Portfólio de Produtos

Direto ao Ponto
Tema: Estratégia e Gestão
Carga Horária: 16 horas
Modalidade: On-line ao vivo
Investimento: R$ 1.897,00

Geoprocessamento Estratégico para Empreendedores

O processo de decisão do ponto comercial é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Pensando nisso, o Sebrae Minas desenvolveu o curso “Direto ao Ponto” com o objetivo de auxiliar os empreendedores nessa etapa tão crucial, utilizando tecnologia de geoprocessamento.

Descrição:

Geoprocessamento Estratégico para Empreendedores

O curso “Direto ao Ponto” oferecido pelo Sebrae Minas é uma ferramenta indispensável para empreendedores que desejam fazer uma escolha embasada e estratégica do ponto comercial. Com o uso da tecnologia de geoprocessamento, o curso disponibiliza informações precisas e relevantes sobre cada localização, facilitando a tomada de decisão.

O geoprocessamento é uma tecnologia que utiliza dados geográficos para análise e tomada de decisões. No contexto do curso “Direto ao Ponto”, ele é aplicado para oferecer uma visão ampla e detalhada das características de cada ponto comercial. Isso inclui informações como fluxo de pessoas, perfil socioeconômico da região, concorrência local e potencial de crescimento.

Para quem é?

Como o objetivo é apontar atratividade de pontos comerciais, o público desta solução é composto por micro e pequenos negócios de varejo, sejam de comércio ou serviços, que tenham a localização como um fator crítico de sucesso. Os problemas mais comuns podem ser relacionados à dificulade em analisar área de atendimento de serviços de delivery, proximidade a polos geradores de viagem, padrões de fluxo de potenciais consumidores, potencial de consumo de população residente em área de cobertura e escolha de imóveis.

Para quem não é?

Não é direcionada para negócios do setor industrial, produtores rurais ou aqueles nos quais a localização intraurbana não constitui fator relevante (como e-commerce destinado a enviar produtos para todo o país).

Programa Resumido

Fase 1, chamada de Briefing, será realizada uma reunião online com duração de duas horas. Após a reunião, o consultor terá mais duas horas para compreender o negócio e sintetizar a parte introdutória do relatório final.

Fase 2, denominada Área de Estudo, o consultor terá três horas para identificar os drivers em nível nacional, estadual e municipal. Em seguida, ele deverá selecionar e priorizar as cinco principais áreas. Será feito um levantamento das variáveis sociodemográficas, empresariais e do potencial de consumo, que servirão como base para justificar a escolha e preencher o template. Após essa etapa, será realizada uma reunião online de duas horas para apresentar e priorizar três das cinco áreas selecionadas, que serão visitadas em busca de um ponto comercial disponível.

Fase 3, chamada de Ponto de Estudo, o consultor terá três horas para preencher a planilha de avaliação dos pontos de estudo e fazer o levantamento das variáveis. Em seguida, será necessário analisar e preencher o template padrão, a fim de obter um conhecimento abrangente de 360° sobre o ponto comercial. Serão considerados os dados do território, a visita do empreendedor (ambiente), a concorrência, os polos geradores de tráfego, entre outros aspectos.

O que o Participante vai aprender?​​​​​​​​​​​​​​

Noção das dimensões sociais, econômicas e ambientais do ponto comercial que servirão de base para compará-las entre os pontos comerciais de forma a contribuir para o processo decisório.

Benefícios adicionais​​​​​​​

Os benefícios adicionais desse programa incluem o uso de dados do cliente, tornando o processo personalizado. Com isso, a escolha de um ponto comercial deixa de ser baseada apenas em intuição e passa a ser uma decisão racional, embasada em informações concretas. Isso aumenta a eficiência e a precisão na seleção do local ideal para o negócio, reduzindo os riscos e aumentando as chances de sucesso.

Dúvidas Frequentes

Eu tenho uma ideia mas ainda não criei um plano de negócios, a consultoria pode me ajudar? Como esta consultoria tem o objetivo de apoiar sua busca pelo ponto comercial mais atrativo para o seu negócio recomendamos que antes seja criado e revisado um plano de negócios. É fundamental que seu plano seja claro e permita analisar aspectos específicos que podem tornar seu sonho mais rentável ou inviável. Não basta selecionar o melhor ponto comercial disponível se o seu negócio não tem fluxo de caixa suficiente para arcar com os custos, por exemplo.

Tenho um plano de negócios validado mas não sei onde começar a procurar o ponto na minha cidade, o Sebrae pode me ajudar?  Com certeza, depois de um papo inicial vamos analisar mais de 300 variáveis sobre sua cidade e as melhores áreas para ajudar você nesta busca. Com o apoio técnico certo vai ser moleza organizar uma lista do ponto comercial mais atrativo ao menos atrativo!

Tenho um negócio em funcionamento mas será que poderia ser melhor no ponto certo? Não existe resposta fácil no empreendedorismo não é mesmo? Mas sem dúvidas podemos ajudar, analisando com cuidado as regiões de sua cidade poderemos comparar seus clientes e o mercado para entender as alternativas!

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