Como liderar e desenvolver times de alta performance

24/10/2022 | Liderança e Pessoas

O sonho de quase todo empresário é ter ao seu lado um time engajado, com autonomia para desenvolver o negócio e ajudar sua empresa a crescer. Liderar uma equipe é sempre um desafio para a maioria dos gestores e se capacitar constantemente é uma necessidade no mercado atual.

Saiba como ser tornar um bom líder

Vamos começar compreendendo o significado de liderança?

Muita gente associa a palavra somente ao mundo corporativo e como sinônimo de mandar em uma equipe. No entanto, esta concepção está em desuso já que, para uma empresa crescer, é preciso contar com um time que tenha autonomia. Liderar está ligado a habilidade de motivar, influenciar e inspirar pessoas.

Liderança é um termo que também tem relação com autoconhecimento. Para guiar seus colaboradores é preciso, antes de mais nada, se conhecer, e para isso vale se questionar: você é um líder de si mesmo? O ato de liderar pode ser aprendido e aprimorado por meio de técnicas e ferramentas adequadas.

Com o curso gratuito do Sebrae Liderança: como desenvolver times de alta performance, você aprende não somente quais são as atitudes e comportamentos de um líder, mas desenvolve competências para se relacionar de forma eficiente com as pessoas, entendendo e desenvolvendo suas singularidades e emoções.

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A liderança é fundamental nas organizações bem-sucedidas

Um bom mentor consegue obter resultados por meio da gestão do trabalho dos outros e isso envolve formar e capacitar líderes eficientes. Sem uma equipe adequada, sua empresa fica limitada tanto geograficamente, quanto em complexidade. E sem liderança não é possível haver crescimento.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, 70% das variações de engajamento das equipes estão relacionadas aos gerentes imediatos. Um outro dado importante é que apenas 20% das pessoas que trabalham em empresas em todo o mundo estão verdadeiramente engajadas em suas funções, um indicador que gera um prejuízo global de US$ 8,1 trilhões.

De acordo com outro estudo feito em 2020 pela GreatPlaceToWork Brasil, as 150 melhores empresas para trabalhar no país tiveram um faturamento superior a 9,3%, em relação as demais corporações.

Um modelo de gestão sólido é o que vai garantir o bom funcionamento da sua empresa mesmo sem a sua presença, permitindo, assim, a perenidade do negócio.

Mas qual o passo a passo para liderar de forma consistente?

Amadurecimento: a construção do líder de si mesmo

Já parou para pensar que para inspirar outras pessoas é preciso se aperfeiçoar? Saber quais são os seus pontos positivos e negativos, é primordial para colocar em prática esse processo de crescimento pessoal.

Você se considera um exemplo? Essa é uma pergunta que não deve ter uma resposta imediata, afinal, o processo de construção de um líder é constante e um empreendedor deve estar sempre atento aos mínimos detalhes de seu comportamento. Afinal, suas ações podem moldar a cultura da sua organização.

Veja quais outras competências devem ser exploradas:

  • Autoconhecimento: você vai precisar lidar com pessoas diferentes constantemente. Fazer as relações durarem e serem baseadas no respeito e maturidade, é ter o domínio da situação e se conhecer, identificando seu propósito pessoal, é de extrema importância. Além disso, encontrar o seu equilíbrio é essencial para saber como reagir diante das mudanças exigidas constantemente pelo mercado.
  • Disciplina: saber gerir o seu tempo e organizar suas prioridades afetam diretamente na qualidade da sua performance. Muitas vezes, uma vida pessoal desorganizada pode diminuir o foco em outras áreas, e vice, e versa. Felizmente, é possível utilizar ferramentas para estruturar suas tarefas e aumentar a qualidade do seu trabalho e sua produtividade.
  • Domínio técnico: é indispensável saber trabalhar sua reputação, desenvolvendo as habilidades específicas na sua área e se preparando para as mudanças futuras de forma consistente.
  • Trabalhar em equipe: ser protagonista frente aos inúmeros desafios que irão surgir é importante. Mas é preciso saber também cooperar com as pessoas envolvidas em diversos contextos.
  • Produzir resultados: um líder de si mesmo entrega soluções consistentes e está focado em ir além de sua própria função. Tem sensibilidade e capacidade para prever desafios, se antecipando sempre em resolver os problemas.

Após o amadurecimento pessoal em relação ao seu comportamento, organização e propósito, você estará pronto para comandar e inspirar seu time.

Liderar o outro

Já parou para pensar o que significa ser um líder para outras pessoas? Isso quer dizer, falando de forma bem simplificada, que suas competências serão ampliadas e ao invés de apenas executar uma demanda você passará a gerir o trabalho de uma equipe.

Em outras palavras, você precisa adquirir novas habilidades completamente diferentes e administrar o seu tempo de outra maneira.

Dessa forma, você conseguirá obter sucesso pelo trabalho dos outros. Veja abaixo algumas informações importantes para te ajudar neste processo:

  • Papéis e competências: quando você ocupa uma função de liderança, passa a adquirir algumas responsabilidades adicionais. A gestão das atividades executadas pelo time é uma delas, assim como controlar os resultados, garantindo que os processos sejam executados da forma correta. É importante ter em mente que o empreendedor não está sozinho quando foca em capacitar sua equipe.
  • Gestão do tempo: a forma como você vai usar o seu tempo também vai mudar radicalmente ao ocupar uma posição de liderança. Você deve acompanhar sua equipe trabalhando, disponibilizar tempo para eventuais dúvidas, definir as prioridades do time, além de se adequar às mudanças.
  • Gestão de resultados: essa é uma etapa de extrema importância durante o exercício da liderança. Para obter sucesso nesse estágio, é preciso aprender a exercer uma visão coletiva de conquista de objetivos. Já não se trata mais de um resultado individual, pois aqui é preciso estimular todo o time.

Saiba como liderar a execução estratégica da sua empresa

Qual é a principal função de um líder em um empreendimento?

Você pode pensar que a resposta para essa questão está na gestão das pessoas! Mas antes, é preciso compreender que um líder deve se preocupar principalmente com a execução da estratégia do negócio.

Alcançar os objetivos de uma empresa deve ser, então, seu foco inicial. Veja algumas dicas de como colocar esta gestão em prática:

  • Alinhar o dia a dia com a estratégia: traduzir e explicar essas metas de forma clara para os colaboradores e gerenciar sua execução, monitorando indicadores constantemente.
  • Mobilizar as pessoas para a ação: se preocupar em definir as tarefas de cada integrante de forma clara, monitorando e fornecendo feedbacks. É importante também manter a equipe sempre motivada durante esse processo.
  • Desenvolver as pessoas: a avaliação do desempenho da sua equipe deve ser constante. Só assim, você será capaz de ajudar os profissionais a se desenvolverem mantendo o futuro da empresa e suas transformações sempre em foco.

Por fim, é importante saber que liderança não é o que você faz, mas como você faz. Não adianta executar todas as etapas e técnicas do processo de liderar se não existe proximidade entre sua equipe. Conhecendo bem as pessoas e o negócio, é possível aprimorar e direcionar os envolvidos da melhor forma em direção ao sucesso de uma estratégia. Saber também diferenciar aquele que executa as tarefa se recompensar quem ajudou a garantir o sucesso ajuda a manter as pessoas motivadas e focadas.

Outra maneira de garantir essa proximidade entre os envolvidos é estabelecendo de forma clara suas metas e objetivos e sanando eventuais dúvidas que possam surgir. Informe e atualize seus colaboradores sobre suas estratégias sempre.

Hora de liderar!

Agora é colocar em prática essas dicas e acompanhar o desenvolvimento do seu negócio. Para saber mais sobre o tema e acessar conteúdos exclusivos como vídeos de especialistas, textos, e-books e praticar com exercícios é só acessar o curso “Liderança: Como desenvolver times de alta performance”.

Apresentamos algumas dicas iniciais para que você possa entender conceito e técnicas sobre liderança. Mas é possível ampliar seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer o seu negócio decolar.

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