Aprenda a criar uma estratégia de marketing digital

25/10/2022 | Marketing Digital

Muitas pessoas acreditam que a estratégia de marketing digital se restringe a criar e alimentar as redes sociais de uma empresa. Mas a história não é bem assim!

Para vender no mercado atual, é essencial dominar a arte de criar conteúdos que atraiam o público e, ao mesmo tempo, gerem conexão verdadeira com seus consumidores. Definir potenciais clientes, desenvolver habilidades para interagir com os compradores e determinar como sua marca será encontrada na Internet são algumas das atividades importantes para o desenvolvimento de um plano de marketing digital eficiente.

Aprender a utilizar cada uma das ferramentas do marketing digital pode ser o seu diferencial competitivo e definir o futuro do seu negócio. Com o avanço da Internet, principalmente com o isolamento imposto pela pandemia, os empreendimentos tiveram que se adaptar também à mudança do comportamento de consumo. O comércio à distância teve um enorme crescimento a partir de 2020 e continua com estimativa de expansão de cerca de 20% ao ano até 2026.

Hoje, seu negócio precisa ter uma forte presença on-line e o curso de Marketing Digital para sua empresa: primeiros passos pode te ajudar a criar o seu planejamento e te auxiliar com as técnicas necessárias para melhorar a performance da sua marca.

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Por que investir em marketing de conteúdo!

 O Marketing de Conteúdo é uma das ações mais eficazes da estratégia on-line. O Inbound Marketing, como também é conhecido, é um dos recursos com o melhor custo benefício da comunicação digital.

O processo de criar, publicar e promover materiais personalizados, ajuda a atrair os consumidores e conduzi-los a realizar determinadas ações.

Desenvolver publicações sobre temas específicos, que tenham sinergia com os interesses do seu público alvo, pode ser a chave para conquistar e reter seus clientes.

Mas atenção, não se trata de um assunto qualquer! Essa ferramenta que busca fidelizar o consumidor, precisa oferecer informações relevantes, educativas e também fazer sentido para seus potenciais compradores.

Visando uma aproximação orgânica do seu negócio, o conteúdo busca sanar as dúvidas, objeções, reclamações e sugestões dos clientes de forma consistente e sem intenção comercial direta.

Com objetivo central de formar um público fiel e de qualidade, por meio da entrega dessas informações, é possível atingir alguns objetivos importantes de uma empresa:

  • Consciência de marca.
  • Conversão de clientes.
  • Serviços ao cliente.
  • Fidelização e retenção dos clientes.
  • Geração de defensores da marca.

No entanto, esta estratégia só trará resultados para a sua marca, se for realizado um planejamento prévio consistente. Ele deve conter os temas relevantes para seus clientes, datas comemorativas que sejam coerentes com seu público, formatos adequados das publicações, cronograma e análise das métricas.

Planejar é chave do sucesso!

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo deve ser baseada em planejamento. Os objetivos devem ser claros e o material publicado bem estruturado.

Uma das principais falhas das empresas em redes sociais, por exemplo, é falar exclusivamente do negócio, produto e promoções que a marca realiza. Isso pode ser entendido como um tipo de panfletagem digital e pode afastar um potencial cliente.

A comunicação deve ser efetiva, próxima e pessoal do seu público, por isso, na hora de estruturar os temas, vale a pena pensar se a conversa soluciona o “problema” ou “dor” do seu cliente.

Existem três passos que ajudam a estruturar a estratégia de marketing digital do seu negócio:

  1. Definir o objetivo da comunicação on-line.
  2. Definir as personas e público alvo.
  3. Planejar e construir os conteúdos de acordo com pesquisas prévias de temas.

Uma boa maneira de se manter ativo e relevante nos canais digitais é planejando mensalmente suas publicações. Para ir além e conhecer mais ferramentas para criação de material relevante, acesse o curso gratuito do Sebrae Marketing Digital para sua empresa: Primeiros Passos.

O conteúdo relevante pode gerar outros negócios

O Inbound Marketing busca associar o conteúdo produzido ao funil de venda, com o objetivo de atrair e converter o público, por meio de textos, infográficos, vídeos e posts informativos. Ele ajuda a captar os clientes em diferentes momentos da sua jornada de compra, fazendo-o avançar para as outras etapas.

E falando em jornada de compra, vamos entender um pouco sobre o seu processo e como o Inbound Marketing pode atuar em cada fase, gerando conexão e conversão:

  • Atração: Com o objetivo de atrair os visitantes por meio de conteúdos relevantes, essa primeira etapa pode utilizar anúncios pagos e SEO para posicionar seu site nas primeiras páginas do Google.
  • Conversão: Nessa fase, a intenção é transformar os visitantes em oportunidades reais de venda ou em um lead (possível cliente). O objetivo é induzir o usuário a fornecer dados em troca de algum benefício ou recompensa.
  • Relacionamento:Como alguns clientes em potencial podem estar dispersos, esse é o momento de identificar os estágios do lead e fazê-los avançar na jornada ou processo de compra.
  • Venda: Nessa fase, todas as dúvidas e problemas do lead já foram solucionadoÉ hora de avaliar quem está no estágio de compra para fechar a venda do seu produto ou serviço.
  • Encantamento: Engana-se quem imagina que a jornada do cliente se encerra com a compra! Agora é o momento de estimular o lead a se tornar um divulgador da marca, indicando e promovendo seu negócio.

Trabalhe cada uma das etapas da jornada de compra

Imagine a forma de um funil. O grande público se encontra no topo e a medida que as etapas são percorridas, o lead (potencial cliente) vai se qualificando para chegar à efetivação da compra, que ocorre geralmente no meio ou fundo do funil. E cada etapa tem sua importância no processo de decisão do seu futuro consumidor.

A maior parte da produção do conteúdo deve estar voltada para o topo do funil. Calcula-se que essa porcentagem equivale a 80% da elaboração das informações que serão divulgadas. Aqui, o público ainda está descobrindo como solucionar seu problema e não é hora de divulgar seu serviço ou produto.

Chega então o momento de produzir conteúdos mais específicos para o meio e fundo do funil. Os 20% restantes desse material serão direcionados para converter e relacionar com os leads. Neste ponto, o cliente já se interessou pelo assunto e é a hora de estreitar a relação. Vale investir em materiais mais elaborados e ricos!

E finalmente chega a última etapa, que representa o fundo do funil, na qual acontecem a venda efetiva e o encantamento. Essa é a fase que o lead se torna cliente.

Se até aqui falamos sobre o Inbound, que tem uma estratégia indireta para converter e atrair consumidores e apresentar a marca, o Outbound Marketing é uma forma mais direta de oferecer seus produtos e serviços ao potencial cliente, numa prospecção ativa.

Esse é o marketing tradicional, seja digital ou offline! Com esse método, as marcas utilizam recursos como propagandas, emails ou pop-ups, comunicando de forma objetiva suas vendas. Essa é uma estratégia utilizada em momentos em que se busca divulgar ou agir a curto prazo.

Outbound ou Inbound Marketing? Qual escolher?

Se você está em dúvida entre as duas modalidades, saiba que é possível aplicá-las de forma complementar e em diferentes momentos.

Algumas perguntas são necessárias para compreender qual estratégia adotar. Quero divulgar um produto ou serviço a curto prazo? Posso investir financeiramente em propaganda? Desejo impactar o público sem interação?

Se a maioria das respostas foi sim, isso quer dizer que pode ser o momento de adotar o Outbound marketing em seu negócio.

O marketing digital possibilita diversas formas de atuação e o conhecimento sobre o tema vai orientar a escolher quais as melhores alternativas para a sua empresa.

Apresentamos algumas dicas iniciais para compreender o Marketing Digital e seus conceitos para dar os primeiros passos na divulgação do seu negócio. Mas é possível ampliar seu conhecimento sobre o tema. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Se atualizar e capacitar constantemente é uma maneira de facilitar o processo de empreender. No portal do Sebrae você encontra informações sobre cada um dos tópicos citados acima, além de muitos conteúdos especializados sobre diversos temas de gestão.

Se precisar de ajuda, acesse os nossos canais de atendimento e descubra outras dicas úteis para fazer o seu negócio decolar.

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