Os sonhos foram alcançados? Superados? Quais os próximos passos?

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