GRI > SEBRAE ONE
572

DEMANDAS ATENDIDAS VIA CENTRAL DE COMPRAS

95%

ÍNDICE DE IMPLANTAÇÃO DO SEBRAE ONE

90%

DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO DE CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES

O Sebrae One, criado em 2015, é um conjunto de inciativas destinadas a simplificar e integrar processos do Sebrae Minas – e é também uma mudança de paradigmas nas formas de agir e de planejar da entidade, enfatizando a integração entre as unidades para gerar mais valor e melhores resultados para os clientes e para toda a sociedade. Com ações de otimização de processos, padronização de gestão, digitalização de documentos e desburocratização em geral, o Sebrae One contribui de modo decisivo para a consolidação do atributo “Processos: simplifica, Sebrae!” da Nossa Causa.

Nesse sentido, foi lançado, em 2018, um Edital de Credenciamento de Empresas Prestadoras de Palestras, com o objetivo de selecionar profissionais qualificados para o atendimento. Também houve progressos no emprego da Central de Compras, com a incorporação das contratações de soluções não catalogadas pela Unidade de Gestão de Contratações – concentrando a aquisição de bens e serviços, simplificando o processo e reduzindo custos. Um total de 572 demandas foram atendidas nesse contexto, um valor equivalente a cerca de 30% das compras do Sebrae Minas em 2018.

Na gestão de convênios, entre as iniciativas realizadas destacaram-se a revisão anual do normativo de convênios, a realização de capacitações dos gestores e uma agenda de reuniões de alinhamento junto aos parceiros. Além disso, foram realizadas capacitações para os gestores de contratos, ministradas pela Unidade de Gestão de Contratações em parceria com a Unidade Jurídica, com cerca de 100 participantes. Nessas capacitações foram abordados os processos de contratação, gestão e fiscalização dos contratos.

O Índice de Implantação do Sebrae One, em 2018, foi de 95%, sendo 90% do Projeto de Contratação de Soluções e 99% do Projeto da Central de Notas. Isso demonstra a evolução da implantação do programa, se comparado com o resultado do índice em 2017, que atingiu 90%.

Os principais resultados estão relacionados ao aumento da capacidade de atendimento das regionais – mais tempo de dedicação ao cliente e desenvolvimento do território; maior otimização de esforços e recursos (foco no que é relevante), mais simplicidade e agilidade na contratação e venda de produto, redução de retrabalhos, maior eficiência operacional e transparência.

AVANÇOS EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)


Para apoiar o processo de transformação digital nos processos do Sebrae Minas, foi criado um Grupo de Transformação Ágil (GTA) que atua na solução das pendências não tecnológicas (legais, de estrutura, de processos, de soluções), por meio da interlocução com as diversas áreas envolvidas. Ainda em 2018, uma nova estrutura de tecnologia da informação (TI) foi apresentada ao Comitê Diretor de Tecnologia da Informação, com a adoção de um modelo bimodal de atuação: uma frente de sustentação da operação, cuidando dos sistemas já em uso, e outra voltada à inovação.

A gestão do fornecimento de softwares e serviços de TI mudou, com mais ênfase na terceirização da área (outsourcing). Isso incluiu o início do uso da plataforma Fluig, que permite integração de diferentes sistemas e softwares e um avanço na automatização de processos. Em relação à segurança da informação, foram realizados investimentos para adequação dos sistemas às exigências do Marco Civil da Internet (incluindo o acesso à rede wi-fi da sede). Outros avanços incluíram a revisão de contratos de serviços, como o de telefonia móvel, que permitiram uma redução de custos em telecomunicação; e o avanço no uso de videoconferências para reuniões, o que reduziu o número de deslocamentos dos funcionários.

A área de tecnologia também trabalhou em conjunto com o Comitê da Revolução do Atendimento em 2018, viabilizando a oferta de soluções inovadoras em conteúdos informativos, capacitações e processos de atendimento aos clientes. Leia mais na seção Revolução do Atendimento.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PRIVACIDADE DOS CLIENTES

[ GRI 103 | 418 ]


O Sebrae Minas mantém uma Política de Segurança da Tecnologia da Informação (PSTI), sobre a qual todos os colaboradores e terceiros precisam tomar ciência e assinar um termo de compromisso. O documento determina um código de conduta, padrões e recomendações sobre o tema da segurança da informação, com base nas melhores práticas de mercado e normas ISO. Em 2019, as exigências da nova Lei Geral de Proteção de Dados estão sendo estudadas, para que as devidas atualizações nos processos internos sejam implementadas até o prazo determinado por lei, em 2020.



Não houve qualquer incidente de vazamento de dados ou quebra de privacidade de clientes em 2018, nem queixas comprovadas, relativas a esses temas, por parte de clientes, agentes reguladores ou organizações externas. Não houve incidentes de segurança da informação reportados pelos colaboradores, clientes ou terceiros. Durante o ano, uma campanha informativa sobre o tema foi realizada, de forma a aumentar o nível de conscientização dos usuários e gestores dos recursos de TI.

[ GRI 418-1 ]

GESTÃO
DE FORNECEDORES
[ GRI 102-9, 103 | 204 ]

O Sebrae Minas realizou, em 2018, nove encontros do programa 5ª do Fornecedor, nos quais são disseminadas informações sobre processos de contratação e sobre a capacitação de empresas que desejam fornecer serviços e produtos à instituição. Um total de 594 participantes compareceu aos encontros presenciais, representando 404 empresas.

5ª DO FORNECEDOR EM 2018


594

PARTICIPANTES

404

EMPRESAS

Prosseguiu também o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) que, em 2018, contou com a participação de 12 fornecedores, selecionados de acordo com a relevância de seus contratos com o Sebrae Minas. Dentro do PDF, discutem-se ações para elevar a qualidade de entrega do serviço dos fornecedores e melhorias na gestão interna dos contratos. Encontros periódicos buscam estreitar o relacionamento entre a instituição e os participantes do Programa. A evolução dos fornecedores incluídos no PDF é mensurado por indicadores quantitativos; em 2018, o percentual médio de melhoria de desempenho foi de 99%, comprovando a eficácia das ações implementadas.

As contratações obedecem às normas do Regulamento de Licitações e de Contratos do Sistema Sebrae, com o compromisso de selecionar a proposta mais vantajosa para a instituição, assegurando a ampla competitividade, publicidade das contratações e demais princípios correlatos. Todas as compras com valores superiores a R$ 44 mil exigem a realização de um procedimento licitatório, que inclui um Instrumento Convocatório de Licitação. Nas contratações com valores de até R$ 44 mil, o Sebrae Minas prioriza fornecedores instalados nos municípios-sede de suas regionais, para incentivar o desenvolvimento local.

O processo qualitativo e seletivo é baseado em critérios de qualidade técnica e economicidade da contratação, regularidade fiscal e qualificação econômico-financeira da empresa em questão. As licitações incluem cláusulas que abordam critérios sociais, econômicos e ambientais, com a observação das legislações de segurança do trabalho, requisitos de redução de impactos ambientais, o repúdio ao trabalho escravo e infantil e/ou análogo ao escravo.

A seleção de fornecedores locais depende de fatores como: análise do espectro territorial da prestação de serviços, qualidade, tempestividade na entrega, padronização/uniformidade de execução dos serviços, questões relacionadas à logística da operação e custos administrativos. Ainda, com o intuito de promover a inclusão econômica na seleção, as licitações preveem tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte.

PROPORÇÃO DE GASTOS
COM FORNECEDORES LOCAIS
[ GRI 204-1 ]


PROPORÇÃO DE GASTOS COM FORNECEDORES
LOCAIS EM UNIDADES OPERACIONAIS IMPORTANTES
2017 2018 2018
REGIONAL CENTRO E SEDE 85% 66% 61%
REGIONAL JEQUITINHONHA E MUCURI 36% 78% 68%
REGIONAL CENTRO-OESTE E SUDOESTE - 49% 72%
REGIONAL NOROESTE 14% 73% 69%
REGIONAL NORTE 80% 80% 76%
REGIONAL RIO DOCE E VALE DO AÇO 50% 84% 85%
REGIONAL SUL 83% 99% 97%
REGIONAL TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA 43% 80% 78%
REGIONAL ZONA DA MATA 60% 89% 90%
SEBRAE MINAS - CONSULTORES CREDENCIADOS 99% 99% 98%

*Local: nos casos de contratação de serviços e aquisição de produtos, a empresa fornecedora é considerada como local, se o município da sede da empresa pertence à área de responsabilidade da regional do Sebrae Minas demandante daquela contratação. No caso de consultores credenciados, a empresa fornecedora é considerada como local, se o município da sede pertence ao estado de Minas Gerais.

AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE FORNECEDORES
[ GRI 103 | 308, 103 | 414 ]


Quando aplicável, o Sebrae Minas exige dos fornecedores a comprovação de certificação ambiental dos produtos e materiais fornecidos, além de exigir requisitos técnicos específicos em relação a impactos ambientais. Alguns exemplos incluem a exigência da certificação do Forest Stewardship Council (FSC) para fornecedores de papel, serviços gráficos, material de escritório e móveis de madeira; exigência de apresentação de alvará de Autorização Sanitária das empresas fornecedoras de lanches; e a verificação da licença ambiental das empresas de desinsetização. Outras exigências aplicáveis estão descritas na seção Responsabilidade socioambiental.

PORCENTAGEM DE NOVOS FORNECEDORES SELECIONADOS COM BASE EM CRITÉRIOS AMBIENTAIS[ GRI 308-1 ]


NOVOS FORNECEDORES SELECIONADOS COM BASE EM CRITÉRIOS AMBIENTAIS 2016 2017 2018
TOTAL DE NOVOS FORNECEDORES QUE FORAM CONSIDERADOS PARA CONTRATAÇÃO 366 409 385
TOTAL DE NOVOS FORNECEDORES CONTRATADOS COM BASE EM CRITÉRIOS AMBIENTAIS 26 70 68
PERCENTUAL DE NOVOS FORNECEDORES CONTRATADOS COM BASE EM CRITÉRIOS AMBIENTAIS (%) 7,10% 17,11% 17,66%

1 Para este indicador não foram considerados os contratos credenciamento de consultores, pois não há requisitos de impacto ambiental para esse tipo de serviço.

A avaliação dos fornecedores também inclui a comprovação do cumprimento de exigências legais e sociais. A diligência quanto aos impactos sociais da cadeia de suprimentos inicia-se na elaboração do Instrumento Convocatório e dos contratos, com a inclusão de cláusulas sobre a observação da legislação de segurança do trabalho, o repúdio ao trabalho infantil e/ou análogo ao escravo, anticorrupção e redução de impactos ambientais. É expressamente vetado o emprego de menores de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, e de qualquer trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendizes. Também é proibido aos fornecedores possuírem, em seu capital social ou no quadro diretivo, dirigentes ou empregados do Sebrae Minas (ou ex-dirigentes e ex-empregados que tenham se desligado da entidade há menos de 18 meses).

A metodologia do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores inclui a mensuração do atendimento a essas cláusulas. Dos 12 fornecedores avaliados em 2018 (dois a mais do que em 2017), nenhum foi identificado como gerador de impactos sociais negativos significativos, reais e potenciais em sua cadeia. No ano de 2018, todos os fornecedores atingiram a pontuação final acima do índice de satisfação definido pelo Sebrae Nacional. [ GRI 414-2 ]

PORCENTAGEM DE NOVOS FORNECEDORES SELECIONADOS COM BASE EM CRITÉRIOS SOCIAIS[ GRI 414-1 ]


NOVOS FORNECEDORES SELECIONADOS COM BASE EM CRITÉRIOS SOCIAIS 2016 2017 2018
TOTAL DE NOVOS FORNECEDORES QUE FORAM CONSIDERADOS PARA CONTRATAÇÃO 792 1.442 692
TOTAL DE NOVOS FORNECEDORES CONTRATADOS COM BASE EM CRITÉRIOS SOCIAIS 791 1.442 692
PERCENTUAL DE NOVOS FORNECEDORES CONTRATADOS COM BASE EM CRITÉRIOS SOCIAIS (%) 99,87% 100% 100%

1 Para o indicador, os contratos de consultores credenciados foram somados ao total de novas contratações. Dessa forma, entende-se a importância da observação dos tópicos sociais também, para esse tipo de fornecedor.

PERCENTUAL DE NOVOS FORNECEDORES CONTRATADOS SEGUINDO CRITÉRIOS SOCIAIS E AMBIENTAIS


ANO 2017 2018
CRITÉRIOS SOCIAIS 100% 100%
CRITÉRIOS AMBIENTAIS 17,11% 17,66%