Como escrever para blogs – 10 dicas

07/07/2017 | Vendas

Você já se perguntou como entrar para a era do marketing digital? Que tal começar entendendo como escrever para blogs? Essa é uma tarefa que exige dedicação e aprendizado contínuo. Mas a gente pode te ajudar com algumas dicas para que você melhore a comunicação com seus clientes.

Se você não tem blog, não tem problema, algumas dicas por aqui, valem para todas as mídias sociais. Confira abaixo.

Defina o tema

Sim, as empresas possuem muito conteúdo para ser compartilhado e disseminado em favor do cliente. E para divulgar conteúdo também é preciso planejamento e foco. Então, como escrever?  Comece definindo um tema para o texto. É interessante que cada artigo trate de um único tema, para não confundir o cliente.

Avalie a “concorrência”

Você pode ser um especialista no assunto sobre o qual quer escrever, mas é preciso saber o que outras empresas dizem a respeito do mesmo conteúdo. Analise outros artigos e fontes que falam sobre o mesmo tema. Saiba quais são as tendências em destaque. Isso ajuda a perceber o que as pessoas buscam e quais são as dificuldades que têm com o tema abordado.

Agregue valor

Se seu blog, como o nosso tem o objetivo de entregar soluções aos clientes. Pergunte-se: o que minha empresa pode oferecer ao cliente além do próprio texto do artigo? Como escrever entregando soluções, produtos, parcerias no artigo? Inclua esses links para que possa agregar valor ao conteúdo e ao dia a dia do cliente.

Pense no cliente

Para quem você está escrevendo? Tenha o leitor sempre em mente. Isso ajuda a definir alguns pontos do artigo, como a linguagem, a forma de escrever – dicas práticas, frases de inspiração, case, história de sucesso, o tom a ser usado.

No nosso caso, os principais clientes por aqui são o MEI e a Pessoa Física. Mas há um número menor de outros perfis. Por isso, a linguagem precisa ser simples e direta, sem palavras técnicas ou difíceis. É preciso “escrever para todos”.

Escreva o artigo

Tire suas ideias do papel. Isso fará com que você compreenda melhor todas as orientações anteriores. Mas, calma! É preciso medida para falar com o público da internet. Para um artigo web, há diversas medidas possíveis. Nós adotamos um mínimo de 1000 caracteres – sem contar os links e soluções a serem indicados. Isso nos ajuda a criar um padrão mínimo e também a organizar conteúdos maiores em séries, por exemplo.

Mas, como escrever?

O primeiro parágrafo

No início do texto, é preciso gerar curiosidade no leitor. Criar expectativa para que ele continue lendo o artigo até o fim. Perguntas são uma ótima forma de captar a atenção de quem lê. Mas não responda imediatamente, planeje o artigo de forma que possa entregar a resposta quase no final. Resumindo:

  1. Desperte o interesse do leitor,
  2. Envolva o leitor no conteúdo,
  3. Leve o cliente a uma ação

Divida o conteúdo

No decorrer do artigo, lembre-se de quebra-los em parágrafos. O ideal é que eles tenham entre até 5 linhas. Mas nada de criar parágrafos muito curtos, hein? Para se organizar, pense em parágrafos com 3 a 5 linhas. Tipo esse aqui! 😉 Isso facilita a leitura e deixa o conteúdo mais organizado.

Use frases curtas

Sabe aquelas frases que são tão longas que parece que não vão acabar nunca e quando você acha que já está acabando surge um novo link uma nova indicação um exemplo talvez um case até sem qualquer pontuação ou pausa ou direcionamento da leitura para o leitor? Ufa! Evite isso.

Use frases curtas. Elas são mais eficientes, e passam a mensagem de maneira mais objetiva. Claro, às vezes não será possível, mas vale o exercício para deixar o texto o mais claro possível para o leitor. Mas, quão longas ou curtas devem ser suas frases? 10 – 20 palavras. Há um estudo* que indica o seguinte:

  • Frases com 8 palavras: 100% de compreensão
  • Frases com 14 palavras: 90% de compreensão
  • Frases com 43 palavras: 10% de compreensão

Faça uma sequência lógica

Lembra das aulas de português do colégio? “Começo – Meio – Fim” é a tríade básica para um bom texto. Então, tenha o seguinte em mente:

  • No início, chame a atenção do leitor. Dê uma breve ideia do que vai falar e não revele tudo. No meio,
  • No meio, explique os motivos que o levaram a falar do tema em questão. E, em seguida, comece a desvendar a solução para o que apresentou. Se possível, indique soluções extras.
  • No fim, conclua resumindo o assunto de forma rápida e sucinta. Você pode retomar um ou outro ponto, mais importante, para fixar o conteúdo. Também é interessante convidar o leitor para um ação como “inscreva-se no curso”, “conheça o conteúdo x”, “agende uma consultoria”.

Revise o texto

Sabe como acabar com um texto, mesmo que ele tenha conteúdo interessante? Ignore a hortografia e, também, ignore, totalmente, a pontuação? Sim, a língua portuguesa é complexa. Mas uma rápida revisão pode ajudar a corrigir questões importantes. Você pode seguir o seguinte:

  1. Revisar o texto em dia/momento diferente da escrita.
  2. Pedir alguém para ler o texto finalizado.
  3. Ler em voz alta. (dica matadora de erros!)

Quer saber mais sobre esse tema e outros ligados ao marketing digital? Fique de olho nas indicações abaixo. 😉

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