A importância do e-commerce para o sucesso da sua empresa

01/11/2022 | Vendas

O mercado de compra e venda on-line já é uma realidade. Mas muitas empresas ainda não tem uma presença efetiva no comércio virtual. Esse é o seu caso? Se a resposta foi sim, prepare-se para vender pela Internet e aprender como construir uma loja virtual de sucesso.

As vendas do e-commerce atingiram cerca de US$ 23 bilhões no Brasil em 2021. E devem aumentar em torno 126% em 2022. No país, 84% da população usa a Internet, provando que este é um mercado cheio de potencial para fechar bons negócios.

Com tantas oportunidades a um clique de distância, vale a pena investir nesse canal. Com o curso gratuito do Sebrae: Como construir uma loja virtual, você tem acesso a todas as informações necessárias para disponibilizar seu produto ou serviço para um público ainda maior.

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Vamos entender o que é um e-commerce?

Com a ampliação e evolução da Internet no Brasil, muitos consumidores passaram a realizar transações, comprar ou vender produtos em lojas virtuais, de forma 100% eletrônica. No e-commerce, ou comércio eletrônico em português, os donos de pequenos negócios encontraram a possibilidade de comercializar seus produtos ou serviços de maneira eficaz, alcançando um público muito maior.

O Brasil está entre os dez melhores mercados de comércio eletrônico no mundo e é um dos países mais conectados. Com a pandemia, o processo de digitalização das empresas se ampliou expressivamente e a tendência é que o setor continue crescendo.

Uma das formas de começar a vender na Internet é por meio de uma loja virtual. Mas é importante levar em consideração algumas dicas para iniciar esse processo:

  • Navegação: o seu site deve ser funcional e intuitivo. Interfaces muito complexas podem desanimar o cliente e o objetivo deve ser sempre facilitar a vida do consumidor.
  • Identidade: é importante refletir a identidade da sua marca no ambiente virtual. Selecione com cautela a linguagem visual e as expressões empregadas nos textos.
  • Layout compatível ou responsivo: se programe para fazer um site acessível em diversos dispositivos, como notebooks, tablets e smartphones.
  • Presença digital: essa é a forma como sua empresa se apresenta em uma plataforma digital. Por meio de um planejamento, é possível divulgar a marca em websites, redes sociais, aplicativos, blogs, dentre outros.

Atenção! Para ter sucesso no comércio on-line, é preciso estruturar vários setores da sua empresa. Os processos internos devem estar perfeitamente alinhados para que seu canal de venda digital seja eficiente.

Veja como preparar o seu negócio para as vendas na Internet

Você sabia que é preciso planejar antes de lançar a sua empresa  no e-commerce? Abrir uma loja virtual sem preparação pode trazer riscos para o seu empreendimento.

Para começar, um site com problemas de Front Office (na frente do balcão), ou seja, difícil de compreender e navegar, afeta muito o fechamento das compras. Já uma loja virtual sem estoque, por exemplo, é outro problema bastante grave de Back Office (atrás do balcão). Além disso, um desafio muito comum entre os pequenos empreendedores é a logística! Não entregar um produto em tempo hábil pode determinar o futuro do seu negócio.

Confira aqui mais alguns cuidados a serem tomados!

  • Parceiros e fornecedores: pesquisar e escolher com cautela seus parceiros e fornecedores, estabelecendo uma relação eficaz e duradoura, é indispensável.
  • Custos internos e externos: se preparar para determinar e dominar da melhor maneira possível as variações dos valores também é muito importante.
  • Cadeia logística para e-commerce: como falamos, manter sob controle diferentes processos como compras, abastecimento, gestão dos estoques, transportes e manutenção é o que faz a sua loja virtual rodar corretamente.
  • Feedback: manter canais para ouvir e responder às demandas dos clientes também deve ser um ponto de atenção.

Assim, planejar cada etapa é de suma importância para começar a atender seus consumidores on-line.

Como inserir sua empresa no mercado digital

Com a comodidade e oferta de informações diversificadas na Internet, é provável que seus futuros clientes já estejam à procura de algo semelhante ao seu produto e serviço nesse momento.

Saber onde e como divulgá-los, selecionando os canais adequados, é um diferencial competitivo nos dias de hoje. Sendo assim, a classificação ordenada de informações por relevância é um aspecto importante para que os mecanismos de busca classifiquem a pesquisa e façam a “entrega” para os consumidores.

Confira algumas táticas para ajudar a aparecer na busca do seu cliente com uma melhor classificação:

  • Site pronto: algumas empresas oferecem templates praticamente prontos. Em alguns casos, o serviço é gratuito e pode ser customizado.
  • Agência virtual: essa pode ser uma escolha importante, já que nem todas as ações da sua empresa na Internet poderão ser realizadas por você. Uma agência virtual pode te ajudar a partir de modelos pré-prontos, com layouts, serviços de pagamento, seguro, dentro outros.
  • Sites de busca: utilizar o marketing digital para colocar o seu site no topo pode ser uma boa Por meio da compra de links patrocinados ou palavras-chave, você pode aparecer nas primeiras páginas dos resultados de busca.
  • Otimização: essa é uma tática utilizada por meio de ações que privilegiam sua posição no resultado de pesquisa .
  • Email marketing: dependendo do seu produto, serviço e público-alvo, o e-mail marketing pode ser uma solução eficaz de divulgação para datas comemorativas, lançamentos e até conteúdos comerciais, por exemplo.

Construindo uma loja virtual

 Como já falamos anteriormente, o processo de iniciar seu e-commerce deve envolver pesquisa e planejamento. E se atentar a possíveis desafios, é uma atitude que pode prevenir surpresas desagradáveis.

Alguns fatores como concorrência, plataforma adequada e de fácil acesso, oferta de produtos e serviços de qualidade e segurança e proteção dos dados do cliente, precisam estar em mente antes de tirar a loja do papel.

Para a sua empresa utilizar a Internet como um canal de venda e garantir credibilidade junto ao cliente, é importante  que a plataforma contenha alguns itens:

  • Informações institucionais.
  • Catálogo e lista de preços.
  • Suporte pós-venda.
  • Sistema de pedido de reserva ou carrinho de compras.
  • Pagamento on-line.

Para escolher o e-commerce ideal, também vale considerar alguns atributos: a simplicidade da sua administração, suporte 24 horas e se a solução contratada oferece um painel de controle para personalização do layout, cadastro dos produtos e gerenciamento do estoque.

Finalmente, é importante estudar profundamente o seu negócio. Comece fazendo um mapeamento do seu nicho. Pesquise preços, fornecedores, analise os concorrentes e ofereça produtos ou serviços diferenciados.

Escolha também um layout que represente a sua empresa e dê preferência aos modelos mais simples, visualmente mais limpos e intuitivos.

Saiba para quem seu e-commerce está sendo direcionado e sempre promova a interação com o seu público. Estabeleça ainda, de forma clara e direta, a sua política de preços.

Detalhes que fazem a diferença

Pronto! Você já se atentou para pontos importantes, hospedou sua loja virtual, escolheu os melhores canais de divulgação do seu produto ou serviço na rede.

Agora é só esperar os clientes comprarem? Nada disso! Com a tecnologia avançando a cada dia, o aprimoramento constante por meio de atualização e capacitação da sua equipe de vendas, garante que sua empresa perdure e atue com sucesso.

Selecionamos algumas dicas para você manter sua loja virtual com profissionalismo e excelência:

  • Quem somos: faça um resumo com a história e dados da sua empresa.
  • Segurança: destaque os certificados dos seus produtos ou serviços, bem como os do site em que sua loja está hospedada.
  • Política de entrega e devolução: deixe bem claras as regras de funcionamento e políticas da sua empresa.
  • Banners ilustrativos e promocionais: crie promoções e selecione seus produtos principais para se destacarem em seu site.
  • Capriche nas fotos: sempre escolha imagens de boa qualidade que representem de forma fidedigna seu produto e/ou serviço.
  • Contato: coloque em destaque as informações de contato do seu negócio e, se possível, o link direto para atendimento.

Se precisar de ajuda, procure o Sebrae!

Apresentamos aqui algumas dicas iniciais para entender como funciona a elaboração de uma loja virtual. Mas é possível ampliar seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer o seu negócio decolar.

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